quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Entidades organizam curso de libras em Parobé; inscrições estão abertas

O quanto você valoriza conseguir se comunicar com as pessoas a sua volta? Para algumas pessoas, realizar atividades comuns do dia a dia, como fazer compras, solicitar um serviço bancário ou pedir atendimento médico exigem esforço redobrado. É o caso dos deficientes auditivos.
Buscando facilitar a comunicação e promover a inclusão dessa parcela da população, a Comunidade Surda de Parobé e a Associação dos Deficientes Físicos de Parobé (Apodeff), com apoio da Contex Brasil, estão promovendo um Curso Básico de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
As aulas serão realizadas de 5 de outubro a 9 de novembro, das 8h às 12h, na sede da Contex Brasil, em Parobé. Elas serão ministradas pela professora e intérprete da Furg, polo de Santo Antônio da Patrulha, atual vice-presidente da Associação Gaúcha de Intérpretes (Agils), professora Alini Mariot. Serão cinco encontros, totalizando 20 horas, com conteúdos essenciais para a compreensão básica e informações de legislação. O investimento é de R$ 50 por aluno.
Para a intérprete voluntária membro da Comunidade Surda de Parobé, Miriam Freitas, a iniciativa é essencial para permitir que as pessoas com deficiência auditiva possam ser melhor atendidas.
— Nossa principal dificuldade é a comunicação. Lutamos por pessoas capacitadas nos serviços básicos e o curso vai contribuir com isso. Como associação, acompanhamos surdos em ocorrência em delegacia, em entrevista de empregos. Sonhamos em tornar nossa sociedade mais inclusiva e o curso vem ajudar nesse sentido — declarará.
Além dela, a Comunidade conta ainda com mais uma intérprete voluntária, Franciele Venske.
Para fazer o curso é necessário ter no mínimo 16 anos e ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio. Mais informações podem ser obtidas diretamente com os organizadores através do telefone (51) 99668-7625.

Nenhum comentário: