segunda-feira, 7 de abril de 2008

Idosos


O Grupo de Convivência da Terceira Idade, Unidos da Paz, de Parobé, reúnem-se todas as segundas-feiras, à tarde, na sede da Comunidade Voz de Alerta, para encontros de confraternização, e realização de oficinas de artesanato. São trabalhos de Pinturas, crochê, tapetes, entre outros realizados pelos integrantes do grupo, danças e bricadeiras.
A alegria é a marca registrada dos encontros, todos se divertem, ao ritmo de músicas que são executadas pela dupla, Augusto Sutil Moreira, 67 anos e Terezinha Lopes Simões, 60 anos, que tocam gaita e violão.
Para o integrante do Grupo, Norberto da Costa Leite, de 70 anos, os encontros são muito importantes porque mudaram sua vida, “ graças a Deus estou bem e muito feliz pelas amizades que consegui, isso mudou muito a minha vida, aqui me sinto bem” relata.
Também para Sr. Juvenal Pereira, 61 anos, as reuniões são momentos muito importantes para sua vida, “me sinto muito feliz aqui, tenho companhias, amigos, e somos todos alegres com isso, nos divertimos muito aqui”, destaca.
O grupo é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, segundo a secretária da Pasta, Angela Pandolfo Rambo, também uma vez por mês é realizada uma palestra de orientação, por uma Assistente Social, que trata de assuntos referentes aos direitos dos idosos. Falando de seus benefícios previdenciários, conflitos familiares, carteira de passe livre no transporte coletivo, entre outros assuntos importantes para todos os integrantes do grupo.Segundo Solange Rens, coordenadora desse grupo, o objetivo dessas atividades, é de ajudar os idosos, trabalhando com eles, fazendo com que sintam o valor de suas vidas e a capacidade que têm de tornarem-se pessoas úteis, alegres e felizes, melhorando sua auto-estima. O grupo é composto por 62 pessoas, que fazem intercâmbios de visitas com outros grupos de outros locais e cidades.
Todos esses trabalhos são projetos da administração municipal de Parobé que visa dar uma melhor qualidade de vida a toda à comunidade parobeense.

Nenhum comentário: