quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mais de sete mil e quinhentos alunos voltaram às aulas


Mais de sete mil e quinhentos alunos da rede municipal de educação do município de Parobé voltaram às aulas no último dia 18.
Parobé conta com uma grande comunidade de estudantes, desde as escola infantis até as do Ensino Fundamental. O município conta com vinte escolas de Ensino Fundamental, uma do Núcleo de Educação para Jovens e Adultos de Parobé (NEJAP), uma de Educação Especial e cinco de Educação Infantil, onde trabalham e torno de 600 professores.Para os alunos do fundamental as atividades começaram no dia 18, com a abertura oficial do ano letivo em todas as escolas municipais.
Em preparação aos professores para o inicio do ano letivo, foram realizados dois momento importantes, um para as Escolas de Educação Infantil, com um seminário realizado na sede do TDG Querência Azaléia, no dia 07 de fevereiro, com temas sobre os Primeiros Socorros na Infância, ministrado pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Gilmar Correa Dias e o segundo tema do dia foi Infância e Inclusão, ministrado pela professora Joana D´arc Wittmann.
O outro ocorreu na Sociedade Esportiva e Recreativa Parobé, para os professores do Ensino Fundamental, no dia 15 deste mês, quando os professores participaram do seminário ministrado pelo Professor Daltro Lenner Monteiro, de Caxias do Sul, que teve como tema “Stress a Favor do Professor”.
Para o Secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, foram momentos marcantes, que serviram para aprender coisas importantes, confraternizar e para as boas-vindas aos profissionais da educação.
Segundo a Secretaria de Educação as vagas foram preenchidas satisfatoriamente tanto para os alunos da educação Infantil, como aos do ensino fundamental.

8ª FEIRA DO LIVRO DE PAROBÉ SERÁ DE 06 A 09 DE MARÇO


A Prefeitura Municipal de Parobé, através da secretaria municipal de Educação realizam de 06 a 09 de março, a 8ª Feira do Livro de Parobé, a organização será em parceria com Arte Sesc – Cultura por toda parte.
O tema desta edição será “A magia das artes”, e as patronesses homenageadas serão Rackel Ferreira da Fonseca Tambara e as professoras Marina Vieira Basei e Leila Silvana Alia Gil.
A solenidade de abertura acontece no dia 06 de março às 19h30 e, logo após, às 20horas, a Banda Municipal fará uma apresentação.
Na feira, serão disponibilizados oito livreiros, recanto da leitura, espaço organizado pela Biblioteca Pública Érico Veríssimo e ainda a Ciranda Literária, local para a contação de histórias (veja abaixo a programação completa).
A Feira do Livro de Parobé, direcionada a estudantes e à comunidade em geral, acontecerá na Rua Coberta – Praça 1º de Maio, das 9h às 20h, na sexta-feira, sábado e domingo.
PROGRAMAÇÃO:
06 de março – quinta-feira: 19h30 – Solenidade de Abertura
20h – Apresentação da Banda Municipal
07 de março – sexta-feira: 09h – Bate-papo com o escritor Caio Riter.
Apresentação do espetáculo teatral “As barbas do menino” – Grupo Luz e Cena
10h30 - Bate-papo com o escritor Caio Riter.
Apresentação do espetáculo teatral “As barbas do menino” – Grupo Luz e Cena 14h – Encontro poético com o escritor Kalunga
Apresentação do espetáculo teatral “Escravos de Jó” – Grupo Luz e Cena
15h30 - Encontro poético com o escritor Kalunga
Apresentação do espetáculo teatral “Escravos de Jó” – Grupo Luz e Cena
19h – Lançamento da Logomarca da Biblioteca Pública Érico Veríssimo
19h30 – Lançamento do livro “Vida e Poesia”, da Patronesse Marina Vieira Basei
20h – Apresentação de espetáculo teatral adulto
08 de março - sábado
08h – Capacitação “Tem contação de histórias na educação” dirigido para professores contadores de histórias e bibliotecários, com Érica e Leila Milhus, na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo.
09h – Apresentação de grupos das escolas do município
10h - Apresentação do espetáculo teatral “Queda de Braço” – Grupo Curto Arte
11h – Bate-papo com o escritor Laerte Santos
14h – Roda de Histórias – Grupo Cataventos
15h – Sarau Literário com a escritora Fernanda Blaya Figueiró
16h – Apresentação do espetáculo teatral “Queda de Braço” – Grupo Curto Arte
17h – Apresentação do espetáculo de mágica “Como num livro aberto” - Eric Chartiot
18h30 – Bate-papo e sessão de autógrafos com o poeta Fabrício Carpinejar
20h – Apresentação do espetáculo teatral “Nós somos mesmo maravilhosas” – Grupo Curto Arte

09 de março - domingo
10h – Bate-papo com o escritor Erni Engelmann sobre a Colonização Alemã
14h30 – Apresentação de grupos das escolas do município
15h - Roda de Histórias – Grupo Cataventos
16h – Teatro de Bonecos “A magia da leitura” – Grupo Quiquiprocó
17h – Bate-papo com o escritor Walmor Santos
18h – Show de danças folclóricas Ana Terra
19h – Encerramento da Feira do Livro

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Parobé फ़ज़ convêनियो कुए बेनेफिकाई पेस्सोअस कॉम प्रोब्लेमा de visão

Uma parceria entre município de Parobé através da Secretaria municipal de Saúde e o Governo do Estado, está proporcionando atendimento em pessoas com problemas de visão, na Clinica da Visão em Novo Hamburgo, que presta atendimento a 30 pessoas por semana naquela Instituição para atendimento oftalmológico.
O programa, em funcionamento desde o inicio do ano, já realizou exames em mais de 100 pacientes. Lá são realizadas consultas, exames e procedimentos, nas pessoas com problemas de visão.
As consultas são agendadas na Secretaria de Saúde de Parobé, que faz uma vez por semana o transporte dos pacientes para receberem o atendimento.
Segunda a secretária municipal de Saúde de Parobé, Andréa Veimann, esse projeto vem atendendo a demanda no município. “Estamos atendendo as pessoas com mais agilidade e qualidade, pelo ótimo atendimento dos profissionais que atendem na Clínica”, destaca.

Prefeitura Municipal Parobé reúne beneficiados com programa habitacional

Em torno de 500 pessoas interessadas em adquirir sua casa própria, participam de uma reunião com a prefeita Gilda Maria Kirsch, a diretora de Habitação, Clenir Morlin e a diretora de Planejamento, Paula Tatiana Henemann, para tratar de assuntos referentes Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH). O programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Parobé com os Ministérios das Cidades e Fazenda, e vem para beneficiar pessoas de baixa renda. O evento ocorre no CTG Sangue Nativo a 19 horas do dia 28 de fevereiro, quinta-feira.
Segundo a prefeita Gilda Maria Kirsch (PTB), o projeto irá beneficiar 500 famílias que já estão inscritas, porém enfatizou a necessidade de complementações e alterações de cadastros para serem consultados pela Caixa Federal para posterior assinatura do Convênio.
Na ocasião serão debatidos e explanados os procedimentos do projeto e como deverá ser executado em todos os detalhes sobre a construção das casas que foi aprovado para famílias que já possuem terreno. Eles receberão o material para construir casas de alvenaria de 42 m².

Último dia para o desconto do IPTU em Parobé

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) de Parobé, que optarem por pagar em cota única e obterem o desconto de 10%, o último dia é amanhã, 28 de fevereiro.
Quem optar por parcelar o pagamento, poderá fazê-la em até 03(três) parcelas iguais, que vencerão, respectivamente nas seguintes datas: 31/03/2008, 30/04/2008 e 31/05/2008, as quais serão corrigidas pelo IGPM, porém sem usufruir de descontos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Termina quinta-feira inscrições para soberanas do Festejando Parobé

Encerra na próxima quinta-feira as inscrições para soberanas do Festejando Parobé, Rainha e duas Princesas. As candidatas interessadas em participar do concurso devem procurar a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, que fica na Praça 1º de Maio, no Centro da cidade. O horário de atendimento é das 12h30min às 18h30min. No local está disponível o regulamento do concurso.
O evento de escolha das soberanas deve ocorrer no dia 16 de março, na Rua Coberta da própria praça.

Parobé terá Feira de Artesanato na Semana Santa

A Prefeitura Municipal de Parobé através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer estará realizando de 17 à 22 de março, na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio, a Feira de Artesanato de Páscoa. Serão em torno de 20 produtores que estarão expondo.
Segundo a secretária da pasta, Candida Regina Schuck, o objetivo da feira é mostrar ao público e à comunidade os produtos artesanais de ótima qualidade que são produzidos em Parobé e dar oportunidade aos produtores de colocarem seus trabalhos à disposição da população. O horário de atendimento será das 08 as 20 horas.

Parobé terá Feira de Artesanato na Semana Santa

A Prefeitura Municipal de Parobé através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer estará realizando de 17 à 22 de março, na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio, a Feira de Artesanato de Páscoa. Serão em torno de 20 produtores que estarão expondo.
Segundo a secretária da pasta, Candida Regina Schuck, o objetivo da feira é mostrar ao público e à comunidade os produtos artesanais de ótima qualidade que são produzidos em Parobé e dar oportunidade aos produtores de colocarem seus trabalhos à disposição da população. O horário de atendimento será das 08 as 20 horas.

Parobé irá realizar a 10ª Feira do Peixe de 19 à 21 de março


Ocorre de19 a 21 de março a 10ª Feira do Peixe em Parobé, o evento será realizado na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio. Segundo o secretário de Agricultura de Parobé, Nilvo Maggione, estarão à disposição dos consumidores em torno de oito toneladas de peixes, das espécies, Tilápia, Carpas, Húngara, Prateada e Capim, entre outros, com preços bem acessíveis ao consumidor. A feira é uma realização da Prefeitura Municipal de Parobé em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Piscicultores, Secretaria de Saúde-Vigilância Sanitária e Emater e apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer.
A abertura oficial ocorre dia 19 de março às 08 horas e o encerramento será dia 21 as12 horas. O Horário de atendimento ao público será os seguintes: 19/03, das 08 às 22 horas, 20/03 das 08 às 22 horas e dia 21/03 das 08 às 12 horas. Também estará funcionando d junto com a Feira do Peixe, a Feira do Produtor Rural, com produtos coloniais de diversas qualidades.

PETI 2008 reinicia as atividades em Parobé



O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Parobé que é realizado na localidade de Santa Cristina do Pinhal, com 90 crianças que fazem parte daquele núcleo, irá reiniciar suas atividade em 2008, no dia 03 de março, as 8h30, com café da manhã e depois o inicio das atividades.
Segundo Fabíola Ahlert Schlabitz - assistente social e coordenadora do PETI, no município, nos meses de janeiro e fevereiro foram realizados os recadastros das famílias, as matrículas das crianças, planejamento de todas as atividades para o ano de 2008, bem como melhorias, reformas no espaço físico do projeto. O programa é uma parceria entre o Governo Federal e o Município de Parobé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Prefeitura de Parobé adquire Veículo para a Saúde

Com a intenção de oferecer melhores condições de transporte na saúde, a Administração Municipal de Parobé, adquiriu um novo veículo para o transporte, visando atender a demanda, que executa o transporte de pessoas para receber atendimento médico em Porto Alegre.
A aquisição, trata-se de um veículo Fiat Ducato Mini Bus, 0 Km, com 16 lugares, para a Secretaria Municipal de Saúde, que irá auxiliar nos serviços da saúde pública do município.
O veículo foi conseguido através de projetos da administração municipal, que participou de Pregão Presidencial, junto ao Ministério da Saúde em Brasília, que liberou a verba, que junto com a contrapartida do município somou R$ 86 mil, para a concretização da compra.
O Fiat Ducato Mini Bus, foi entregue para a Prefeita Gilda Maria Kirsch, e o diretor de Saúde, Luiz Carlos da Silva, entre outras autoridades, que participaram do ato, no dia 22 de fevereiro, sexta-feira às 16 horas no largo da Prefeitura de Parobé.
Segundo a Prefeita Gilda, ele irá contribuir para proporcionar transporte seguro aos pacientes e melhorar as condições de atendimento à população que precisa de deslocamento para Porto Alegre, a fim de receber atendimento médico, exames e consultas.
Na oportunidade a Prefeita Gilda Maria Kirsch, lembrou que desde o início da sua gestão, a frente a administração municipal, já adquiriu vários carros para a saúde, entre eles, ambulâncias, automóveis, vans e microônibus, para ajudar no atendimento aos pacientes, e agora, o setor contará com mais um veículo para ajudar nesse serviço. “É importante oferecer não apenas agilidade, mas também qualidade, essa é a nossa maior preocupação, sempre com o bem-estar da comunidade, buscando dar a eles uma melhor qualidade de vida”, concluiu a prefeita Gilda.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Prefeita de Parobé empossa o Comsep e Cria Fumsep



Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 07, na sede do Sindicato da Indústria do Calçado de Parobé, Sindacap, a cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Segurança Pública – Comsep e a Criação do Fundo Municipal de Segurança Pública – Fumsep. Participaram do evento as seguintes autoridades, a prefeita Gilda Maria Kirsch, o Presidente da Câmara de Vereadores de Parobé, Idamir Antonio de Moraes, o Vice-Prefeito, Manoel Nunes Teixeira, secretários e diretores municipais e representantes da comunidade. A prefeita Gilda Maria Kirsch assinou a Lei Municipal nº 2581/2007, nomeando e empossando os integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública, que são os seguintes: Representante da Secretaria Municipal de Gestão e Controle, titular, Cláudio José Vitt Barros, suplente, Vinícius Felippe. Representante da Secretaria Municipal de Educação, titular, Máris Elinete de Assis, suplente, Maria Elisa de Oliveira, Representante da Secretaria Municipal de Saúde, titular, Andréa Cristine Eismann, suplente, Luiz Carlos da Silva, Representante da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Divisão de Transportes, titular, Edson João Staudt, suplente, Ricardo Juarez dos Santos, Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, titular, Geazi Lemmermeier Antunes, suplente, Jair dos Santos, Representante do Conselho Tutelar, titular, Andréia Lucia Rosenau, suplente, Carla Regina Dornelles, Representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, titular, Ângela Maria Pandolfo Rambo, suplente, Cláudia de Cristo, Representante do Conselho Municipal do Idoso, titular, José Erani Alves de Souza e suplente Júlio Schuster, representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública -Consepro- Titular, João Nadir Pires, suplente, Gaspar de Mello Mering, representantes da Subseção da OAB, titular, André Mogetti, suplente, João de Deus Cardoso da Silva, representantes de Entidades Civis sem Fins Lucrativos, titular, Jaime Luiz da Rosa, da Casaa da Criança, suplente Paulo César Ribeiro da Silveira, Representante da Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, titular, Rosnei Alfredo da Silva, suplente, Sandro Guilherme da Silva, Representantes de Associações Comunitárias,titular Rosane Enderle, suplente, Valcir Francisco Moreira, titular, José Valdinei Cardoso, suplente, Anildo Schmitt, representantes de Entidades Religiosas, titulares, Pr. Isaque Saletti dos Santos e Pr. Jorge Adão Machado, Suplentes, Pr. Jesus Vieira Vilande e Pr.Haroldo Barcellos.
O Conselho terá algumas funções, como de representar o Município junto aos Órgãos responsáveis pela Segurança Pública, Estadual e Federal;
- Propor, às autoridades competentes, medidas que objetivem a prevenção e a repressão dos delitos praticados em Parobé;
- Analisar e sugerir medidas para a elaboração da política municipal de segurança pública;
- Zelar pela efetivação de ações voltadas para a prevenção da violência e para o combate à criminalidade;
- Gerir, fiscalizar, acompanhar e avaliar a aplicação de recursos e o desempenho dos programas e projetos financiados pelo Fundo Municipal de Segurança Pública – FUMSEP;
- Realizar as diligências necessárias ao esclarecimento de dúvida quanto à correta utilização de recursos do FUMSEP por parte das entidades beneficiárias , entre outras funções.
Os recursos do FUMSEP podem ser utilizados, mediante convênios, em projetos de entidades públicas municipais, estaduais e federais; de entidades privadas sem fins lucrativos ou em organizações não-governamentais, com atuação no Município, que tenham como objeto a atuação na prevenção e no combate à violência e à criminalidade, podendo ser estendido ao atendimento a famílias e indivíduos em situação de riscoO Conselho Municipal de Segurança Pública tem por finalidade apoiar as políticas dos órgãos públicos,Brigada Militar e Polícia Civil e ações da sociedade civil, voltadas à segurança do cidadão parobeense, além de representar o Município junto aos órgãos responsáveis pela segurança pública em todos os níveis políticos; propor as autoridades de segurança pública a adoção de medidas para a prevenção, repressão e resolução de delitos; receber e encaminhar às autoridades competentes denúncias de violação de direitos humanos; promover campanhas de conscientização; levantar dados estatísticos de crimes do município.
O presidente da Câmara, vereador, Idamir Antonio de Moraes elogiou a iniciativa e colocou o Legislativo à disposição do conselho para qualquer colaboração. A prefeita, Gilda Maria Kirsch, destacou o momento histórico da instalação do Conselho, assegurando que ele terá importante participação na melhoria da segurança pública dos cidadãos. Também destacou outras ações da Prefeitura, e que o Conselho não irá interferir em nada no Consepre, será um parceiro para colaborar na s questões da segurança no município. Nesse setor, a comunidade terá a oportunidade de interagir com as entidades constituídas, ajudando espontaneamente com valores de R$ 10, 15 ou 20, que serão depositados em uma conta que está anexada no Carnê do IPTU.. Ela completa que segurança pública se faz com políticas públicas, através de educação, saúde a inclusão social, como o atual governo municipal vem desenvolvendo.

Palestras Sobre Primeiro Socorros e Educação Inclusiva foram temas na abertura do Ano Letivo em Parobé


A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica côo finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Com esse pensamento a Secretaria Municipal de Educação de Parobé, deu inicio ao ano letivo de 2008, com um seminário realizado na sede do TDG Querência Azaléia, com temas sobre os Primeiros Socorros na Infância, ministrado pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Gilmar Correa
Dias e o segundo tema do dia foi Infância e Inclusão, ministrado pela professora Joana D´arc Wittmann. Os trabalhos iniciaram as 8horas com café e seguiram-se até as 17 horas e contou com a presença de professores, merendeiras e funcionários da Secretaria de Educação. Também contou com a presença da prefeita Gilda Maria Kirsch, do Secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, de Diretora de Educação, Máris Assis, entre outras autoridades.
Holanda, destacou a importância de parcerias para melhorar a educação,”é um momento especial nesse inicio do ano letivo para a educação infantil, pois somos responsável pela personalidade das crianças e os professores tem um papel importante para o futuro delas” lembra.
A prefeita Gilda, elogiou o trabalho da Educação no município e lembrou que o trabalho dos professores é de suma importância para o sucesso do ano letivo em Parobé. “ É preciso dialogo, união e determinação para termos um resultado positivo e um ano letivo muito produtivo, qualidade pra isso, nosso professores têm”, disse a prefeita.
O Soldado Egidio, destacou seu trabalho e experiências no atendimento aos primeiros socorros e prestou orientações para todos os presentes em como enfrentar situações que necessitem de primeiros socorros, para evitar maiores seqüelas aos acidentados.
A professora Joana D´arc, lembrou suas experiências que estão sendo realizadas e a importância da educação inclusiva nas escolas municipais e destacou o trabalho excelente que está sendo realizado em Parobé, com o apoio da prefeita Gilda Maria Kirsch e do secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda.
Em Parobé as aulas iniciam para a Educação Infantil no dia 12 de fevereiro e para os alunos de educação fundamental e ensino médio, o inicio será no,próximo dia 18.

Soberanas do XI Festejando Parobé

As inscrições para a escolha da Rainha e Princesas do XI Festejando Parobé, que comemora os 26 anos de emancipação política do município, continuam abertas até o dia 28 de fevereiro. As interessadas deverão comparecer na Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, na Praça Primeiro de Maio, no horário das 12h30 as 18h30. O regulamento está disponível no local.
A escolha das soberanas ocorre no dia 16 de março na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio, a partir da 18 horas.
Maiores informações pelo fone: 3543 1696.

Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira comemorou 17º aniversário em Parobé

Nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, sendo que os primeiro três encontros foram à noite e no domingo durante o dia, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Ministério de Madureira de Parobé, comemorou 17 anos de fundação no município e o Pastor Isaque Saletti dos Santos, 14 anos de pastorado, que foram comemorados pelas muitas vitórias alcançadas, no decorrer desse tempo. As celebrações contaram com as participações dos pastores Camilo Figueiredo, do Rio de Janeiro e Pastor Ismael Alves, de São Paulo, além do Coral Sheknah, de Parobé e lançamento do CD da Cantora Keila, também esteve presente a cantora Cláudia Franco, de Santa Catarina, e a dupla Júlio Cesar e Marlene, vindos de São Paulo, eles que têm mais de 20 anos de sucesso no meio evangélico.
O início de tudo aconteceu há dezessete anos atrás, quando foi fundada a primeira congregação, passaram diversos pastores até que há quatorze anos assumiu como presidente o Pastor Isaque saletti dos Santos, que através de seu trabalho ampliou o campo de Parobé que abrangem mais de dez cidades no Rio Grande do sul e duas em Santa Catarina. “Então, começamos um trabalho na cidade, com poucos membros, que aos poucos foram crescendo em números, hoje temos uma das maiores igrejas do Rio Grande do sul” comento o Pastor Isaque.
A Campanha “Aviva Parobé”, reuniu milhares de pessoas nos quatro dias de festa, que começou com cultos nos dias 14 e 15 na Igreja Sede no Bairro Guarujá e nos dias 16 e 17 foram realizados no ginásio do Caic. Diversas caravanas de outras cidade estiveram presentes, como também a prefeita Gilda Maria Kirsch e o secretário de Gestão e controle Cláudio Barros, e representantes da Associação de Pastores, entre eles, seu presidente, Pr. Jesus Vieira Vilande, e membros da Diretoria, o Pr. José Pôncio e Pr. Haroldo Barcellos.
Segundo os organizadores do evento, Deus abençoou de maneira especial, houve um avivamento, muitas pessoas foram renovadas e milagres aconteceram.

Prefeita de Parobé consegue recursos para obras no município

A prefeita municipal de Parobé, Gilda Maria Kirsch, participou de reunião na REDUR /Caixa Federal de Novo Hamburgo, dia 13 de fevereiro, com o Gerente Regional, Plínio Graef, quando tratou sobre projetos de obtenção de recursos Federais, através de diversos Ministérios, tendo a Caixa Econômica Federal como órgão executor e destinador e com a contrapartida o Município de Parobé.
O valor total de recursos empenhados para o Município de Parobé são de R$ 11.942.500,00 (onze milhões e novecentos e quarenta e dois mil e quinhentos reais), que somados a uma contrapartida do município de R$ 2.388.500,00 (dois milhões e trezentos e oitenta e oito mil e quinhentos reais), perfazem um total de R$ 14.331.000,00 (quatorze milhões e trezentos e trinta e um mil reais), que serão destinados para as seguinte ações: recuperação de estradas, construção de centro e eventos turísticos, vila olímpica (esporte e lazer), equipamentos para feira do produtor rural, melhorias habitacionais (construção de casas, esgoto pluvial, pavimentação, esgotamento sanitário e abastecimento de água) para famílias de baixa renda do Município de Parobé.
Confira no quadro o resumo de investimentos que serão realizados no Município de
Parobé:, R


Especificação
Ministério
Valor União R$
Prefeitura de Parobé R$
Valor total R$
1
Recuperação de estradas
Agricultura
75.000,00
15.000,00
90.000,00
2
Construção de Centro de Eventos
Turismo
97.500,00
19.500,00
117.000,00
3
Construção de Vila Olímpica
Esporte
2.000.000,00
400.000,00
2.400.000,00
4
Estrutura esportiva e lazer - Pista de Skate.
Esporte
80.000,00
16.000,00
96.000,00
5
Equipamentos para Feira do Produtor
Desenvolv. Agrário - MDA.
40.000,00
8.000,00
48.000,00
6
FNHIS - Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social
-Urbanização /Assentamentos
Cidades - Secretaria Nacional de Habitação.
9.650.000,00
1.930.000,00
11.580.000,00

Valor total Geral R$

11.942.500,00
2.388.500,00
14.331.000,00

Todos os projetos e investimentos destinados ao Município de Parobé, foram possíveis, devido ao intenso e perseverante trabalho realizado pela prefeita municipal, junto aos diversos Ministérios da União, na busca de recursos em Brasília, bem como ao trabalho realizado pela administração municipal, junto e à Caixa Econômica Federal, que é a instituição financeira, analisadora e repassadora dos recursos ao Município.
A prefeita Gilda salienta o importante apoio do Ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, da Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães e da Supervisora da Gidur / Caixa Federal, Fernanda Capellini. Os investimentos proporcionarão melhoria da qualidade de vida e prevenção em saúde para população.

Atividades Esportivas no Município de Parobé Iniciam em Março

A Secretaria Municipal de Desporto e Lazer de Parobé, através da Divisão de Desporto e lazer está iniciando as atividades esportivas no município em várias modalidades com a abertura das inscrições para os interessados.
Escolinhas
Estão abertas as inscrições para as atividades esportivas das escolinhas do Município, tanto de futebol de campo, quanto no futsal. Interessados deverão comparecer junto ao Ginásio Municipal para fazerem suas inscrições.
As atividades terão inicio no próximo dia 03 de março.
Este ano, no ginásio Municipal, além do futsal para meninos nascidos entre 1993 e 2002, a divisão de desporto deverá desenvolver um dia por semana as modalidades de futsal feminino, voleibol e handebol.
Os organizadores solicitam aos pais que conversem com seus filhos para decidir onde as crianças iram participar das atividades, buscando evitar que as mesmas troquem de turma durante o ano.
É importante lembrar que as crianças deverão estar freqüentando as aulas e que deverão ter um rendimento escolar satisfatório para permanecerem nas escolinhas.
Campeonato Juvenil de Futebol de Campo
Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal Juvenil que deverá iniciar na segunda quinzena de março e se estender até o mês de maio. Interessados em participar da competição deverão comparecer no Ginásio Municipal para retirarem a ficha de inscrição.
A divisão de Desporto espera contar com todas as equipes que participaram da competição em 2007.
Futsal Livre, Veterano e Feminino
Também já está em fase de planejamento o Municipal de Futsal. As fichas de inscrições poderão ser retiradas a partir do dia 21 de fevereiro, quinta feira próxima. A idéia dos organizadores é
desenvolver a competição nas categorias força livre, veteranos e feminino, a partir do inicio de abril e terminando na primeira quinzena de junho.

Palestra marca início das aulas na rede municipal de ensino de Parobé


Nesta sexta-feira (15), os professores da Rede Municipal de Ensino de Parobé começam a se preparar para o início do ano letivo. Ás 8h, na Sociedade Esportiva e Recreativa Parobé os professores do Ensino Fundamental reuniram-se para participar do seminário ministrado pelo Professor Daltro Lenner Monteiro, de Caxias do Sul, que teve como tema “Stress a Favor do Professor”.
Professor Daltro se destaca pela sua oratória emocionante, bem humorada e energética, inspirando as pessoas a desenvolver seus talentos e habilidades e seus potenciais para alcançar as metas pessoais, profissionais e empresarias.
Ele falou da importância de Atitudes positivas, de buscar aprender mais, só, não erra quem não faz, evitar deixar pra depois, parar de reclamar, sonhar alto entre outros tópicos importantes para evitar o stress.
Participaram do encontro a prefeita Gilda Maria Kirsch, o secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, a Diretora de educação Máris Assis, Secretária de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo, Secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira, e a diretora de Maio Ambiente, Sabrina Fetter, diretores, coordenadoras pedagógicas e cerca de 500 profissionais da educação, entre professores e outros.
A prefeita Gilda Maria Kirsch falou sobre a importância da educação básica e fundamental na vida das crianças e dos adolescentes para construção da vida adulta e profissional. “Estou muito feliz e orgulhosa de poder estar aqui hoje. No atual cenário globalizado em que vivemos, pais e mães saem para o trabalho e muitas vezes é do professor que as crianças e jovens vão receber sua quase total educação”, comenta Gilda, acrescentando que a escola tem um papel fundamental no crescimento individual de cada ser humano. “A tarefa do professor é extraordinária, incomparável e insubstituível a qualquer tecnologia”, declarou Gilda. A prefeita fez um apelo aos professores, solicitando ainda mais dedicação e paciência para com os alunos e agradeceu pelo trabalho desenvolvido pela classe, e lembrou que a prefeitura investe 45% do orçamento em educação para dar aos alunos as melhores condições de aprendizado.
O Secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, agradeceu e elogiou os professores. “Desejo que este seja mais um ano repleto de conquistas, como foi o ano de 2007. A educação é o caminho para uma sociedade mais humana e mais justa e igualitária”, considerou Holanda, que fez ainda um balanço sobre as importantes conquistas de 2007, ressaltando que o ano de 2008 será marcado por muitas novidades. ”Queremos cada vez mais qualidade na educação, para isso qualificamos nossos profissionais, para que a comunidade escolar tenha o melhor nessa área em nosso município”, destacou o secretário.
Parobé conta com vinte escolas de Ensino Fundamental, Uma do Núcleo de Educação para Jovens e Adultos de Parobé (NEJAP), Uma Especial, e cinco de Educação Infantil, mais de oito mil alunos e em torno de 600 professores, só na rede de ensino municipal.Para os alunos as atividades começaram no dia 18, com a abertura oficial do ano letivo em todas as escolas municipais.

Primeiro Encontro de Merendeiras de Parobé


A Secretaria Municipal de Educação de Parobé, através do Setor de Merenda escolar, promoveu na tarde do dia 15, na Secretaria de Educação, o primeiro encontro de merendeiras, quando reuniu cerca de 60 funcionárias da rede pública de ensino.
Segundo a Coordenadora da Merenda Escolar do município de Parobé, Marli Koch, o objetivo foi uma confraternização para dar boas vidas as profissionais, em busca de ter um ano de trabalho com muita harmonia. Também segundo Marli, sérvio para relembrar as regras normais da cozinha, específicos para merendeiras e auxiliares. Foi um trabalho em grupos para tratar de assuntos básicos sobre o dia-a-dia nas cozinhas das escolas de Parobé.
Este ano as merendeiras participarão de cursos de capacitação em áreas divididas por região do município, para que elas tenham um melhor aproveitamento, e com isso ser possível conceder para os alunos uma alimentação adequada, tanto para as Escolas Infantis, como para as do Ensino Fundamental.
As profissionais que trabalharão como nutricionistas são a Marilin Haack e Aline Weber.
Segundo Marli, entre os tópicos abordados na palestra da tarde, esteve, a qualidade da merenda, o cuidado com o manuseio e armazenamento dos alimentos, limpeza da cozinha e dos utensílios e a prevenção a acidentes de trabalho.
A coordenadora lembrou também da qualidade da merenda escolar em Parobé, “não é um simples lanche, mas uma refeição completa, com alimentos nutritivos e integrais para as nossas crianças” diz. Segundo o secretário municipal de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, é determinação da prefeita Gilda que os alunos das escolas públicas parobeenses tenham sempre uma refeição saborosa e nutritiva. “Esse encontro foi importante, tanto para melhorar ainda mais a qualidade da merenda servida, como também para motivar as merendeiras, que com os novos conhecimentos repassados poderão realizar um serviço ainda mais qualificado”, Lembrou o secretário Holanda.

A Casa do Artesão de Parobé oferece vários cursos à comunidade

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Parobé, através da Casa do Artesão estão oferecendo cursos de artesanato para aproximadamente 253 pessoas da comunidade, que estão matriculadas e participando das atividades. São vários cursos oferecidos, como Pintura em Tecido, Crochê, Técnicas em MDF, Colares de Macramé, Bicuit, Bordados em Pedraria, Ponto Cruz. Os trabalhos são realizados nos turnos da manhã, tarde e noite, das 08 às 21 horas.
As pessoas que tiverem interesses de participarem dos cursos ou de associarem-se na Associação dos Artesãos de Parobé, deverão ir até a Casa do Artesão, na Rua Vera Cruz, ao lado do Ginásio Municipal, ou ligar para o fone: 39531065. As matrículas estão abertas para cursos que iniciarão no mês de março, entre eles, Cursos de Pintura em Tecidos, Pintura em Tela, Decoupagem em latas, Formação de Cadeira de Praia, Coelhos de Páscoa, Bordados em Chinelos, Anéis.
Já no mês de abril, haverá cursos de Corte e Costura Feminino, pela segunda vez realizado em parceria, entre a Casa do Artesão, Sindicato Rural do Vale do Paranhana e Senar.
Nas quintas-feiras estão sendo atendidas as pessoas que fazem parte do Bolsa Família, para elas são oferecidos quatro cursos nesse dia, oportunizando a estas adquirirem habilidades de artesanato, de acordo com o desejo de aprendizagem. Segundo Nereide Dornelles Abreu, coordenadora da Casa do Artesão, esta é a forma que administração municipal encontrou para oportunizar as pessoas de baixa renda a desenvolverem seu potencial aprendendo uma profissão que passa gerar renda.
A coordenadora convida a comunidade parobeense para irem visitar a Casa do Artesão, para verem os trabalhos desenvolvidos.