quarta-feira, 2 de abril de 2008

Agentes de Saúde mobilizados para evitar a Dengue em Parobé

Os agentes de saúde, juntamente com o pessoal do departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde de Parobé, num total de 22 agentes, estão trabalhando muito para evitar que surja algum foco do mosquito transmissor da dengue, para isso estão fazendo um trabalho preventivo. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Mario Dias, os cuidados básicos ensinam que é preciso colocar areia nos vasos de flores, não deixando água parada em garrafas, pneus e outros recipientes que usualmente ficam nos quintais das casas, além de manter as caixas d´água bem fechada.O trabalho de prevenção da doença é feito constantemente com visitas periódicas em residências, escolas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, sendo mais intensificado em locais de maior foco do mosquito como o cemitério, borracharias e ferros-velhos, locais que são considerados mais propícios para a propagação do mosquito Aedes Aegypti. Segundo a Secretária de Saúde, Andréa Eismann, o objetivo da campanha é manter o controle da dengue, através da conscientização da população com medidas sócio-educativas e orientações para todos os moradores, através do trabalho feito pelos agentes, que vistoriam recipientes com água parada em quintais e em outros locais e prestam informações básicas, como por exemplo, não deixar água parada em vasos de flores e garrafas e deixar caixas d água bem fechadas, além de palestras realizadas em bairros do município.
“É um trabalhos de monitoramento e combate aos criadouros de larvas dos insetos e orientando a comunidade sobre a responsabilidade de eliminar em suas casas e pátios, bem como de ajudarem seus vizinhos a eliminar os criadouros. Estamos com as equipes de PSF trabalhando em conjunto, com esta parceria agindo diretamente em suas micro áreas desenvolvendo juntamente com suas atividades rotineiras o monitoramento das armadilhas (locais onde estão instalados pedaços de pneus onde são coletadas larvas quando houverem, para análise laboratorial), relata Dias.
Reciclagem e Treinamento
Agentes da Fundação Nacional de Saúde , FUNASA, estarão em Parobé de 07 à 11 de abril para ministrar um Seminário de reciclagem e treinamento de todos os agentes municipais para fortalecimento dos trabalhos.
“Temos que ter consciência de que todos têm a responsabilidade sobre este risco da Dengue a exemplo do Rio de Janeiro, o Exercito os Bombeiros e outros tantos parceiros estão nas ruas, não para matar os insetos, mas para entrar nos lares e chamar a atenção para o que deve ser cuidado, os criadouros de água parada que desenvolvem os insetos. Tendo como parceiros a população e empresariado dos agentes de saúde, para que possamos vencer esta batalha” destaca Dias.

Nenhum comentário: