sexta-feira, 15 de abril de 2011

Parobé estende desconto de 10% no IPTU até o dia 30



Os contribuintes de Parobé ganharam um tempo a mais para aproveitar o desconto de 10% na quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2011. Em sua sessão desta semana, a Câmara de Vereadores aprovou a proposição do Executivo para estender até 30 de abril a validade do percentual de redução no pagamento à vista. Permanecem, todavia, os demais prazos anteriormente fixados, incluindo o abatimento de 5% para quem pagar à vista até 10 de maio. Já o parcelamento se iniciará em 10 de junho, com o vencimento da primeira cota.

Durante toda a semana, foi intensa a movimentação de contribuintes no hall de entrada da Prefeitura para fazer o acerto de seu IPTU e muitos aproveitaram o desconto oferecido para quitar o valor à vista. Conforme a secretária de Gestão e Controle, Siloé Raupp Raulino, foram detectados alguns erros na digitação dos dados, mas que são compreensíveis porque foram cometidos por pessoas sujeitas a falhas como todas as outras. Ela esclareceu que a Prefeitura utilizou uma equipe de estagiários para fazer as medições dos imóveis, com fiscalização de um topógrafo profissional, que é funcionário estatutário do município. Posteriormente, uma empresa especializada efetuou o cálculo da planta de valores com base nos critérios estabelecidos, definindo o valor que cada contribuinte deve pagar a partir do recadastramento imobiliário.

Conforme a secretária de Gestão e Controle, o Executivo está aberto a ouvir e receber todas as manifestações de contribuintes que tiverem alguma discordância em relação aos números expressos no carnê de cobrança do imposto, seja no que diz respeito à metragem do imóvel, seja no que se refere ao valor venal ou outras especificações. Para tanto, segundo Siloé, basta preencher um formulário específico que se encontra à disposição junto ao balcão de atendimento do IPTU, na entrada da Prefeitura. “Vamos revisar caso a caso, o que poderá determinar tanto a manutenção do valor quanto a sua redução ou mesmo elevação, dependendo do que for verificado”, acentuou.

Quanto à não utilização de levantamento fotográfico aéreo, a secretária esclareceu que a Prefeitura optou pela utilização de estagiários por ser um método bem mais econômico. “Gastamos menos de um décimo do que custaria o outro sistema e temos certeza de que o trabalho foi feito por pessoas sérias e capazes”, preconizou

Nenhum comentário: