Nova associação foi montada para atender o município.
Com o novo nome, Associação dos Produtores Rurais e Psicultores de Parobé (APRP) os produtores rurais começam a comercializar seus produtos para instituições veiculadas a administração pública. Pioneira na região, com o Programa Compra Direta, o município de Parobé irá beneficiar 130 famílias de agricultores e psicultores, que poderão neste ano, vender até R$3.500,00 cada. A compra direta é um projeto do governo federal realizado através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome em parceria com as prefeituras municipais, que compram direto das associações, os produtos necessários para abastecer, escolas, hospitais, asilos, projetos sociais e outras instituições. Em Parobé, os produtos comercializados da agricultura familiar, através do Programa Compra Direta, irão abastecer no primeiro momento instituições como, Casa da Criança, Hospital São Francisco de Assis e outras. Já no ano que vem, passará abastecer também a merenda escolar, aumentando a produção e a renda de cada família. O ponto de coleta será a Secretaria de Educação e a fiscalização dos alimentos ficará por conta da nutricionista Aline Weber. Estiveram presentes na apresentação do programa e na formulação da nova associação, que ocorreu na segunda-feira, no CTG Sangue Nativo em Parobé, a prefeita Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita Nelsi Lazaro, o secretário municipal de Agricultura, Idamir A. Moares ( Gringo), o secretário de Gestão e Controle, Cláudio Barros, a secretária de Educação, Maris de Assis, o diretor municipal de Agricultura, José Moacir Nunes, o coordenador de projetos, Renato G. Bonadiman, o presidente da APRP, Marcos J. dos Santos, o presidente da Emater de Parobé, Fábio Vieira Dutra , a nutricionista da merenda escolar de Parobé, Aline Weber e produtores rurais.
Alunos do Cemae Professora Flávia Maria Brito receberam presentes esta semana.
Uma agradável surpresa deixou eufóricos os alunos do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Especializado) Professora Flávia Maria Brito. Dois televisores 29 polegadas e dois DVDs, com karaoquê, prometem transformar o Centro em um grande palco de shows, já que os alunos não viam a hora de chegar o tão esperado presente. A entrega aconteceu, na manhã desta segunda-feira, quando a Prefeita Gilda Maria Kirsch, e a secretária de Educação Maris de Assis foram até o prédio entregar os presentes, acompanhadas das duas diretoras do Cemae, Janete Haack e Joana D. Wittman. Ao abrir os pacotes, logo os alunos já começaram organizar as musicas e o repertório. “essas ferramentas são essenciais para o desenvolvimento deles, há tempo eles viam pedindo e agora usamos uma verba para comprar o material” disse a secretária Maris. O Cemae Professora Flávia Maria Brito atende atualmente 380 pessoas com necessidades especiais, e esta localizada na Rua Isaías, Bairro Laranjeiras em Parobé.
Parobé foi palco da rodada inicial do 1º Campeonato Oficial de Xadrez do Vale do Paranhana. Mais de setenta competidores estiveram presentes no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa no dia 27 de junho. Os jogos tiveram inicio às 9h30min e foram até as 16 horas.
Esteve presente na abertura do evento, a Secretária de Educação de Parobé, Máris Assis, o coordenador de Esportes da secretaria, Herton Dressler e o Cônsul da Federação Gaúcha de Xadrez e Coordenador de Xadrez do Município de Igrejinha, Cleber Ivo Fetter. As disputas ocorreram nas categorias: Absoluto, Juvenil, Infantil e Mirim, as três últimas nas modalidades, masculino e feminino. A fase classificatória teve inicio em Parobé, e segue nas cidades de Igrejinha, dia 11 de julho, Taquara dia 25 de julho, Rolante, 18 de agosto e Três Coroas, 29 de agosto. Quando serão apontados os classificados. Já a fase final ocorrerá em Igrejinha, durante o mês de setembro.
Segundo, Herton Dressler, o objetivo principal do Campeonato é o ensino e a divulgação do xadrez no município de Parobé e também de envolver os praticantes dessa modalidade esportiva com os enxadristas da região.
Para Cleber Ivo Fetter, os jogos têm o objetivo de unir o Vale do Paranhana em prol do xadrez e dar oportunidade para que todos os jogadores possam disputar uma competição oficial “Queremos motivar e incentivar o xadrez no Vale” destaca.
Também foi lembrado a grande aceitação do público e o apoio das prefeituras। Para Máris Assis, com certeza o xadrez dará um resultado positivo na região. Ela também enfatizou que os participantes do Xadrez são pessoas que buscam pelo raciocínio e isso trará um crescimento para os participantes, “é um jogo de estratégias, de calma, sem ansiedade. Isso também serve como um exemplo de vida, quando precisamos trabalhar com prudência e tranqüilidade” aconselhou Máris.
CATEGORIA MIRIM:
1º lugar: Matheus Rafael Kunst(Igrejinha), 2º lugar: Kauê Vieira Haubert(Três Coroas), 3º lugar: Gustavo Selbach Jr.(Três Coroas)
CATEGORIA INFANTIL FEMININO:
1º lugar: Daniela Lourenço(Igrejinha), 2º lugar: Adrieli Bilhalva de Oliveira(Igrejinha), 3º lugar: Júlia Roberta Silva Monteiro(Igrejinha)
CATEGORIA INFANTIL MASCULINO:
1º lugar: Crystian Koch(Igrejinha), 2º lugar: Marcos Moisés Almeida Moreira(Igrejinha), 3º lugar: Jair Altério Berlitz Jr.(Igrejinha)
CATEGORIA JUVENIL FEMININO:
1º lugar: Jaceane da Silva Machado(Parobé), 2º lugar: Larissa Ribeiro(Parobé)
CATEGORIA JUVENIL MASCULINO:
1º lugar: Felipe Bernardes Duarte(Taquara), 2º lugar: Dieison Alexsandro dos Santos(Igrejinha), 3º lugar: Luciano Lemos de Souza(Parobé)
CATEGORIA ABSOLUTO:
1º lugar: Samuel Darlei da Silva(Igrejinha), 2º lugar: César Gross(Parobé), 3º lugar: Vilmar Ávila Vargas(Igrejinha), 4º lugar: Silvio Cesar de Moraes(Três Coroas), 5º lugar: William Renato EV(Parobé).
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Melita da Silva, do bairro Funil de Parobé, com o intuito de desenvolver o hábito da leitura em seus alunos, desenvolveu, com muito sucesso, neste 1º Semestre o Projeto “Ler é Bom, Experimente”.
Segundo a diretora da Escola, Rosangela Bedra, os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos da 6ª série, que realizaram a leitura do Livro "Acontece..." do autor Laé de Souza e realizaram um trabalho multidisciplinar envolvendo, Língua Portuguesa e Artes. Ela lembra que a escola recebeu 38 exemplares desse livro, gratuitamente do próprio autor, e a partir da leitura do mesmo, investiu na produção de textos (redações) e montagens de peças de teatro baseadas nas crônicas que compõe o livro. As três melhores redações foram premiadas com o livro "Espiando o Mundo pela Fechadura" do mesmo escritor, que mandou os livros autografados para as alunas Andréia Calonego, Shaiane Bugs Gomes e Vaneza de Jesus Lucas. A diretora Rosangela destaca que o objetivo principal do projeto foi desenvolver o gosto pela leitura “para que esta se incorpore na vida cotidiana desses jovens sonhadores”, enfatiza. Na foto a premiação.
A semana em Parobé foi marcada pelo início dos festejos de São João. No ASEMA, onde são atendidas 70 crianças, um grande arraial foi preparado, com direito a casamento na roça, comida típica, dança e brincadeiras que animaram todos os participantes.
O ASEMA (Apoio Sócio- Educativo em Meio Aberto) reuniu crianças de 6 a 14 anos para comemorar a data junina. O projeto completou um ano em maio, e mobiliza quatro vezes por semana, alunos da Fazenda Pires e Vila Feliz para atividades extraclasses “O aluno vêm aqui no turno inverso. Como esta semana comemora-se a Festa de São João, fizemos um arraial, com encenação dos próprios alunos de um casamento na roça e da festa” explicou a Coordenadora do Projeto, Fabíola Ahlert Schlabitz, que também entrou no clima e estava vestida de caipira.
Durante o ano, diversas atividades são realizadas no projeto, que conta com a parceria das Secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente. A RGE também é parceira do Asema, proporcionando juntamente com a prefeitura, investimentos em esporte, cultura, e no horto municipal, onde as crianças aprendem a plantar e colher “ o melhor de tudo é a consciência de preservação a natureza. Quanto mais se aprende, mais se preserva” explica o secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira que também participou da festa junina.
Festa para todas as idades.
Já os participantes do OASF (Orientação e Apoio Sócio-Familiar), programa desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, reuniram-se na tarde de quarta-feira para realizar a festa caipira. A aposentada Geni Naissimger, de 58 anos adorou a idéia “é muito bom participar desse programa. Olha esta festa aqui, mando minha depressão para longe” destacou a animada Geni.
A secretária de Assistência Social, Ângela Pandolfo Rambo, que participou das festas no ASEMA e no OASF, destaca os resultados que os trabalhos em grupo podem trazer “ficamos contentes, quando conseguimos através desses projetos de orientação, trabalhar o potencial de cada um. É uma caminhada que beneficia também os familiares dos participantes” disse a secretária.
No dia 5 de julho, acontecerá a festa de São João para toda a comunidade parobeense, na praça 1º de maio, a partir das 14 horas.
Em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural do Vale do Paranhana, a secretaria de Assistência Social de Parobé realizou, na Casa do Artesão, de 22 à 25 de junho o Curso de Artesanato em Palha de Milho, com a participação de pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família e outras da comunidade. Segundo a secretária da Pasta, Ângela Pandolfo Rambo, a meta principal dos cursos oferecidos na Casa, são de fazer com que as novas profissionais do ramo possam ser inseridas no mercado de trabalho e assim aumentar a renda familiar. “Os cursos são profissionalizantes, todas as pessoas do Bolsa Família tem essa oportunidade de aprender uma profissão colocarem seu próprio negócio ou desenvolverem suas habilidades numa empresa”, acredita Angela. Foram 12 pessoas que se formaram em evento que contou com a presença da secretária Angela, do diretor de Assistência Social, Luiz Carlos da Silva, do Presidente do Sindicato Rural, Sério Luce, da professora Terezinha Ivone da Silveira, instrutora do SENAR, e da coordenadora da Casa, Nereide Dornelles Abreu. Segundo Terezinha, foram produzidos pelos alunos, trabalhos decorativos e utilitários com palha de milho, foram Bolsas, Balaios, Portas-Cuia, Bonecas, Cartões, Guirlandas, entre outros.
Para Marli Ana Malacarne, usuária do Bolsa Família, o curso foi muito importante, “achei maravilhoso, vou conseguir produzir e comercializar meus produtos” acredita.
Já para Juliana Rodrigues de Lima, do mesmo programa, o curso foi ótimo, “agora tive a oportunidade de aprender uma profissão e assim posso ter uma renda para ajudar meu marido com as despesas da casa”, enfatiza.
Durante a cerimônia, ocorreram manifestações de alegria e contentamento pelo curso e o aprendizado, que segundo elas será de grande importância profissional.
Parobeenses aderiram à iniciativa e pessoas ja estão sendo beneficiadas.
Lançada no ultimo sábado, dia 20, a Campanha do Agasalho 2009, mobilizou milhares de pessoas que compareceram ao encerramento do Projeto Governo nos Bairros. Somente na tarde de sábado, quase três mil peças de roupas e 200 pares de calçados foram arrecadados. Números que agradaram a Secretaria de Assistência Social, que alerta, que esse inverno será muito rigoroso, e muitas pessoas precisarão de roupas quentes.
Este ano campanha leva o tema “Entre nessa você também. Doe um agasalho e faça o bem”. As pessoas também poderão doar caixinhas de leite e calçados. A secretária de Assistência Social, Ângela Pandolfo Rambo, lembra que na hora que a pessoas forem separar as roupas para doar, não se esqueçam de analisar se a roupa tem possibilidade de ser usada. “Muitas vezes recebemos roupas que não tem condições de uso. Este ano, todas as roupas que recebemos foram boas, com certeza todas elas acabaram sendo usadas pelas pessoas que precisam e sofrem com o inverno” disse a secretária.
Os agasalhos e os litros de leite já começaram a ser distribuídos nas comunidades carentes e para crianças que participam de projetos sociais do município. Quem quiser participar da campanha, doando roupas ou alimentos, deve procurar a Assistência Social, no endereço Rua Vera Cruz, Nº 701, ao lado do ginásio municipal ou ligar para 3953-1037.
A Prefeitura Municipal de Parobé está repondo sua frota de veículos que estava defasada desde o leilão realizado em 10 de dezembro de 2008. Naquela oportunidade foram leiloados os carros que já não apresentavam condições para o bom andamento da Administração Municipal, quando foram arrecadados mais 500 mil Reais. A compra dos novos veículos foi realizada com os recursos oriundos desse leilão. Os valores aplicados na transação chegam à casa dos R$ 415.304,00 (Quatrocentos e quinze mil, trezentos e quatro reais). No dia 19 foram entregues sete carros os demais deverão ser entregues nos próximos dias.
Foram adquiridos doze carros, sendo Seis Fiats Palio Fire Economy 1.0, Um Fiat Palio Fire Economy 1.0 Flex completo. Três Fiats Strada Fire, (sendo uma com Cabine estendida) 1.4 Flex e 2 Fiat Doblo ELX 1.8 Flex. Eles serão destinados para as seguintes secretarias e Divisões:
Um Doblo para a Educação e outro Doblo para a Assistência Social.
Um Palio Fire completo para Gestão e Controle e gabinete da Vice-Prefeita.
Os Palios Fire irão para as Divisões: de Fiscalização Um, Planejamento Um, e de Administração Um ( que beneficiará a Secretaria de Comunicação, Ouvidoria e Desenvolvimento Econômico).
Também receberão Pálios: a Secretaria de Habitação Um, outro para a de Desporto e a secretaria de Cultura receberá outro.
Uma Strada Cabine estendida vai para a Secretaria Municipal de Transporte, Segurança e Trânsito.
Uma Strada Simples para a secretaria de Obras e outra para a secretaria de Meio Ambiente.
Participaram da cerimônia de entrega dos veiculas a prefeita Gilda Maria Kirsch, a Vice-Prefeita, Nelsi Lázaro e secretários e diretores municipais.
Mesmo tendo atingido a meta da 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), a Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, anuncia que as gotinhas continuarão disponíveis nos Postos de Saúde até o dia 26 de junho, nos horários das 8 às 17 horas com intervalo ao meio dia.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marili Bitencourt, Parobé atingiu a meta de vacinação contra a poliomielite chegando ao percentual de 100% quando 4.158 crianças com menos de cinco anos receberam as gotinhas. “Mesmo assim, se alguém não conseguiu imunizar os filhos no sábado, pode dirigir-se a um Posto de Saúde mais próximo de sua casa e procurar a vacina até o dia 26 de junho”, convida Marili.
Um grupo de professores de rede municipal de ensino que atuam no CMAEE Profª Flavia Maria Brito, EMEI Algodão Doce e Secretaria de Educação de Parobé participaram do Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino, nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Centro de Treinamento e Eventos da UFRGS, na cidade de Gramado. Entre os temas abordados no encontro constavam o neurodesenvolvimento infantil e os problemas de aprendizagem, criatividade e inclusão em educação, indisciplina e limites, aprendizagem e, escola e orientação familiar. A iniciativa foi do próprio grupo que vem buscando aperfeiçoamento e formação continuada, e contou com o apoio da Secretária de Educação senhora Máris Assis que disponibilizou, através da SMED, o transporte para deslocamento do grupo até o evento, nestes três dias.
O ginásio Municipal Décio Francisco da Costa foi palco de belíssimas
apresentações na música, dança e beleza. Ao todo, 118 candidatos disputaram
o título de novos talentos, mobilizando moradores dos 44 bairros do
município, que fizeram da tarde de sábado, dia 20, uma grande festa para
marcar o encerramento do projeto Governo nos Bairros.
Para dar agilidade nas apresentações, foram montados dois palcos, enquanto cantores
soltavam a voz na parte de fora do ginásio, alunos da rede municipal apresentavam
coreografias de entusiasmar o público e os jurados, que avaliavam cada detalhe. Nos
vestiários, as candidatas do Projeto Garota Parobé já se preparavam para o grande
desfile.
Após apresentações nas categorias música e dança, foi dado inicio a cerimônia de
encerramento do projeto Governo nos Bairros, que contou com a participação da
Prefeita Gilda Maria Kirsch, da vice-prefeita Nelsi Lazaro, do secretário de Gestão
Controle, Claudio Barros, dos representantes de Ouvidoria e Associações Moradores,
Valcir Francisco Moreira e Geraldo Antônio Both, secretários municipais e
vereadores.
Já no final da tarde subiram no palco as candidatas da Garota Parobé. Eram 18
concorrentes na categoria mirim, 18 na infantil, 18 na juvenil, 17 candidatas na
categoria adulta e sete participantes na categoria Melhor Idade. Após os desfie, a
Banda do Criar Vitória animou o público, e aumentou o clima de suspense e ansiedade
das candidatas e das torcidas, que levaram faixas, cartazes e fizeram muito barulho
para torcer.
Confira abaixo a lista dos vencedores em cada categoria:
RESULTADO DA FINALÍSSIMA DO PROJETO GOVERNO NOS BAIRROS
PROJETO FAZENDO ARTE
VENCEDORES EM MÚSICA:
Categoria Mirim:
Pequenos Artistas, da Escola de Educação Infantil Branca de Neve, de Santa Cristina.
Categoria Infantil:
Coral da Escola Municipal Maria Francisca da Silva, do Bairro Laranjeiras.
Categoria Juvenil:
Jaqueline da Rosa, representando a Escola Adelina da Cunha, do Bairro Nova Parobé.
Categoria Adulta:
Anderson e Eliane, representando Santa Cristina.
CLASSIFICADOS EM DANÇA
Categoria Mirim:
Apresentação: "Anos 60", da Escola de Educação Infantil Mundo Colorido, do Bairro Muck.
Categoria lnfaltil:
Grupo de Dança School Dance, da Escola Municipal Idalino Pedro da Silva, do बैर्रो Guarujá
Categoria Juvenil:
Grupo de Dança da Escola Terezinha Ivone Homem, do Bairro Três L.
Categoria Adulta:
Grupo de Dança Sted Dance, da Escola Municipal Idalino Pedro da Silva, do .
VENCEDORAS DO CONCURSO GAROTA PAROBÉ - 2009
Categoria Mirim
Garota Parobé Mirim: Emily Cristielli dos Santos, representando o Residencial Azaléia
1ª Princesa Mirim: Samantha Oliveira da Silva, representando a Escola de Educação Infantil Professora Mariazinha, do Bairro Jardim.
2ª Princesa Mirim: Evellyn Eduarda da Rosa, representando a Escola de Educação Infantil Algodão Doce, do Bairro Nova Parobé.
Categoria Infantil:
Garota Parobé Infantil: Paola Fernanda Monteiro, da Escola Municipal Getulio
Dornelles Vargas, do Bairro Jardim
1ª Princesa Infantil: Emily Zwirtes da Costa, representando o Bairro Mariana.
2ª Princesa Mirim: Amanda da Rosa Leal, representando a Escola Municipal Idalino Pedro da Silva, do Bairro Guarujá.
Categoria Juvenil:
Garota Parobé Juvenil: Tailana de Barros Rigol, representando a Escola Municipal Professora Ana Maria Fay dos Santos, do Bairro Alexandria.
1ª Princesa Juvenil: Amanda Maria Baptista Farias, representando a Escola Municipal Idalino Pedro da Silva, do Bairro Guarujá.
2ª Princesa Juvenil: Bruna Cristina da Silva Vaz, representando a a Escola Municipal Marieta Melita da Silva, do Bairro Morada do Funil.
Categoria Adulta:
Garota Parobé Adulta: Ester dos Santos, representando o Bairro Mariana.
1ª Princesa Adulta: Andressa Pedrotti, representando a Escola Maria Francisca दाSilva, do Bairro Laranjeiras
2ª Princesa Adulta: Lisarb Amaral Bizarro, representando Santa Cristina.
Categoria Melhor Idade:
Rainha da Melhor Idade: Lélia do Espírito Santo, representando o Grupo Recanto da Saudade.
1ª Princesa da Melhor Idade: Zenaide Aurélia Weber, representando o Centro de Lazer
Advento.
2ª Princesa da Melhor Idade: Maria Terezinha da Silva, representando o Grupo
Amizade.
Fotos de alguns dos vencedores em suas categorias:
Foto 01:Rainha e Princesas do Garota Parobé categoria adulto, com Prefeita Gilda Maria Kirsch, vice-prefeita Nelsi Lazaro, Secretários de Gestão e Controle, Claudio Barros, Secretária de Cultura Cândida Schuck, e os Representantes de Ouvidoria e Associação de Moradores Valcir Moreira e Geraldo Both.
Professores de Educação Infantil de Parobé participaram de Seminário nas Faculdades de Taquara.Segundo Máris Assis, a Secretaria Municipal de Educação, comprometida com a permanente formação de seus profissionais em temáticas presentes no dia a dia da sala de aula proporcionou a 25 professores da educação infantil e ensino fundamental da rede, a participação no Seminário Nacional Educação, Inclusão e Diversidade promovido pelas Faculdades Integradas de Taquara, nos dias 16 e 17 de junho. A abertura oficial do Evento contou com a presença da jornalista e escritora Cláudia Werneck autora de diversas obras sobre a temática da Inclusão e Diversidade. No decorrer do segundo dia, o grupo assistiu a uma mesa redonda sobre diferença, diversidade e currículo, além de uma palestra com o tema: escola, educação integral e diversidade e comunicações orais apresentadas por professores que trabalham com estas questões
O Campeonato Municipla de Futsal de Parobé conheceu seus campeões na noite de19 de junho em rodada disputada no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa, jogos que foram realizados em três categorias e que mobilizou os desportistas do município, com o ginásio completamente lotado a noite foi de muitos gols e emoção.
No primeiro jogo, válido pela categoria Veterano, o primeiro tempo entre Tabajara e Escalas Giovane, terminou equilibrado com a vitória parcial do Escala por 2 a 1. Na segunda etapa o Tabajara se atirou em busca do empate e o Escala se aproveitou e conquistou mais um titulo no veterano vencendo por 5 a 1. O gol do Tabajara foi marcado pelo atleta Bimba, enquanto para o Escala marcaram Marcio, Paulinho e Riardo(3).
Na categoria Feminino o Farmasul confirmou o favoritismo e a conquista do titulo vencendo por 6 a 0 a equipe do Sete de Setembro/Marotas. Marcaram para o Farmasul Charliza, Daniela, Mariana(2) e Francieli(2).
Pela categoria Adulto, em um jogo eletrizante, de muita disciplina por parte dos atletas e muito entusiasmo do público, a equipe do Amigos da Ponte/Locadora Mafalda venceu o Super Trevo na prorrogação por 2 a 1, depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. O jogador Patric abriu o placar para o Mafalda ainda no primeiro tempo, enquanto Nandinho fez o gol de empate do Trevo na segunda etapa. Com a igualdade no placar o jogo foi para a prorrogação. Aos 6 minutos e meio da prorrogação o Mafalda fez 1 a 0 com gol de Dieison, aos 8 minutos e quarenta o Trevo empatou com Valcir, mas enquanto o torcedor do Trevo ainda comemorava o empate, Geremaro decretou a vitória e o titulo para o Amigos da Ponte.
Após o jogo, com a presença da Prefeita Gilda Maria Kirsch, e outras autoridades do Município, foi realizada a entrega da premiação aos vencedores da competição.
A Classificação final ficou assim:
Em 3º lugar no feminino ficou o Hamburgo, no Veterano em 3º ficou o Nova Vida, enquanto o Prezzi ficou em terceiro no adulto.
O troféu disciplina ficou com o Hamburgo no Feminino, Nova Vida no Veterano e com o Prezzi na categoria livre.
Foram premiados como goleiros menos vazado: Vanderlei do Escala no Veterano, Patrícia do Farmasul no Feminino e Adejair do Mafalda no adulto.
Os troféus de goleador ficaram com os seguintes atletas: No adulto Julio do Trevo, no feminino Francieli do Farmasul e no veterano Tatinha do Tabajara e Ricardo do Escalas.
As equipes vice-campeãs do Futsal foram: Sete de Setembro/Marotas no feminino, Tabajara no Veterano e Trevo no adulto.
Receberam os troféus de grandes campeões do Municipal, a equipe do Farmasul no Feminino, Escalas Giovane no Veterano e Amigos da Ponte/Locadora Mafalda como vencedor na categoria adulto.
Foram arrecadados 344 kg de alimentos na final, que serão repassados para a Secretaria de Assistência Social, além da divulgação da campanha da secretaria de Desporto “Crack nem pensar, dê um chute nas drogas e venha praticar esportes”.
O Secretario Altair Machado, o IKA agradeceu a todas as equipes, dirigentes e atletas pela dedicação demonstrada durante a competição, e parabeniza a comunidade e simpatizantes do esporte pelo comparecimento em grande número em quase todos os jogos. O que culminou com uma superlotação do Ginásio na última sexta, mas com um comportamento exemplar do publico, apoiando as equipes, mas respeitando os adversários.
A prefeita Gilda elogiou o trabalho do Desporto pela organização da competição, parabenizou as equipes participantes e destacou a importância do esporte no município. ”Todas as equipes estão de Parabéns pela disciplina, empenho e organização” destacou a prefeita.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parobé, colocou em alguns pontos da cidade 41 lixeiras com o intuito de melhorar a coleta do lixo, principalmente em locais onde tem maior fluxo de pessoas. A Praça Primeiro de Maio recebeu 20, outras foram colocadas em secretarias municipais, Prefeitura e calçadão da Cohab. O secretário da Pasta, Alexandro de Oliveira destacou a preocupação com o vandalismo e pede a colaboração da comunidade para ajudar na fiscalização e preservação das novas coletadoras de resíduos.
Ainda segundo o secretário, o projeto está em fase de adaptação da comunidade com esse novo tipo de lixeira, que é de um material mais frágil. “A nossa intenção é de ampliar o número desse equipamento, com a colocação deles em outros bairros da cidade, para isso vamos esperar para ver como será a recepção pela nossa comunidade”, salientou Alexandro. Desse total de lixeiras, 12 delas são dividas em dois compartimentos, para a separação do lixo.
As lixeiras foram adquiridas através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, com a aprovação do Conselho de Meio Ambiente que apoiou a iniciativa da secretaria.
Evento marca também o início da campanha do agasalho 2009.
Neste sábado, dia 20, acontece o encerramento do Projeto Governo nos Bairros, que mobilizou durante três meses, aproximadamente 10 mil pessoas entre reuniões, assembléias e ações globais. O ginásio Municipal de Parobé será o palco do evento, onde também serão conhecidos os vencedores dos concursos Fazendo Arte e Garota Parobé e marcará o início da campanha do agasalho 2009.
O secretário de Gestão e Controle Cláudio Barros, que coordena o projeto junto com representantes de Ouvidora e Associações de Moradores da Prefeitura Municipal de Parobé, Valcir Francisco Moreira e Geraldo Antônio Both, faz o convite para que todos participem “Venham para essa grande festa, trabalhamos unido com a comunidade para escolher cada prioridade para o governo realizar nos próximos quatro anos, e agora, neste sábado, merecemos celebrar essas escolhas e descobrir os novos talentos do município em dança, musica e beleza” destaca o secretário.
Confira a programação da finalissíma do projeto, que envolve participantes dos 44 bairros do município.
13 Horas: Apresentação dos 38 finalistas em música e dança do projeto fazendo arte.
16 Horas: Encerramento do Projeto Governo nos Bairros, com a presença de autoridades e convidados e lançamento da campanha do Agasalho, que este ano leva o tema: “Entre nessa você também. Doe um agasalho e faça o bem” de iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e apoio do Conselho Municipal de Assistência Social. Já neste dia é possível doar roupas ou um litro de leite de caixinha.
16:30. Desfile da candidatas finalistas do concurso Garota Parobé, em cinco categorias, que foram classificadas nas seis eliminatórias, onde 300 candidatas concorrentes disputaram a vaga para grande final. São 18 candidatas na categoria mirim, 18 na infantil, 18 na juvenil, 17 candidatas na categoria adulta e sete participantes na categoria Melhor Idade.
O evento esta marcado para o dia 20, neste sábado, a partir de 13 horas, no ginásio municipal Décio Francisco da Costa e contará também com uma série de atividades envolvendo todas as secretarias.
Em sorteio realizado as18h30min do dia 15 de junho na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio em Parobé, beneficiou mais100 famílias que aguardavam ansiosas pela boa notícia do inicio das obras. As casas fazem parte do Projeto de Subsídios Habitacional (PSH) que em Parobé estão sendo construídas 521, sendo que destas, 300 já estão prontas ou em fase de conclusão.
Nesse dia foram sorteados os núcleos 11, 9 e 5, sendo que o 11 é composto pelos bairros:Residência Azaléia e Colina do Leão. O Núcleo 9, contém os bairros: Alexandria, Loteamento Henemann, Integração e Loteamento Brenner. Já o Núcleo 5, é composto pelos bairros: Boa Vista, Cohab, Palmeiras, Planalto, Vila Nova e 15 de Junho. Segundo o secretário de Habitação Paulo Vianei Goulart, faltam apenas três núcleos para serem sorteados. Segundo ele, as obras nos núcleos sorteados, terão início as obras dentro de 20 dias.
Participaram da solenidade a Prefeita Gilda Maria Kirsch, a Vice-Prefeita Nelsi Lázaro, o secretário de Habitação, Paulo Vianei Goulart, representantes dos bairros e funcionários da secretaria de Habitação.
A prefeita Gilda destacou a importância das construções, o trabalho que está sendo realizado e a alegria de poder contemplar mais cem famílias que estavam aguardando o inicio das obras. Ela também salientou a maneira transparente em que são realizados os sorteios.
Várias reuniões foram realizadas com pessoas que fazem parte do Projeto Apoio Social Educativo às Famílias (ASEF), um trabalho que atende mais de 1300 famílias no município de Parobé, com a Rede de Proteção Básica.
O Objetivo desse projeto, segundo os organizadores, é oferecer as famílias um espaço de orientações e informações através de grupos, que são orientados por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social. Esses grupos são coordenados pela a Assistente Social, Fabíola Ahlert Schlabitz. As reuniões ocorreram na última semana do mês de maio em vários bairros do município. Os participantes são pessoas que fazem parte do Programa Bolsa Família. Os trabalham visam dar uma formação sustentável às pessoas para que elas possam desenvolver atividades que tragam no futuro a emancipação econômica de cada um. São ao todo nove grupos, que participam periodicamente das reuniões sempre com palestras importantes, que visam trazer esclarecimentos visando dar o apoio necessário para todos.
Nesta oportunidade a parceria foi realizada com o Conselho Tutelar de Parobé, órgão que compõe a Rede Sócio Assistencial, quando todos os Conselheiros contribuíram de forma articulada para o melhorar o entendimento das famílias à respeito do Papel do Conselho Tutelar junto a comunidade, bem como suas funções enquanto encaminhadores dos casos atendidos para as Políticas Públicas de atendimento da crianças e do adolescente, como Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura, esporte, Lazer, etc.
Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social de Parobé, Angela Pandolfo, este Projeto constitui em um espaço privilegiado de aproximação das famílias usuárias, bem como destaca a possibilidade de estabelecer parcerias como foi realizada com o Conselho Tutelar “para que possamos cada vez mais reforçar e valorizar as Redes de Proteção”.
Obra inaugurada este ano no município foi usada como exemplo na apresentação
A prefeita Gilda Maria Kirsch e a vice-prefeita Nelsi Lazaro, acompanhadas de um grupo de 80 pessoas, o maior número de representantes de um município, marcaram presença no lançamento da Consulta Popular 2009/2010 em Três Coroas, dia 9। Na ocasião, o representante do governo do estado, o secretário Celso Bernardi, da Secretaria de Relações Institucionais apresentou a prestação de contas de consultas anteriores e as regras gerais para a próxima consulta popular.Confirmada para dia 5 de agosto, nos 496 municípios gaúchos, a Consulta Popular será precedida por assembleias publicas previstas para maio a junho. Em Parobé o encontro preparatório, será coordenado em parceria com Conselho Municipal de Desenvolvimento ( Comude). Conforme o Presidente do órgão do município, Geraldo Antônio Both, a assembleia será marcada após uma reunião com Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Paranhana Encosta da Serra, Delmar Bakes, que será realizada este mês.
Escola do bairro integração, exemplo da Consulta Popular.
Durante a prestação de contas do secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, uma reportagem sobre a inauguração da escola estadual de ensino médio, no bairro integração, foi apresentada como modelo de participação e conquista dos moradores através do programa. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, investiu cerca de R$ 1,3 milhão na construção do préदी A prefeita Gilda Maria Kirsch, acredita que novamente a participação do parobeenses nas urnas será destacada. “Estamos saindo agora de um projeto onde convocamos as pessoas a votarem suas prioridades. O projeto foi em cada bairro, em todos eles, o número de participantes foi excelente. Trabalhar conversado, ouvindo os moradores, sempre traz bons frutos para o município, então já convoco que todos participem dia 05 de agosto ” disse a prefeita.
Durante a solenidade, foi confirmado que para 2009 o Vale do Paranhana terá recursos na ordem de R$ 2.922.029,92, o que representa um aumento de 49,2% em relação a 2008, quando os recursos foram de R$ 1.482.823,78.
Jogos emocionantes e de muita vibração marcaram a primeira rodada da finalíssima do Futsal de Parobé. Foram jogos muito disputados, com vários gols e uma torcida entusiasmada que compareceram no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa, na sexta-feira a noite, dia 12. Nem mesmo sendo o Dia dos Namorados, atrapalhou a presença do público que lotou as arquibancadas do ginásio.
A competição chegou a realização de 63 jogos envolvendo 25 equipes e os jogos apresentaram os seguintes resultados. Pela categoria Feminino a equipe do Sete de Setembro/Marotas não conseguiu repetir as atuações dos jogos anteriores e foi goleada pela equipe do Farmasul pelo placar de 7 a 0. Os gols da equipe do Farmasul foram marcados por: Tassyane, Daniela, Francieli, Bruna (2) e Mariane(2).
Nos jogos da categoria masculina, não faltaram gols e muita emoção.
Pelo Veterano as equipes do Escalas Giovane e Tabajara mais uma vez fizeram um jogo equilibrado e o resultado foi um empate em 5 a 5. Marcaram para o Escalas Jerri, Paulinho, Gilson, Carlos e Ricardo e para o Tabajara Luiz Henrique e Tatinha(4).
Pela categoria livre no confronto entre as equipes do Trevo e Amigos da Ponte/Mafalda num jogo de equilíbrio e muita determinação, acabou com um empolgante empate em 4 a 4. Marcaram para o Trevo Valcir e Julio(3) e para o Mafalda Patric e Marcelo(3).
Com estes resultados, no jogo final da próxima sexta o Farmasul joga pelo empate, enquanto no adulto e veterano, quem vencer leva o título. A Secretaria de Desporto, organizadora da competição, através do secretário, Altair Machado, o Ika, convida a todos para prestigiarem os jogos finais. Ele também lembra a todos, que nos jogos finais o ingresso custará 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão repassados para a secretaria de Assistência Social do Município, e lembra ainda que “Esporte em paz, é saúde e qualidade de vida”.
O Vale do Paranhana terá o I Campeonato Oficial de Xadrez, competição que contará com a participação de Enxadristas dos municípios de Parobé, Igrejinha, Taquara, Rolante e Três “ Iº Campeonato Oficial de xadrez Vale do Paranhana ” é um evento exclusivo para os enxadristas nascidos, trabalhadores ou residentes nesta região tão importante no cenário Gaúcho e Brasileiro. O campeonato tem por finalidade, integrar os municípios nesta modalidade esportiva apontando os “Campeões do Vale do Paranhana de Xadrez” nas categorias ABSOLUTO, JUVENIL(masc/fem), INFANTIL(masc/fem) e MIRIM(masc/fem).
CATEGORIAS:
Mirim(masc/fem até 9 anos de idade), Infantil(masc/fem 10 a 12 anos), Juvenil(masc/fem 13 aos 17 anos)e Absoluto (a partir dos 18 anos). Para fins de categoria, será considerada a idade na data da primeira etapa disputada pelo jogador até o final da competição.
11. TAXA DE INSCRIÇÃO:
Enxadrista residente nos municípios que aderirem ao circuito, não será cobrado taxa de inscrição,desde que seja feita até dois dias de antecedência ao evento em disputa, caso venha a ser feita no dia do evento será cobrado uma taxa de R$. 5,00 (cinco reais). Para os enxadristas de municípios não participantes do circuito, será cobrado uma taxa de R$.20,00 (vinte reais) por etapa participada.
PREMIAÇÃO FASE FINAL:
Apontaremos os CAMPEÕES DO VALE DO PARANHANA nas categorias: ABSOLUTO, CAMPEÃO MIRIM(M/F), CAMPEÃO INFANTIL(M/F) e CAMPEÃO
JUVENIL(M/F), todos com troféus e medalhas.
Apontaremos também os 2ºs e 3ºs colocados nas categorias Absoluto, Mirim(M/F), Infantil(M/F) e Juvenil(M/F) com medalhas.
TROFÉU ROTATIVO será introduzido e ficará de posse definitiva do enxadrista que conquistar o título máximo da competição por três vezes, não sendo necessariamente consecutivos.
O município de Parobé entra na luta contra a Poliomielite no sábado dia 20 de junho, dia D da campanha Nacional, através da secretaria Municipal de Saúde que mobiliza sua equipe de Vigilância em Saúde para vacinar criança com idade até cinco anos. Serão mais de 27 pontos espalhados pelo município que estarão com equipes para realizar a vacinação. Segundo os organizadores a meta é vacinar 4.600 crianças.
Veja os locais de vacinação: nas escolas municipais: Artuíno Arsand, Diniz Martins Rangel, Getúlio Dornelles Vargas, Idalino Pedro da Silva, João Ângelo Pandolfo, João Muck, Jorge Fleck (Morro da Pedra), Leopoldo Frederico Willers, Maria Francisca da Silva, Moisés de Souza Pires, Maltus Krumennauer, Padre Afonso Kist, Noemy Fay dos Santos, Ana Maria Fay dos Santos, Mrieta Melita da Silva, Romilda Sibel Renck, Teresinha Ivone Homem, Escola de Educação Especial Flavia Maria Brito.
Nas Escolas de Educação Infantil; Bairro Alvorada, Nova Parobé, Mariazinha, Vila Nova e Santa Cristina do Pinhal. Nas escolas Estaduais: Engenheiro Parobé, João Mosmann, Adelina da Cunha e Nila Karlito Koetz. Escolas- particulares de Educação Infantil: Anjinho Arteiro, Estrelinha, Azaléia e Chapeuzinho Vermelho. O Horário nas escolas será das 8 as 11 horas. Nos Postos de Saúde Prá-Mamãe, Laranjeiras, Cohab, Vila Nova, Santa Cristina e Morro da Pedra, no Hospital São Francisco de Assis, Praça Primeiro de Maio e Residencial Azaléia, o horário será das 8 as 17 horas e no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa durante o Projeto Governo nos Bairros que inicias as 13 horas.
Mais 15 pessoas da comunidade parobeense aprenderam mais uma profissão oferecida pela Casa do Artesão, desta vez foi o Curso de Pintura e Tingimento em Tecidos. As atividades foram de 6 a 10 de junho com 40 horas/aula de intensas atividades. Esta foi mais uma parceria com Sindicato Rural do Vale do Paranhana e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e teve como instrutora a professora Cleci Bordignom, de Porto Alegre. Segundo Cleci, a turma demonstrou grande interesse, e por isso foi possível cumprir todo o programa estabelecido para cada aluno confeccionar uma peça de trabalho. “Com isso cada aluno pode mostrar o que realmente aprendeu, agora é só praticar e aperfeiçoar seus conhecimentos, pois o primeiro passo foi dado”, destacou a instrutora.
A aluna Maria Betânia Figueira, salientou que o curso foi de grande valia, pois imaginava que seria bastante cansativo por ser de 8 horas diárias, no entanto o horário passou despercebido diante das novidades e incentivo da instrutora, “o curso terminou com gosto de quero mais” enfatizou Maria Betânia. A coordenadora da Casa do Artesão, Nereide Dorneles Abreu, agradeceu a participação de todos e disse que estava realizada pelos trabalhos apresentados. “É inacreditável que em umasemana de curso, se consiga realizar uma exposição de trabalhos tão lindos”. Ela também lembra que este é realmente o objetivo da Casa do Artesão, através da Secretaria de Assistência Social e Administração Municipal, de oferecer condições de aprendizagem para que aspessoas busquem uma nova profissão e assim aumentem a renda familiar.
Novos Cursos
Cursos de Material de Limpeza será realizado nos dias 26 e 27 de junho.
Curso de Artesanato com Palha de Milho, acontece de 22 a 25 de junho. As inscrições estão abertas. Informações Fone: 3953 1065.
A Secretaria Municipal de Educação, atenta aos índices de obesidade infantil apresentados pela Organização Mundial da Saúde, apontados como uma mudança significativa no perfil nutricional vem realizando um trabalho que visa à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância.
As EMEIs do município proporcionam quatro refeições para as crianças durante o dia, atingindo 75% do VET (Valor Energético Total) necessário para cada faixa etária.
A nutricionista responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, Aline Weber, disponibiliza o cardápio semanalmente, priorizando alimentos in natura (frutas e verduras), integrais (arroz integral, massa multigrãos, bolos integrais) e funcionais (aveia, proteína texturizada de soja).
As crianças recebem todos os dias frutas da safra, como abacate, caqui, bergamota, banana, entre outras, e também uma variedade de saladas e legumes, como alface americana, crespa e roxa, espinafre, brócolis, cenoura, beterraba, couve-flor.
As merendeiras são orientadas quanto ao modo de preparo, técnicas de manipulação e higiene dos alimentos fazem esse trabalho com muita dedicação.
Na foto, alunos da EMEI Mundo Colorido (bairro Alvorada), localizada em uma sede nova, contando agora com refeitório e uma ampla cozinha. As crianças recebem no prato todos os alimentos separadamente, assim podendo diferenciar sabores.
A Secretaria de Educação de Parobé proporcionou aos professores das séries iniciais que representam todas as escolas da rede municipal uma capacitação para a escolha do livro didático do 1º ao 5º ano. Na sexta-feira, dia 05 de junho o grupo assistiu a uma palestra na cidade de Igrejinha onde foram tratados temas relacionados a nova sistemática de escolha do livro didático adotada pelo MEC. Já na segunda- feira, dia 08 de junho o mesmo grupo participou de uma palestra em Porto Alegre proferida pelo professor Mestre Max Heatinger intitulada: Sou Professor. As atividades prosseguem no decorrer da próxima semana quando o grupo, após prévia análise pelos demais docentes das escolas municipais, realizará a escolha do livro didático das séries iniciais para o município durante o período letivo 2010/2012.
Segundo a secretária municipal de Educação, Máris Assis, essa proposta tem por objetivo unificar a adoção do Livro Didático para toda a rede com o intuito de valorizar esta importante ferramenta e utilizá-la de forma efetiva.
Projeto governos nos bairros realizou assembleias durante três meses e mobilizou aproximadamente 10 mil pessoas.
Tudo começou em março com a mobilização da prefeitura e das secretarias municipais para realizar o projeto, que teria a missão de ouvir moradores de 44 bairros de Parobé. No último final de semana, aconteceu o encerramento do último núcleo de bairros, e agora começam os preparativos para grande festa popular que ocorrerá dia 20 de junho, com encerramento do projeto e com a escolha da garota Parobé e os vencedores em música e dança do projeto Fazendo Arte.
Ao todo, foram 40 assembleias nos bairros, com a escolha de 171 prioridades e realizadas 44 audiências durante as ações globais, quando a prefeita Gilda Maria Kirsch e vice-prefeita Nelsi Lazaro receberam representantes de todos os bairros do município. “Este foi momento muito importante, pois votado as prioridades, voltamos a conversar sobre os bairros e firmamos e assinamos aqui as ações que iremos realizar para todos os moradores.” destaca prefeita Gilda Maria Kirsch.
O secretário de Gestão e Controle Cláudio Barros, que coordena o projeto junto com representantes de Ouvidora e Associações de Moradores da Prefeitura Municipal de Parobé, Valcir Francisco Moreira e Geraldo Antônio Both, avalia que esta foi uma etapa muito importante do projeto, pois foi possível conhecer todas as necessidades que o município precisa. “Os moradores que participaram solicitaram saneamento básico, quadra de esporte, pavimentação, segurança, uma série de coisas que somente os próprios moradores poderiam dizer e votar ”disse Cláudio Barros.
10 mil pessoas participaram do projeto
O Projeto Governos nos bairros mobilizou 10 mil pessoas entre assembleias, audiências e ações globais. Por isso, um grande público é esperado no dia 20 de junho, quando ocorrerá o encerramento do projeto e a finalíssima dos concursos Garota Parobé e Fazendo Arte. “Somando as inscrições dos dois concursos chegamos 400 participantes nas quatro categorias. Na final teremos 71 candidatas para o Projeto Garota Parobé e 40 no projeto Fazendo Arte” destaca o coordenador de Ouvidoria Geraldo Antônio Both, que lembra que as inscrições para a Rainha da Melhor Idade, ainda estão abertas.
O evento esta marcado para o dia 20 de junho, a partir de 13 horas, no ginásio municipal Décio Francisco da Costa e contará também com uma série de atividades envolvendo todas as secretarias.
Dia 10 junho, quarta-feira, estará na Biblioteca Pública Municipal Érico Verissimo o escritor Paulo Bentancur. Escritor de diversos gêneros, ele participará de um bate-papo com equipe da biblioteca e convidados.
Com livros publicados na Argentina e na Itália, Paulo Bentancur se destaca por escrever livros de diversos gêneros, do infanto juvenil à poesia. O autor já ganhou quatro prêmios Açorianos, um deles para obra “O Menino Escondido”.
O encontro entre o escritor e público acontece na quarta-feira que vem as 10 horas na Biblioteca Pública Municipal Érico Verissimo , situada na rua Fernando Saft,285. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3953-1154.
Mais 600 alunos das escolas municipais que fazem parte da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA) e de esolas da região do Vale do Paranhana, participaram do III Fórum Regional Estudantil de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. O evento ocorreu no Barracão Católico de Parobé, iniciou as 8 horas e teve uma grande programação até as 16h30min do dia 05 de junho.
Participaram da cerimônia, a secretária de Educação, Máris Assis, o secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira, Sabrina Amaral, Coordenadora de Educação Ambiental, Enio Morais, Diretora de Educação, Fabiane Salvador de Lucena, diretor de Meio Ambiente, Flora Zeltzer, coordenadora do Pró-Sinos, diretoras de escolas entre outras autoridades e comunidade escolar, pais e professores.
Segundo os organizadores, durante o dia, foram apresentadas formas de ações conjuntivas que visaram a promoção de um ambiente saudável, e que teve como destaque a Agenda 21na Escola com o tema “Construindo o Diagnóstico Ambiental das Escolas”. Durante a programação foram apresentadas diversas oficinas, entre elas, – Eixo Educomunicação – dividas em: Rádio, TV, Jornal, Publicidade e Eixo Sensibilização – com as divisões que trataram de Trilha da Vida, Trilha Sócio–Ambiental e Pegada Ecológica.
A realização foi da Prefeitura de Parobé através das Secretarias Municipais, de Educação, Meio Ambiente, e COMMEA, CEAP.
A Secretária de Educação, Máris Assis, destacou a importância do Fórum, pelo conteúdo que foi trabalhado e especialmente porque os alunos são porta-vozes do ensino sobre preservação do meio ambiente. “Esperamos cada vez mais fazer com que toda a comunidade se engaje nesse trabalho de preservação do Meio Ambiente” destacou Máris.
Esse evento foi encerramento da Semana de Meio Ambiente, em Parobé, evento que iniciou di 27 de maio foi até o dia 5 de junho.
O frio da noite de 02 de junho não impediu a torcida parobeense de comparecer no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa para prestigiar mais uma rodada de ida das semifinais do Campeonato Municipal de Futsal. Eles foram brindados por muitos gols e belas jogadas em mais uma empolgante rodada com jogos em todas as categorias.
No primeiro jogo da noite, válido pela categoria Veterano a equipe do Escalas Giovane confirmou a expectativa e levou a melhor sob a equipe do Nova Vida. O Escala venceu por 6 x 2 com gols de Ricardo, Gilson, Jerri e Carlos(3), descontando Ivan e Marcelo para o Nova Vida.
No segundo confronto da noite, pela categoria Feminino a equipe do Fluminense venceu a equipe do Sete de Setembro/Marotas também pelo placar de 6 x 2. Marcaram para o Fluminense Cíntia, Larissa e Tamires, com dois gols cada, e o Sete descontou com Loreci e Clenita.
No último jogo da rodada, pelo Adulto a disputa foi equilibrada do inicio ao fim, em jogo de muita movimentação a equipe dos Amigos da Ponte/Mafalda acabou levando a melhor sobre o Prezzi e venceu por 4 a 2. Marcaram para a Ponte Geremaro, Dieison, Patrick e Marcelo, enquanto para o Prezzi marcaram Robson e Renan.
Os jogos de volta entre estas equipes, que definem os primeiros finalistas, ocorrem na próxima sexta feira a partir das 19 horas. As equipes que venceram a primeira partida jogam pelo empate e caso percam o jogo, terá prorrogação.
Na próxima terça feira, dia 09, acontece a definição dos outros classificados para as finais, que ocorrem nos dias 12 e 19 de junho.
Parobé realiza o III Fórum Regional Estudantil de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. O evento ocorre no Barracão Católico de Parobé, dia 05 de junho, sexta-feira, com inicio previsto para as 8 horas e contará com uma vasta programação até as 16h30min.
Segundo os organizadores serão formas de ações conjuntivas que visam a promoção de um ambiente saudável, que estará falando sobre a Agenda 21na Escola com o tema “Construindo o Diagnóstico Ambiental das Escolas”. A entrada será gratuita e aberto à participação de alunos, autoridades, entidades e comunidade escolar. O público alvo, são os participantes das COM-VIDA, em torno de 450 alunos e contará com a participação de escolas de outros municipios da região do Paranhana.
Confira a Programação: as 8horas recepção, 8h30 abertura oficial, 9horas momento conceitual com a realização de oficinas, 9h30 Intervalo, depois segue as oficinas. As 11h15 – Diagnósticos Ambientais, 11h30 – Socialização dos Diagnósticos, 13h30 segue a mesmo programação, com Diagnóstico Ambiental no Grupo B, as 14h50, Aeróbica Ambiental, 15 horas – Socialização dos Diagnósticos, 16 horas – Oficinas e as 16h30 - Encerramento.
A realização é da Prefeitura de Parobé através das Secretarias Municipais, de Educação, Meio Ambiente, e COMMEA, CEAP.
Durante a programação serão realizadas as Oficinas – Eixo Educomunicação – Rádio, TV, Jornal, Publicidade e Eixo Sensibilização – Trilha da Vida, Trilha Sócio–Ambiental, e Pegada Ecológica.
Municipio superou a cidade de Guaporé e foi a que mais mobilizou pessoas na região.
Na semana passada a região do vale do Paranhana foi movimentada pelo dia do desafio. Em Parobé além das atividades físicas, como propõe a organização do projeto, os parobeenses ajudaram o meio ambiente com o plantio de aproximadamente mil mudas de árvores pela cidade, e arrecadação de alimentos e agasalhos.
Nesta semana o SESC (Serviço Social do Comércio), organizador do evento no estado, divulgou os números oficiais, apontado Parobé como ganhador do desafio contra o município de Guaporé. O município do Vale do Paranhana mobilizou 52.13% da população, enquanto a cidade de Guaporé mobilizou apenas 28.14% das pessoas que moram e trabalham na cidade.
Em relação às cidades do Vale do Paranhana, Parobé, foi o município que mobilizou o maior contingente de pessoas na região, com 25.396 participantes. Taquara mobilizou 12.972 pessoas, correspondendo a 24,28%.
Em relação ao Desafio Social, neste ano, Parobé também ficou na frente de Taquara, Rolante, Três Coroas, e Riozinho, quando arrecadou 8.251 quilos de alimentos e 8.012 peças de agasalhos.
A organização do Dia do Desafio no município foi realizada pela Secretarias de Educação, Meio Ambiente, e Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com o SEC.
A RGE entregou, nesta terça-feira (2/6) as obras de eficientização energética executadas no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. A substituição de sistemas de iluminação antigos por outros mais eficientes garantirá uma redução no consumo de 51,69 MVh/ano, o que representará uma economia de R$ 16.634,39 ao ano para a instituição.
As melhorias fazem parte do “Projeto RGE no Hospital”, ao todo, 559 pontos de iluminação foram substituídos por lâmpadas fluorescentes que iluminam de forma mais eficiente e econômica. A entrega da obra com descerramento de uma placa inaugural ocorreu em solenidade que contou com a presença da Prefeita Gilda Maria Kirsch, o executivo de contas da RGE, Breno Plentz, a secretária de Saúde Andréia Eismann, diretor administrativo do hospital, Fernando Branco e a presença de vereadores e autoridades municipais.
Para o Executivo de Contas da RGE, Breno Plentz, a troca do sistema de iluminação representa também cuidado com a natureza “ Essa troca que realizamos aqui pode ser feita em casa também. Além de distribuir melhor a luz o cliente também vai perceber a redução na conta, claro que sempre procurando economizar. Toda ação combatendo os desperdícios, ajuda também a natureza ”. Disse Plentz. ,
Para prefeita Gilda Maria Kirsch a obra no hospital, representa o trabalho inteligente que a RGE vem fazendo com as instituições e nos lares do estado. “A gente sempre tem que procurar fazer o melhor e reduzir as despesas. O hospital economiza e ganha qualidade. Vamos buscar outros projetos e parcerias como esta para nossa cidade”. Destaca a Prefeita
No final foi apresentada uma peça teatral contando histórias, de como surgiu à energia elétrica, e como usar ela de forma racional e sem desperdício.