terça-feira, 26 de julho de 2016

Vacina contra dengue já pode ser comercializada no Brasil

Em 2016, até 11 de junho, mais de 1,3 milhão de pessoas tiveram dengue em todo o país. Foto: Reprodução/Google

Após sete meses registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina contra a dengue já pode ser comercializada no Brasil. O Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) determinou que o preço da Dengvaxia, como é chamada a vacina da Sanofi Pasteur, vai variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, dependendo do ICMS adotado em cada estado.
O valor estipulado é o que será pago ao fabricante por clínicas, hospitais e distribuidores e deve ser bem diferente do que será cobrado do consumidor final. "Os valores para um mercado privado não refletem o que vai ser praticado. As clínicas tem taxa de aplicação, tem tributação da clínica, tem que pagar sua estrutura. Esse preço é muito longe do que o mercado vai trabalhar para o consumidor final. Esse é o preço de fábrica que a Sanofi vai colocar no comércio", explicou Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
De acordo com o infectologista, o produto é um avanço, considerando que o Brasil vivencia há muitos anos um grande problema de saúde pública devido ao vírus da dengue. Em 2016, até 11 de junho, mais de 1,3 milhão de pessoas tiveram dengue em todo o país e 318 pessoas morreram em decorrência da infecção pelo vírus.
Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur e registrada no Brasil desde dezembro de 2015, a Dengvaxia é a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo e só precisava da determinação do valor de fábrica para poder ser vendida. Segundo a Anvisa, a demora ocorreu devido ao ineditismo do produto, já que normalmente a estipulação de preços leva em conta outros produtos semelhantes no mercado.
O imunizante é indicado para pessoas entre 9 e 45 anos, deve ser aplicado em três doses com intervalo de seis meses entre elas. O fabricante garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue. Segundo os estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano.
Para Kfouri, a eficácia da vacina é satisfatória e segue o padrão de vacina como a contra varicela e contra o rotavírus, que evitam completamente cerca de 60% dos casos das doenças, mas tem um impacto maior na redução de casos graves, que poderiam levar a hospitalizações e à morte.
SUS
Apesar de poder ser comercializada em todo o Brasil, ainda não há determinação sobre se a Dengvaxia será utilizada na rede pública. Para isso, o Ministério da Saúde deve fazer estudos sobre o custo/benefício da compra e distribuição do produto e de qual seria a estratégia de aplicação para ter impacto em termos de saúde pública.
Para Renato Kfouri, a decisão do Ministério da Saúde de não adotar imediatamente a vacina é adequada, já que um programa nacional de imunização requer uma visão ampla de como a doença se comporta e de quais seriam as estratégias de aplicação.
"A vacina tem eficácia de cerca de 60% contra os quatro tipos de dengue, mas em termos de saúde pública, para conseguir atingir esses números, quantas pessoas teríamos que vacinar? Todas de nove a quarenta e cinco? Crianças entre nove e dez anos? Adultos? Quem devo vacinar? Que quantidade de vacinas tenho a oferecer? Quantas seriam necessárias para um bom impacto? Com quantos indivíduos vacinados terei impacto?", questionou o especialista.
Ele ressalta ainda que as estratégias de vacinação em adultos costumam ser bem menos eficazes do que as que têm como público alvo as crianças, já que a adesão é frequentemetne menor.
Desta forma, como uma ação individual, de quem pode pagar, a vacina é uma boa estratégia de prevenção, porém, para a introdução em um programa de imunizações são necessários estudos mais aprofundados. "Em nível de saúde individual, em clínica privada, é um ganho enorme, revoluciona, mas a posição do Ministério da Saúde foi cautelosa e adequada", pontuou Kfouri.


Fonte: Divulgação/ABr

XX Expofeira de Produtos Coloniais atrai milhares de pessoas em Três Coroas

O tempo bom do último final de semana contribui para que aproximadamente 25 mil pessoas visitassem a XX Expofeira de Produtos Coloniais, em Três Coroas. O evento, criado para celebrar o Dia do Colono, contou com 50 expositores e uma grande variedade de produtos agrícolas fresquinhos.
“É uma satisfação realizar esse evento familiar, que cada vez mais se moderniza e que tem um reconhecimento regional. Parabéns aos nossos agricultores por persistirem mesmo com esse inverno rigoroso”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudiomiro Forti.
Nos dois dias foi comercializada uma grande variedade de frutas, legumes, verduras, embutidos e outros itens produzidos por agricultores do município. Teve café colonial, almoço típico, sopa de capeletti, shows musicais, carreata de tratores e carretinhas agrícolas, exposição e comercialização de animais, artesanato, máquinas e implementos agrícolas.
Durante o evento, também foi entregue uma escultura de concreto que reproduz a imagem de um agricultor com uma enxada. Ela foi colocada provisoriamente em frente ao Centro de Cultura Remitto René Haack.
A Expofeira foi uma realização da Prefeitura de Três Coroas, através Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Salas de vacina em Parobé com horário especial

Nessa quinta-feira (28 de julho), as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde funcionarão somente até às 14h30. A partir desse horário, os vacinadores receberão treinamento para atualização do calendário de vacinas de 2016. O atendimento volta ao normal na sexta-feira (29).

Aposentados e pensionistas da prefeitura de Taquara devem fazer atestado de vida

Aposentados e pensionistas da Prefeitura Municipal de Taquara que ainda não fizeram o seu atestado de vida devem comparecer, com urgência, ao setor de Departamento Pessoal, localizado no prédio da Prefeitura, na rua Tristão Monteiro 1278, sob pena de terem seus pagamentos, referente ao mês de julho, suspensos. Aqueles que já assinaram seus atestados, estão dispensados do comparecimento pois já cumpriram com o determinado em lei. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-9200, ramal 221.

Comunidade vai às ruas participar do desfile da 51ª Festa dos Motoristas de Taquara

Aproveitando o tempo agradável do último domingo (24), depois de uma semana de frio intenso, a comunidade foi às ruas paraassistir e participar do desfile da 51ª Festa dos Motoristas de Taquara.O evento, que anualmente é celebrado em homenagem ao São Cristóvão – padroeiro dos motoristas e viajantes, foi organizado pela Associação dos Motoristas da Encosta Inferior do Nordeste, iniciando às 6h, com a tradicional alvorada festiva.Às 9h30min, os taquarenses se reuniram na Capelinha de São Cristóvão, localizada às margens da Avenida Sebastião Amoretti, para participar do culto ecumênico – que foi celebrado pelo padre Sérgio Simon e pelo pastor Valmor Haag, e também conhecer os festeiros da edição de 2017.

Logo depois, centenas de veículos receberam a benção do padre Sérgio e saíram em procissão motorizada pela Avenida Sebastião Amoretti – seguindo até a Associação dos Motoristas. Além do almoço servido aos participantes, a programação da festa contou ainda com a apresentação das bandas Passarela, Brilha Som e Baila Baila.

Região do Vale do Paranhana tem 139 mil eleitores


Foram divulgados pela Justiça Eleitoral, na semana passada, dados relacionados ao número de eleitores. São 139 mil pessoas aptas a votar. Segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a movimentação dos eleitores foi baixa de outubro de 2012 até junho deste ano.
Na votação passada, a região teve 138,990 eleitores, enquanto agora são 139,433, crescimento de 0,31%.

sábado, 16 de julho de 2016

Cientec promove curso para químicos e estudantes


A Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) promove, com apoio da Finep, um minicurso, gratuitamente para químicos e estudantes sobre Espectrometria de Emissão Atômica com Plasma por Micro-ondas. Programado para os próximos dias 27, 28 e 29, o curso será ministrado no Auditório da Cientec (Rua Washington Luiz, 675), no horário das 15h às 17h, somando uma carga horária seis horas.
Ministrado pela pesquisadora da Cientec, a química Vera Maria da Costa Dias, o curso aborda o seguinte conteúdo:
- Considerações históricas;
- Princípio e objetivo da técnica;
- Aspectos construtivos e funcionamento do espectrômetro;
- Desempenho da técnica em relação às técnicas tradicionais de espectrometria atômica;
- Aplicações;
- Trabalhos publicados;
- Aplicações em desenvolvimento na Cientec;
- Operação do espectrômetro, com demonstração em laboratório. 

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail:  veradias@cientec.gov.br , será fornecido comprovante de participação.

Igrejinha inaugura revitalização da Orla do Rio Paranhana

O Município de Igrejinha inaugurou na última sexta-feira a Revitalização da Orla do Rio Paranhana. O novo espaço de lazer, conta com 10 deck's de madeira, recuperação do passeio público, com blocos de concreto, e a construção de ciclovia no trecho da Avenida Presidente Castelo Branco até o entroncamento com a Avenida Ildo Meneghetti, preservando a maior parte da vegetação existente no local.
A obra foi construída com recursos próprios do município e recursos federais provenientes de emenda parlamentar do Deputado Renato Molling, através do Ministério do Turismo.
Além de toda a infraestrutura do local, a comunidade pode desfrutar da orla do Rio Paranhana, também à noite, devido à iluminação diferenciada, garantindo mais segurança para os usuários.
O Espaço recebeu o nome de Orla Armindo Gabriel Raymundo, em homenagem a um destacado comerciante igrejinhense. Já a ciclovia, que tem 2600m de extensão, foi batizada de Gervásio Elias Schwarz, um dos fundadores da ASSICI – Associação Igrejinhense de Ciclismo.

Após a cerimônia de inauguração o grande público presente ouviu as apresentações do Coral Municipal e da Banda Municipal, além de assistir a queima de fogos.

Rodoviária de Taquara tem 30 dias para desocupar local

Em decisão divulgada na terça-feira, Justiça deu 30 dias para a concessionária do terminal desocupar o imóvel voluntariamente. Caso contrário, haverá o despejo compulsório e Taquara poderá ficar sem rodoviária. A decisão foi tomada em ação de despejo movida pela empresa proprietária do imóvel. Esta ação existe desde o ano de 2014. O prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, informou que a administração municipal está tentando alguma medida jurídica para evitar o despejo da rodoviária
.

Câmara de Riozinho aprova cassação de parlamentares

Dia 14 de julho, por seis votos a três, a Câmara de Vereadores de Riozinho aprovou a cassação de três vereadores. Perderam o mandato os vereadores Fernanda Bampi, Osmar José Sartori e Osmar Port. O motivo é a mudança de partido. Fernanda e Osmar Port deixaram o PT e se filiaram ao PTB. Já Osmar Sartori saiu do PSD e se filiou ao PDT. O advogado dos três vereadores cassados, Júlio Cesar, disse que a decisão foi ilegal, injusta e abusiva. Ele anunciou recurso para reaver os mandatos
.

Zona Azul de Parobé terá novas medidas nas multas


Parobé - A popular Zona Azul que desde fevereiro começou a fazer parte da paisagem das ruas mais movimentadas do município de Parobé, seja pelos cordões pintados ou pelo uniforme dos agentes de trânsito do estacionamento rotativo, já completa um semestre de atividades.
A medida foi tomada pela Prefeitura de Parobé buscando oferecer mais opções de estacionamento aos motoristas em áreas em que há dificuldade de vagas para estacionar e assim permitir maior rotatividade na zona central da cidade.
As 538 vagas estão distribuídas nas ruas João Mosmann, Dr. Legendre, Odorico Mosmann, Fernando Saft, Vera Cruz, Adaviano Linden; João Correa e Lothario Raymundo, sendo destinadas 15 vagas para pessoas com deficiência e 37 para idosos.
"A comunidade ainda está se adequando ao sistema, já foram feitas algumas alterações exigidas pelos usuários como, por exemplo, os 10 minutos de tolerância, que antes não eram dados para quem colocava credito no carro, agora são fornecidos. Nós tivemos uma boa resposta da comunidade, cerca de 80% aceita bem o sistema de estacionamento rotativo", destaca o secretário Municipal de Segurança, Cidadania e Mobilidade Urbana de Parobé, Luiz Carlos Machado.
A manutenção do estacionamento rotativo é feita pela empresa BR Parking Estacionamentos, que foi a vencedora do edital de licitação e fez a instalação das placas de sinalização e realizou a pintura dos espaços. A empresa conta com 15 agentes de trânsito (cerca de um agente a cada 30 vagas), além de sete lojas conveniadas que podem emitir o crédito de estacionamento.
Desde o início da implantação da zona azul, a agente de trânsito Diana Kelly Liz, atende cerca de 700 veículos por dia, "No início foi bem complicado, houve muita rejeição quanto a ter que pagar para utilizar a vaga. Às vezes as pessoas nos ofendem, mas estamos fazendo nosso trabalho, sempre tento explicar como funciona. Todos os agentes receberam treinamento sobre o sistema e abordagem das pessoas", explica Daiana.
A empresa efetua cerca de 100 avisos de irregularidade por dia, mas destes, apenas 15% são pagos, segundo o gerente da unidade de Parobé, Juarez Naysinger. "Nossos agentes atendem uma média de 3 mil veículos por dia, com o tempo notamos que a comunidade está aceitando melhor. As poucas reclamações que recebemos sempre são relacionadas aos dez minutos de tolerância, como por exemplo, uma pessoa que deixa o carro onze minutos e depois não quer pagar por achar que estava no tempo da tolerância. Nosso sistema é todo digital, então temos tudo cadastrado, com as horas e placas, qualquer duvida do condutor pode ser solucionada a partir do sistema", comenta Naysinger.
Mensalmente a arrecadação da empresa fica na média de R$ 45 mil, do valor arrecadado no estacionamento rotativo, é repassado 15% para o município e 6% para o Consepro Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).
Segundo o secretário Municipal de Segurança, Cidadania e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Machado, o valor que o município recebe é utilizado para manutenção e colocação de placas de sinalização, sinalização viária e tintas.
Irregularidade se torna multa para o condutor
Desde ontem (14) uma nova regra começou a valer no estacionamento rotativo. Antes as irregularidades geradas aos condutores que não pagavam o estacionamento, no valor de R$ 10 não eram cobradas. Mas agora o condutor que não pagar os R$ 10 dentro de 48horas, vai receber uma penalidade constante no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.
Para mais informações acesse www.rotativoparobe.com.br ou visite a sede da empresa na rua João Corrêa, 239, Centro de Parobé.
Como funciona o Estacionamento Rotativo:
- O estacionamento deve ser pago na chegada e pode ser pago de três formas: Utilizando crédito antecipado nos pontos de venda conveniados ou ainda com um dos Agentes de Trânsito.
- Crédito antecipado: É possível comprar crédito antecipando, com tolerância de 10 minutos, isso dispensa a busca por um monitor da BR Parking ou a procura de um ponto de venda conveniado. Podem ser adquiridos ou na sede da empresa, pontos de vendas e através do site ou com os monitores.
- Horário: Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h; Sábados das 9h às 13h.
- Períodos: 30 minutos - R$ 0,75 /60min - R$ 1,50 / 120min - R$ 3,0
0

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Administradores do Hospital Bom Jesus assinam contrato com governo do Estado

Na última segunda-feira (11), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul assinou contrato com o Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), que administra o Hospital Bom Jesus de Taquara, viabilizando o repasse de recursos ao Hospital. Durante os últimos 3 meses, o Hospital Bom Jesus vinha sendo mantido através de uma parceria entre o instituto e o Executivo Municipal de Taquara. “A partir de agora, o Hospital Bom Jesus terá muito mais visibilidade junto a Secretaria Estadual de Saúde. Em contrapartida a esses repasses que receberemos, o Hospital Bom Jesus irá cumprir metas estipuladas pelo Governo do Estado, principalmente no número de atendimentos mensais feitos aqui”, explica Pedro Stein, diretor administrativo do Hospital Bom Jesus. Além dos casos de urgência e emergência, o hospital de Taquara também seguirá oferecendo consultas ambulatoriais e exames complementares. “A comunidade de Taquara e região terá a sua disposição consultas nas mais variadas especialidades, como traumatologia, otorrinolaringologia, obstetrícia, entre outras. Além de exames de raio-x, tomografia e ecografia, e internações”, comemora o administrador do Hospital Bom Jesus.

Sítio do Pica Pau Amarelo foi tema da 1ª Feira do Livro da Escola Getúlio Vargas

A fantasia tomou conta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, no bairro Eldorado, em Taquara. O Sítio do Pica Pau Amarelo foi responsável por proporcionar aos alunos um dia diferente. É que nesta quarta-feira, 13, foi promovida a 1ª Feira do Livro do educandário, com a temática "Reinações de Narizinho", livro de Monteiro Lobato, que serve como propulsor da série que muito conquistou, e conquista, crianças, adolescentes e adultos todos os dias.

Emília, Narizinho, Dona Benta, Pedrinho, Saci, Marquês de Rabicó, Visconde de Sabugosa, Cuca e os demais personagens integraram o evento sendo protagonizados pelos estudantes. Teve teatro, fantoches, banda marcial, música com a banda Books Friends, hora do conto, pintura de rosto, salas temáticas, distribuição de livros, oficina de culinária e de artesanato.
"O evento foi pensado, planejado com muito carinho por todos nós, desde a escolha do tema, até a confecção dos figurinos, somos uma equipe e devemos pensar e agir como uma equipe, cada um contribuiu com suas ideias para adentrar no mundo da fantasia do Sitio do Pica Pau Amarelo, participando das aventuras contadas pelas histórias", destacou a diretora da escola, Ana Carla Puls.
Apoiando o evento, o diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira, observa a importância da iniciativa. "Em todos os eventos que a Cultura promove a leitura e a literatura são fundamentais". O Jornalista e escritor, Doralino Souza da Rosa, participou das atividades. "Somente ações como esta são capazes de proporcionar resultados significativos na vida destas crianças", ressaltou Doralino.

sábado, 9 de julho de 2016

Câmara de Vereadores de Parobé volta a ter recesso de inverno

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação

A Câmara de Vereadores de Parobé aprovou nesta semana, por unanimidade, projeto que faz modificações do Regimento Interno do Legislativo. Todas as alterações foram avaliadas pela Comissão Especial de Atualização e Revisão do Regimento Interno, criada especificamente para que houvesse o estudo de todos os pontos importantes que regram o trabalho parlamentar.
Entre os principais tópicos alterados, os vereadores voltarão a dispor de recesso de inverno, que contará com 15 dias em julho, além de um recesso de 15 dias no final de dezembro. Em caso de sessões extraordinárias convocadas pela prefeitura ou pelo Legislativo, os vereadores não receberão valores a mais.
Outra mudança é no período das Sessões Ordinárias, que agora será de quatro horas de duração. Também não haverá mais “requerimentos”, já que estes passam a ser “Pedidos de Informação”, que junto às indicações não precisam mais ser apreciados em Plenário.
Outra importante alteração que foi feita nas Comissões Permanentes é que elas passam a ter dia e horário definidos. Caso o vereador não se faça presente para o estudo dos projetos, sem que haja atestado médico ou de óbito, este terá descontos em sua folha de pagamento, como já ocorre nas sessões ordinárias.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Cartão Vida e Saúde fecha parceria para oftalmologia

Uma nova parceria fechada entre o Hospital Bom Pastor e o Instituto de Oftalmologia de Igrejinha está viabilizando consultas, exames e cirurgias a preços especiais para os colaboradores Vida & Saúde.
Na apresentação do seu cartão Vida & Saúde/Vecell Card, os pacientes têm à disposição consultas no valor de R$ 100,00, exames oftalmológicos com 30% de desconto e cirurgia de catarata com descontos que variam de acordo com o tipo de lente utilizada.
Os valores são os mesmos para pagamentos à vista ou para o pagamento com o cartão Estar Bem para débito em folha de pagamento, para colaboradores corporativos, inclusive parcelado.
Para novas adesões ao cartão Vida & Saúde ou mais informações, o atendimento é de 2ª a 6ª pelo telefone 3549-7750, ramal 259 ou pelo e-mail  vidaesaude@hospitalbompastor.com.br.

Turismo rural: um roteiro alternativo em Gramado

O turismo rural vem despertando a curiosidade dos viajantes que visitam Gramado (RS). A bordo da charmosa Princesinha, ônibus característico da década de 50, os caminhos de terra beirados por lenhas de eucalipto composta, ao fundo, por paisagens serranas, complementam o trajeto com destino às propriedades dos colonos.  A degustação de comidas típicas, curiosidades culturais de herança europeia e a vivência, mesmo que por algumas horas, da rotina dos agricultores estão entre itens que agregam uma nova experiência na bagagem do turista.
O fortalecimento e a consolidação do agroturismo na cidade tem o apoio do Ministério do Turismo. Em 2013, por meio do programa Talentos do Brasil Rural, o MTur capacitou empreendimentos da agricultura familiar para incluir produtos de fabricação caseira e serviços no turismo brasileiro. Hoje, no Brasil, mais de 20 famílias são diretamente beneficiadas após terem sido incluídas em circuitos turísticos de sua região.
A Agência de Notícias do Ministério do Turismo está na cidade para acompanhar o revezamento da Tocha Olímpica e aproveitou para explorar roteiros que valorizam as riquezas do interior gramadense:
O Quatrilho - Após percorrer uma estrada (de terra e brita, muito bem conservada) rodeada por araucárias, plantação de erva marte, de parreirais italianos e alemães chega-se às localidades de Campestre do Tigre e Tapera. Na primeira parada o proprietário, quase centenário, Celeste Lazaretti recebe o grupo em meio a sua plantação de uvas e kiwis. Há degustação de vinho colonial e da graspa, a cachaça da uva. Na sequência, uma volta ao tempo na propriedade da família Grins te leva a conhecer as terras onde se passou a história real do clássico O Quatrilho. A igreja onde foi realizado o casamento dos protagonistas do romance e o túmulo onde foram enterrados, também estão localizados ali. Antes de chegar à última propriedade, o motorista da Princesinha faz a parada no Morro da Polenta que, com 900 metros de altura, se torna mirante para fotos da serra gaúcha.
Na parada final, ao entrar na casa da família Ramm, um som tocado por um sanfoneiro anima o lanche servido com um farto café colonial. Os quitutes salgados são preparados por seu Ingo, de 80 anos, e, bolo doce e biscoitos de tradição alemã estão sob a responsabilidade da mulher Isolde. Com 78 anos, ela conta que receber as pessoas em sua casa é o que a faz feliz. "O agroturismo é uma motivação que me mantém viva, onde posso repassar as origens e culturas da minha família", revela. Ela ainda aconselha, " Não deixe de provar o tradicional doce de maçã com nata”.  E assim se encerra o passeio, rumo à estação inicial no centro da cidade.
Em plena expansão na região, o agroturismo de Gramado é hoje fonte de renda para os colonizadores nativos. O passeio é, sem dúvida, marcante e, a vontade é passar horas nas pequeninas casas de madeira ouvindo curiosidades de época.
Tour do Vale - A propriedade da família Marcon mostra o plantio de milho e o manejo com os animais. É possível alimentar as ovelhas, degustar suco de uva, geleias e pães produzidos por lá. Em seguida, pausa para a foto de duas cachoeiras em uma trilha ecológica.  Curiosidades da produção de cachaça, graspa e vinho são narradas pelo produtor e dono do alambique, Romeu Rossa. Já na casa centenária em estilo enxaimel, arquitetura tipicamente alemã, de Jovani e Margaretti Barreta, são servidos  verdadeiros produtos coloniais como bolos, pastéis, cucas, sucos e cafés.
Raízes Coloniais – É possível visitar um museu colonial e uma casa centenária, construída sobre um porão de pedras, que abriga vinhos, queijos e salames. Em seguida, a parada é no Moinho Cavichion, onde é possível acompanhar o processo de produção da farinha de milho como antigamente. Já na propriedade da família Marcon, o turista acompanha a fabricação da erva-mate, matéria-prima do chimarrão, que pode ser degustado ao final da visita. No museu do Fioreza, há relíquias de grande valia para o proprietário. Este roteiro se encerra com um café colonial da casa da família Foss.
Serviço: 
Roteiro de Agroturismo em Gramado
O Quatrilho - Endereço: Campestre do Tigre e Tapera (54) 8122-0909
Tour no Vale - Endereço: Linha 28 - (54) 8122-0909
Raízes Coloniais - Endereço: Linha Bonita e Linha Nova  (54) 8122-0909
Obs: As visitas são realizadas todos os dias, mas é preciso agenda-las com antecedência.

Uso do farol baixo em rodovias é obrigatório a partir de hoje

A partir de hoje (8), o farol baixo aceso durante o dia em rodovias é obrigatório. Quem for flagrado com as luzes apagadas será multado em R$ 85,13, por infração leve, e terá quatro pontos na carteira de habilitação.
O objetivo da medida é aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos mostram que a presença de luzes acesas reduz entre 5% e 10% o número de colisões entre veículos durante o dia. A maioria das colisões frontais é causada pela não percepção do outro veículo por parte do motorista, a tempo de reagir para evitar o acidente ou pelo julgamento errado da distância e velocidade do veículo que trafega na direção contrária em casos de ultrapassagem.
O farol baixo não pode ser substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolete, mas o uso de faróis de rodagem diurna (DRL - Daytime Running Light), ou faróis de LED, está liberado pelo Denatran. O DRL é um filamento de luzes de LED, presente em veículos mais modernos e acionado automaticamente quando o carro é ligado. A validade do DRL para a nova regra chegou a ser questionada, mas o Denatran esclareceu ontem (7) que esse tipo de iluminação também é válido. A orientação de considerar as luzes DRL como farol baixo para fins legais já foi passada à Polícia Rodoviária Federal e aos demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.
A lei que estabelece a medida foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. A mudança teve origem em um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) e foi aprovada pelo Senado em abril.
O uso do farol baixo durante o dia já é exigido para ônibus, ao circularem em vias próprias, e para motocicletas. Também é obrigatório para todos os veículos em túneis.
Em Brasília, os motoristas devem ficar ainda mais atentos à nova medida, porque grande parte das vias que ligam o centro da capital a regiões administrativas é rodovia, como a Estrada-Parque Taguatinga (EPTG), a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), a Via Estrutural, o Eixão Sul e Norte e a L4 Sul e Norte.
Mais segurança nas estradas
A Polícia Rodoviária Federal vai começar a multar hoje os motoristas que não estiverem com os faróis acesos durante o dia nas rodovias. Desde que a lei foi sancionada, os policiais vêm conversando com os motoristas sobre a importância de deixar os faróis ligados.
Para o assessor de comunicação da PRF, Diego Brandão, os condutores não vão ter dificuldades em se adaptar à nova regra. “É uma mudança cultural. É importante que o motorista seja sensibilizado de que, ao adotar a medida, além de fugir das penalidades impostas pela lei, ele contribui para a diminuição de acidentes, que é o mais importante”.
Segundo Brandão, qualquer medida que aumente a visibilidade de um veículo pode ajudar na redução de acidentes. “Apesar de não haver estudos técnicos na PRF sobre o assunto, temos diversas situações e relatos sobre a causa do acidente ter sido a falta de visibilidade. Então, acreditamos que o aumento da visibilidade vai contribuir para essa redução”, diz.

II Mudando Histórias acontece dia 09 de Julho

Dando sequência ao Calendário de Eventos comemorativos aos 16 anos do INSTITUTO VITÓRIA, acontece neste sábado, dia 9 de julho, o II MUDANDO HISTORIAS. Neste dia, vinte atletas do Centro de Treinamento Essence Jiu Jitsu e amigos, farão dez lutas com objetivo de demonstrar a prática deste esporte para o bem estar físico, mental e disciplinar.
Você está convidado para prestigiar este evento e conhecer mais esta iniciativa do Instituto.
Local: Centro Educacional Índio Brasileiro Cesar (Shopping Viena)
Horário: 20h
Ingresso: 1kg de alimento
O que é o Instituto Vitória?
O Instituto Vitória é uma organização social que há mais de 16 anos trabalha, através de sua Comunidade Terapêutica, na prevenção, desintoxicação, recuperação e inserção social de dependentes químicos atendendo demandas do Rio Grande do Sul e até de outros estados já que tem convênio firmados com governos municipais, estaduais e federal.
A Essence Jiu Jitsu é um projeto do Instituto Vitória e atende, no contra turno, crianças da rede pública do município de Taquara, através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Tem capacidade para atender até 200 crianças com idade entre 6 à 16 anos. Conforme o Diretor do Instituto, Adilson Rodrigues, "o objetivo da instituição é promover a transformação do indivíduo através da mudança de estilo de vida, levando-o a vencer suas próprias dificuldades, fazendo-o se sentir parte de algo maior que sua própria individualidade, o que facilita seu crescimento pessoal", informou Adilson, acrescentando que essa é a missão do Instituto.

Ministro da Saúde anuncia UTI de Campo Bom e Oncologia para Taquara


O ministro Ricardo Barros anunciou na tarde desta quinta-feira (07) que as autorizações para a UTI do Hospital de Campo Bom e para o credenciamento do setor de oncologia do Hospital de Taquara serão publicadas pelo Ministério da Saúde em agosto. "O funcionamento será a partir de setembro", disse Barros.
Na audiência agendada pelo deputado João Fischer, o ministro recebeu, ainda, a solicitação para a destinação de recursos para a ampliação do Centro Cirúrgico, da UTI, do Centro Obstétrico e unidades de internação do Hospital de Sapiranga.
"Essas são duas notícias fantásticas para a Saúde dos Vales dos Sinos e Paranhana, pois representam mais recursos para atendermos com mais qualidade nossas comunidades", resumiu Fixinha.
A audiência foi acompanhada pelo prefeito Faisal Karan, vice-prefeito Marcos Riegel e vereador Alexandre Hoffmeister (Campo Bom), e Paulo Morassutti e Ramon Ritter (Taquara).

Projeto Brincando nas Férias de Inverno está com inscrições abertas em Taquara



Proporcionar um aproveitamento melhor do tempo livre das crianças durante as férias escolares é o objetivo do Projeto Brincando nas Férias, cuja edição de inverno será de 18 a 29 de julho. As atividades acontecerão sempre à tarde, no Sesc Taquara. A programação é voltada a crianças de 4 a 11 anos.
No cronograma estão diversas atividades, como oficinas de material reciclável, hora do conto, sessões de cinema, banho de piscina térmica, oficinas de dança e Jiu-Jitsu, aula de circuito funcional Kids, além de aulas de inglês e informática em parceria com o Senac. Também terá um passeio para conhecer a ONG Vida Breve, onde o programa Caldeirão do Hulk esteve para construir uma nova sede para as crianças carentes.
O Brincando nas Férias será dividido em duas semanas: de 18 a 22 de julgo e de 25 a 29 de julho. Para participar, o valor semanal é de R$ 35 para dependentes de comerciários com Cartão Sesc/Senac, R$50 para dependentes de empresários com Cartão e R$ para o público em geral. As inscrições já estão abertas no local. 
Mais informações pelo tel (51) 3541-2210.

Nova praça de Taquara é construída no terreno doado por empresa destruída em incêndio

Tendo como objetivo reaproveitar um dos terrenos da empresa calçadista Beira Rio, depois que parte da filial foi destruída em um incêndio de grandes proporções ocorrido no dia 02 de fevereiro de 2014, a Administração Municipal de Taquara decidiu construir no local uma nova praça de lazer e esportes. 
No espaço de quatro mil metros quadrados, que foi doado pela Calçados Beira Rio S. A., foram realizadas a retirada dos entulhos do antigo imóvel, a terraplenagem do terreno e a construção de quadras de vôlei e de futebol, além de pista de caminhada – todas feitas com piso de concreto.
Para oferecer ainda mais comodidade aos moradores do bairro e arredores, que há tempos reivindicavam um local para levar suas crianças para brincar, praticar exercícios físicos ou simplesmente descansar com a família, o Executivo também providenciou a instalação de uma praça com brinquedos infantis e uma academia ao ar livre.
O projeto, no valor de R$ 519.393,16, também incluiu a pintura da quadra poliesportiva e da pista de caminhada, instalação de luminárias, plantio de árvores e cercamento da área com grades e portões de ferro. Uma pequena parte dos recursos utilizados na execução da obra veio do município e o restante oriundo de multas aplicadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). 
Segundo o Secretário Municipal de Administração, João Luiz Ferreira, a instalação de uma praça de lazer destinada aos moradores da zona leste de Taquara já era um projeto antigo do Executivo, fazendo parte do plano de governo municipal.
“Naquela época (início do governo), não sabíamos onde exatamente seria este local, mas tínhamos uma certeza: se fosse da Sebastião Amoretti para cá, com certeza estaríamos contemplando todos os moradores desses bairros”, explica Ferreira. 
Durante a inauguração da Praça Beira Rio, ocorrida na noite de quinta-feira (30), além da apresentação de dança da ONG Aprendizes – projeto realizado com o apoio da Administração Municipal, também foi feito o lançamento do projeto “Uma Vida, Uma Árvore”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Legislativo e o Cartório de Registro Civil de Taquara.
A proposta, que consiste na entrega de uma muda de árvore e uma placa a cada criança que nascer e for registrada no município a partir do dia 1º de junho de 2016, possibilitará a esse taquarense que acompanhe o desenvolvimento da árvore ao long de sua vida - colaborando assim com o meio ambiente e o futuro do nosso planeta.

Vigilância Sanitária palestra na Unipacs


Fiscal sanitário Mário Dias durante palestra Divulgação/Vigilância Sanitária A Secretaria Municipal da Saúde esteve participando da programação do Dia do Técnico de Nutrição e Dietética, promovido em 27 de julho, na Escola Profissional Unipacs. Por meio da Vigilância Sanitária, o fiscal sanitário estadual, Mário Dias, que desenvolve suas atividades no Município de Taquara, palestrou aos alunos do curso sobre questões que englobam a área, respondendo aos questionamentos dos estudantes.

SEMANECA terá atividades em Taquara

No dia 13 de julho, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, completará 26 anos. Para comemorar a data, atividades serão realizadas em diversos municípios do país. Em Taquara, as ações da SEMANECA acontecem nos dias 11, 12, 14 e 16. A promoção é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, com apoio da Prefeitura Municipal de Taquara e do Conselho Tutelar. Na segunda-feira, 11, o evento será promovido pelo Conselho Tutelar, a partir das 14h, no Ginásio do parque do Trabalhador. Teatro, apresentações musicais com Book Friends, Letícia Roennau e Manuela Colisse, apresentações artísticas da invernada do CTG “O Fogão Gaúcho”, declamação com Leacir Fagundes Gerhard e show de patinação farão parte da programação do dia. Na terça-feira, 12, a programação será interna. A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, comemorará juntamente ao aniversário do ECA, o aniversário da entidade com atividades aos alunos. Já na quinta-feira, 14, a programação será na Praça Marechal Deodoro, com teatro, oficinas culturais, de lazer e de percussão, participação do CRAS e do CREAS com a divulgação de informativos contra o trabalho infantil. A SEMANECA encerra-se no sábado, 16, com pedágio na rua Júlio de Castilhos, com distribuição de informativos pelo CRAS e pelo CREAS.