sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Censo: Parobé alcança índice e Gilda descarta perda de recursos


A possibilidade de que Parobé venha a perder recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi descartada nesta segunda-feira pela prefeita Gilda Kirsch. Em entrevista, Gilda revelou que o município conseguiu alcançar o índice para evitar a perda de valores no FPM. Na semana passada, a possibilidade de perda de valores foi levantada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No Vale do Paranhana, Parobé seria o único município afetado pelos resultados do Censo. Agora, nenhum município será prejudicado.

Segundo os novos dados divulgados pelo IBGE em seu site, Parobé alcançou agora 50.949 habitantes. Isso corresponde a oito pessoas a mais do que o que havia sido confirmado na semana passada pelo próprio IBGE, em decreto publicado no Diário Oficial da União. A prefeita revelou que teve reunião com o IBGE nesta segunda-feira, onde obteve a informação de que os dados foram atualizados, uma vez que o Censo, apesar de ter resultados oficializados, ainda não encerrou. Agora, Parobé chegou ao índice e não terá perda de recursos.

A prefeita confirmou que, diante disso, não contestará na Justiça os dados do Censo. Ela revela que esta medida já foi tomada dois anos atrás, quando o IBGE calculou para baixo as estimativas da população. Segundo Gilda, a contestação que deverá ser feita ao IBGE já foi realizada, para levar em conta dos novos dados do Censo 2010. "Não podemos perder recursos do FPM e não vamos permitir que isso aconteça", garantiu a prefeita. Se for necessário, segundo ela, a Prefeitura poderá acionar judicialmente para evitar a perda no FPM. Por enquanto, a medida será evitada. Gilda destacou ainda que a população do município poderá aumentar, uma vez que o Censo indica um percentual de recenseados em 98,67%.

Nenhum comentário: