segunda-feira, 11 de abril de 2011

Inclusão escolar foi tema de seminário em Parobé



Aconteceu na sexta-feira, dia 8 de abril, no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Flávia Maria Brito, em Parobé, o Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica.

O seminário contou com a presença da secretária de Educação, Marias Assis, da presidente da Apae de Parobé, Margarete Müller de Souza, do diretor da Cmaee, Gilmar Pivotto, da coordenadora do Departamento de Atendimento Educacional Especializado, Joana A´arc Wittmann, alunos, pais, técnicos, profissionais e gestores. Durante as atividades, foram realizados encontros entre grupos de pais e gestores, profissionais, professores e alunos, quando foram respondidos questionamentos sobre como está o atendimento e quanto à receptividade das atividades no setor de Educação Especial.

Segundo Máris Assis, o objetivo do evento foi fazer uma avaliação de como está sendo oferecido o atendimento aos alunos e como organizar o sistema educacional no município, de forma a atender plenamente o direito da pessoa com deficiência. “Fiquei muito contente com os depoimentos de pais de pessoas com necessidades especiais, que elogiaram o trabalho e disseram que estão satisfeitos com o atendimento e que a inclusão está sendo de grande ajuda, pois hoje vêm os resultados desse trabalho com alegria”, disse Máris.

Segundo Joana D´Arc, o encontro foi realizado em conjunto com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, Apae, e a Confederação Nacional das Apaes e teve o objetivo de avaliar os pontos positivos e ver o que precisa melhorar no processo de inclusão escolar. “Depois de feita essa avaliação, a matéria vai ser enviada para Brasília, onde, com a avaliação de outros municípios do território nacional, será compilado um documento com um panorama da educação inclusiva em todo o País” disse Joana.

Segundo ela, Parobé há cinco anos promove o Programa Municipal de Inclusão e, graças a esse projeto, estão sendo atendidas 87 pessoas com deficiências e síndromes diversas. Além disso, a iniciativa abrange outros 338 alunos que apresentam problemas como iteratividade e de comportamento, mais a inclusão na escola regular, que chega 128 alunos.

Para a presidente da Apae, Margarete Muller de Souza o seminário foi muito produtivo pelos assuntos tratados e pela opinião dos pais, que destacaram a valorização dos alunos por parte da Apae e do Cmaee, bem, como o atendimento oferecido pelos técnicos que trabalham nessas entidades. Na Apae, são 142 pessoas que recebem atendimento diário pelo grupo técnico nas áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, assistência social , neurologia, terapia ocupacional, pedagogia e psicopedagia através de parceria com a Prefeitura.

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