domingo, 29 de dezembro de 2019

Veja imagens aéreas da duplicação da ERS-239 em Taquara

Confira no vídeo abaixo imagens aéreas da duplicação da ERS-239 em Taquara, inaugurada na última sexta-feira (20), pelo governador Eduardo Leite. O trecho começa no km 52 e vai até o 54,5, com 2,5 quilômetros de extensão, do entroncamento com a ERS-020 até o início da ponte sobre o arroio Tucanos.
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) administra trecho da rodovia (do km 13, em Novo Hamburgo, ao km 88, em Riozinho). A obra, executada pela Dobil Engenharia (contrato via licitação), contou com investimento de R$ 17,1 milhões, oriundos da praça de pedágio de Campo Bom.

Gramado terá Show da Virada e Canela prepara trio elétrico

O Natal Luz de Gramado contará com uma extensa programação para os turistas que passarem o réveillon na serra gaúcha. Além dos espetáculos que já fazem parte da agenda do evento, está sendo preparado um show de fogos com duração de 8 minutos e a apresentação do DJ Jerônimo Tomazelli, que comandará a festa da virada.
Segundo a Gramadotur, responsável pela organização do evento, os fogos serão lançados para emoldurar a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, dois ícones do Centro da cidade
Ainda de acordo com a organização, estima-se que o evento ultrapasse os 250 mil ingressos vendidos para os espetáculos pagos. Para o show da virada, a expectativa é de que 12 mil pessoas acompanhem o espetáculo.
A festa terá início às 16h da terça-feira (31), com Parada de Réveillon no Centro da cidade. A partir das 22 horas inicia o Show da Virada com a banda Show Brasil em frente ao Palácio dos Festivais. À meia-noite acontece a contagem regressiva. Está previsto um show de queima de fogos que deve durar oito minutos.
Segundo a organização do evento natalino de Gramado, os fogos serão lançados para emoldurar a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, na Avenida Borges de Medeiros.
NOVIDADES EM CANELA
O Réveillon em Canela terá novidades nesta 32ª edição do Sonho de Natal. Na noite de 31 de dezembro, a partir das 23 horas, o DJ Rodrigo Beeds comanda o som em frente à Catedral de Pedra. Depois, a partir das 23h30, um trio elétrico anima a festa com a mesma banda que se apresenta antes em Gramado. Em cima do caminhão, a Show Brasil fará a contagem regressiva para saudar a chegada de 2020 e, na sequência, haverá show pirotécnico com queima de fogos de aproximadamente 10 minutos.
PROGRAMAÇÃO EM GRAMADO
Segunda-feira, 30 de dezembro
17h – Trupe de Natal, Vila de Natal
19h – Pianista Lorenzo Rambo dos Santos, Rua Coberta
20h – Show de Acendimento, Palácio dos Festivais
21h – Illumination, Lago Joaquina Rita Bier
Terça-feira, 31 de dezembro
16h – Parada de Natal, Av. Borges de Medeiros
17h – Fritz – O chapéu do Papai Noel, Vila de Natal
19h – Show Especial
20h – Show de Acendimento, Palácio dos Festivais
21h – A Lenda do Bosque de Natal, Expogramado
22h – Programação Especial Réveillon e Show de Fogos
Quarta-feira, 1º de janeiro
16h – Parada de Natal, Av. Borges de Medeiros
17h – Trupe de Natal, Vila de Natal
19h – Candy Bellotto, Rua Coberta
20h – Show de Acendimento, Palácio dos Festivais
21h – Illumination, Lago Joaquina Rita Bier

Governo do RS oficializou redução do ICMS no setor coureiro-calçadista nesta sexta

— A palavra de ordem é competitividade.
Foi com essa declaração que o governador Eduardo Leite iniciou o anúncio feito nesta sexta-feira (27), no Palácio Piratini, sobre o primeiro Pacto Setorial Cooperativo, com o setor coureiro-calçadista, e as mudanças tributárias para este e mais quatro cadeias da economia gaúcha – de microcervejaria, cereais, fabricação de estruturas metálicas e eletroeletrônicos.
— Nada mais é do que nós reconhecermos que o Estado compete com outros Estados e, inclusive, com outros países. Num mundo cada vez mais globalizado, nós dependemos de estar em condições de competir, garantindo a capacidade de aquilo que se produz no nosso Estado possa alcançar outros mercados com menor custo — disse Leite.
Nesse sentido, desde o início do ano, a equipe econômica do governo vinha estudando, além de ouvir e dialogar com representantes de diversos setores, maneiras de garantir equilíbrio concorrencial para as empresas gaúchas. A proposta é gerar melhores resultados para os negócios, fazendo com que permaneçam, voltem ou decidam investir no Rio Grande do Sul.
— O RS está virando uma página da sua história. Estamos tomando as providências para que volte a ser um Estado com um ambiente favorável aos negócios, com as melhores condições para se investir e para que a vocação empreendedora dos gaúchos possa se manifestar, gerando emprego e renda com impactos que serão sentidos por todos os gaúchos. Assim, tornando o RS mais que uma terra de passado, mas uma terra também de futuro — apontou o governador.
Os decretos assinados nesta sexta-feira (foto abaixo) fazem parte do plano do governo que conjuga a modernização da administração tributária e o desenvolvimento e foram consolidadas após várias rodadas de discussões entre setores, governo e participação de parlamentares.
O primeiro Pacto Setorial Cooperativo é com o setor coureiro-calçadista. É um instrumento do programa Receita 2030 – conjunto de 30 iniciativas para modernizar a administração tributária gaúcha na próxima década – para a simplificação, transparência, eficiência e segurança jurídica ao setor no Estado.
A ideia é que ambos os lados trabalhem em cooperação para impulsionar a economia gaúcha. Ao governo caberá, por exemplo, facilitar o ambiente de negócios, estimulando a regularidade fiscal, o combate à pirataria, o consumo da produção gaúcha e criando de mecanismos de autocontrole para eliminar a informalidade e participação no programa Nota Fiscal Gaúcha.
Os empresários se comprometem com compra de cota mínima de matéria-prima de fornecedores locais, investimento na modernização e ampliação do parque fabril adquirindo preferencialmente equipamentos de produtores gaúchos, manutenção e incremento de empregos, entre outros.
— Esse é apenas o primeiro. Novos pactos setoriais serão assinados em 2020. Em todos eles, teremos reuniões periódicas com os representantes dos setores para monitoramento das ações e acompanhamento do mercado de forma geral, afinal, tudo muda a todo momento e o RS não pode ficar à mercê ou para trás novamente — afirmou o secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luis Tonetto.
BENEFÍCIOS CONCEDIDOS
Outros cinco decretos dizem respeito a mudanças pontuais dos cinco setores. A seguir, veja os benefícios concedidos a cada um:
Coureiro-calçadista
Passa a utilizar mesma sistemática tributária de outros Estados, com alteração de tributação. Assinatura do Pacto Setorial Cooperativo com carga tributária na saída de 4% e compromisso mínimo de manutenção/incremento de arrecadação.
Microcervejarias
Também alinha a questão tributária com outras regiões, com pacto cooperativo setorial. Prevê redução da carga tributária no cálculo da Substituição Tributária.
Indústrias de cereais
Busca fortalecer a presença de empresas no Rio Grande do Sul.
Estruturas metálicas
Também busca evitar transferência da industrialização para outras regiões, adequando a questão tributária.
Elétrico e eletrônico
Alinha com tributação com outros Estados, viabiliza competitividade do setor eletroeletrônico no fornecimento de componentes com mesma carga de outras regiões.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

TRE divulga data para nova eleição em Parobé

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negar os embargos de declaração encaminhados pela defesa do prefeito afastado Irton Feller (MDB) em julgamento na noite de terça-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) marcou a data da eleição suplementar do município.
O pleito ocorrerá no dia 8 de março do próximo ano. A confirmação veio na tarde desta quarta-feira (18), por meio da assessoria de imprensa da Corte. Além disso, na quinta-feira (19), o TRE-RS publicará a resolução contendo as demais datas para o cronograma eleitoral.
O emedebista, apesar disso, deixou o cargo de prefeito na terça-feira (10), após determinação do juiz eleitoral de Taquara, Frederico Menegaz Conrado. Até a definição do novo chefe do Executivo sair das urnas, quem comandará o município será a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Eliane Nunes (MDB), que desde a última semana tomou posse como prefeita em exercício. Além de Feller, a vice-prefeita Marizete Pinheiro (PP) também está afastada.
A partir deste cenário, os parobeenses elegem no dia 8 de março um prefeito para mandato tampão até o final do próximo ano, ou seja, com duração de pouco mais de oito meses. Afinal, o pleito de outubro – quando serão renovados os cargos do Executivo e Legislativo – transcorrerá normalmente.
A novela jurídica envolvendo a política parobeense iniciou ainda durante a campanha eleitoral de 2016. Irton Feller teve as contas rejeitadas quando presidiu a Companha Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), no ano de 2016. Com base nisto, teve o registro de candidatura questionada pela coligação liderada pelo PDT no pleito passado. O Tribunal Regional Eleitoral negou o registro a Feller, mas o emedebista acabou eleito.
Só que em função do imbróglio, Feller não tomou posse como prefeito em 1º de janeiro de 2017. E apenas em agosto do ano passado, ou seja, em 2018, assumiu o comando do Executivo. Por meio de decisão do juiz eleitoral de Taquara da época, Rafael Peixoto, negou a impugnação e deferiu o registro ao emedebista. Possibilitando que ele assumisse a prefeitura naquele momento. Neste meio tempo, a prefeitura ficou sob a responsabilidade do vereador Moacir Jagucheski (Cidadania), então presidente da Câmara.
O Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão do magistrado de primeiro grau. O TRE-RS em julgamento no final do ano passado indeferiu o registro. Feller recorreu ao TSE, em Brasília, e novamente foi derrotado. A decisão foi tomada no dia 15 de outubro deste ano. Com a publicação do acórdão, em novembro deste ano, a defesa ainda tentou ingressar com embargos de declaração, mas, sem sucesso. E na terça-feira (17) a novela ganhou o último capítulo.
ENTENDA O CASO EM 5 MOMENTOS
1- A candidatura de Irton Feller foi indeferida devido à rejeição das contas da Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag) no período em que presidiu o órgão.
2– Com isso, o Executivo de Parobé foi assumido interinamente pelo vereador Moacir Jagucheski (PPS), presidente do Legislativo.
3- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou a sentença de primeira instância ao considerar que não houve fundamentação suficiente e pediu que fosse feita nova avaliação. O candidato recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
4- Já em fevereiro deste ano, o TSE negou agravo envolvendo a candidatura de Feller e determinou que o processo voltasse para julgamento em 1º grau. No dia 3 de agosto, a decisão coube ao juiz eleitoral Rafael Peixoto, que determinou a diplomação imediata.
5- Em outubro, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Jorge Mussi concordou com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e negou o recurso feito pelo emedebista, mantendo a negativa ao registro da candidatura referente ao pleito de 2016.
*Com informações do jornal NH

Após perseguição na ERS-115, trio é preso por roubo a residência em Três Coroas

Na manhã desta sexta-feira (20), a Brigada Militar (BM) prendeu três criminosos responsáveis por roubo a uma residência Três Coroas.
Por volta das 9h45, um morador ligou via 190 informando que estava sendo vítima de roubo a residência no Bairro Sander.  Ele relatou que três homens entraram em sua casa e levaram diversos eletrodomésticos. Os criminosos ainda entraram em luta corporal com a vítima e depois fugiram em um veículo GM/Prisma, placas de Porto Alegre, em direção a Igrejinha pela ERS-115.
As guarnições da BM de Três Coroas, Igrejinha, Taquara, do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT, e ainda o Batalhão Rodoviário de Taquara realizaram buscas. O veículo foi visualizado em Igrejinha e abordado quase no limite com o município de Taquara.
Os criminosos são de Porto Alegre. Dois foram presos em flagrante. Um de 20 anos, com antecedentes por roubos, outro de 29 anos, com antecedente por receptação. O terceiro, um menor de 15 anos, com antecedentes por furtos, foi apreendido.
A capitã Francieli Ronsoni, comandante companhia da Brigada Militar em Igrejinha, destaca a rápida resposta e a união de esforços das guarnições da Brigada Militar:
— Primeiramente exaltar a ação dos PMs, que mostraram agilidade e técnica na ação. Estamos trabalhando fortemente para combater este tipo de crime, principalmente nesta época do ano, com aumento de ações intensas com o apoio do efetivo do POE — avalia.
Todo o material roubado (foto abaixo) foi recuperado e restituído ao proprietário.

Chegada do Papai Noel fecha programação natalina de Três Coroas

A comunidade três-coroense se reuniu na noite da quarta-feira (18) para um dos momentos mais emocionantes o ano. O Caminhos Para Cultura contou com as apresentações da dupla DuoBa (foto abaixo) e do Coral Cantoria, com a premiação dos concursos Floresce e Brilha Três Coroas e a Chegada do Papai Noel.
Por volta das 19h30, os sons de violino e piano já se espalhavam por entre as árvores iluminadas da Praça Affonso Saul. Aos poucos, como se estivessem encantadas pelas músicas, as pessoas foram se aproximando do palco e ocupando todas as cadeiras.
Crianças, jovens, adultos e idosos acompanharam atentamente com olhos, ouvidos e corações as emocionantes apresentações. O silencie entre uma música e outra só foi quebrada pelas palmas de gratidão.
— Ninguém faz um evento belo como esse sozinho. Isso tudo é fruto do trabalho de uma equipe muito competente. Este não foi um ano muito fácil, mas tenho certeza que o próximo será melhor. Se Deus quiser o ano de 2020 vai começar a mil — falou o vice-prefeito Eraldo Araújo.
O prefeito Orlando Teixeira não pode prestigiar o evento porque estava em Brasília, defendendo os interesses do município.
Logo em seguida ocorreu a premiação dos dois concursos.
Os vencedores do Floresce Três Coroas foram:
1º lugar – Ileni D´Oring
2º lugar – Verônica Braz e Saul Ribeiro
3º lugar – Mirna Fetter.
Já os ganhadores do Brilha Três Coroas foram:
1º lugar – Ponto Econômico
2º lugar – Lotérica Três Coroas
3º lugar – Shopping Huff
Após a premiação, enfim as crianças fizeram a festa com a Cegada do Papai Noel. Na verdade, foi uma verdadeira legião de Papais Noéis que invadiram a Avenida Santa Maria.
Eles chegaram num caminhão dos bombeiros, que foi escoltado pelos duendes do Projeto Esporte Campeão. Os pequeninos fizeram filas enormes para ganhar um abraço e um pacotinho de guloseimas.
— Vou comer tudo de uma só vez — disse o estudante Vitor Ismael da Costa, de 11 anos.
Quando questionado se irá ganhar outros presentes, o garoto falou que não sabe, pois não foi tão comportado durante o ano.

Frigorífico Zimmer fecha acordo com MPT para regularizar saúde e segurança de fábrica

O frigorífico Zimmer, de Parobé, firmou termo de ajuste de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Novo Hamburgo. A empresa se comprometeu a regularizar aspectos de saúde e segurança do trabalho em sua fábrica, inspecionada em outubro, e que apresentam riscos graves aos seus 275 empregados. Com o documento, o MPT atua em prol do cumprimento da legislação, sujeitando a empresa ao pagamento de multas em caso de persistência das infrações.
Foi estabelecido cronograma de adequação, de acordo com a gravidade e a complexidade das infrações encontradas. Dentre as obrigações ajustadas, destaca-se o compromisso de redução do risco de exposição dos trabalhadores a atividades repetitivas para o grau leve até dezembro/2021, conforme o método check list OCRA. O ajustado é que o frigorífico se regularize completamente no fim de 2022, com a maior parte dos prazos vencendo no próximo ano.
O TAC engloba obrigações referentes a adequações em todos os setores, abrangendo aspectos de Ergonomia, como plano de prevenção a lesões por esforços repetitivos e doenças osteomusculares,, segurança de máquinas, controle de amônia, de ruídos e conforto térmico, resgate em espaços confinados, além da implantação efetiva de programas preventivos definidos em Lei, como o de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Foram pactuadas, ainda, obrigações com vistas à regularização da atuação do SESMT da empresa, investigações de acidentes de trabalho, emissão de CATs e custeio de medicamentos e tratamentos relacionados a acidentes e doenças do trabalho.
MULTA NO CASO DE DESCUMPRIMENTO
Além das multas a que está sujeita no caso de descumprimento das obrigações do TAC, a empresa deve pagar, a entidades beneficentes de Parobé e região, R$ 250 mil, a título de danos morais coletivos pelas irregularidades encontradas na inspeção e pelo risco que oferecem à saúde e à segurança dos trabalhadores. Uma das entidades a ser beneficiada é a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga, que deve receber as primeiras parcelas da indenização e revertê-las na compra de medicamentos para os cerca de 600 pacientes, mulheres, homens e crianças, atendidos pela ela.
O valor pactuado foi adequado ao porte da empresa, que abate cerca de 400 bovinos por dia. O documento foi firmado pelas procuradoras do MPT Priscila Dibi Schvarcz, coordenadora do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos no Rio Grande do Sul, e Fernanda Arruda Dutra, do MPT em Novo Hamburgo, responsável pelo inquérito civil sobre meio ambiente de trabalho no frigorífico.

Duplicação da ERS-239 é inaugurada com a presença de Eduardo Leite

A duplicação de um trecho da RS-239, em Taquara, foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira (20). O governador Eduardo Leite chegou ao local no fim da tarde, acompanhado do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
A obra abrange 2,5 quilômetros do entroncamento com a RS-020 até a ponte sobre o arroio Tucanos, entre os quilômetros 52 e 54,5. A obra teve início em junho de 2018.
A duplicação foi projetada para desafogar o tráfego em uma das principais rotas entre a Região Metropolitana e a Serra, e da Serra para o Litoral Norte. Outra novidade é uma travessia inferior que liga as ruas Oswaldo Aranha e Nilo Dias, além de duas interseções.
— Ainda serão feitas melhorias, como a implementação de uma passarela e de um redutor de velocidade — acrescenta o governador.
Leite também falou sobre a segunda parte da obra.
— Temos como diretriz estabelecermos parcerias com o setor privado. A ideia é que todas as rodovias que hoje são operadas pela EGR possam ser outorgadas ao setor privado. A partir daí, poderemos estabelecer um plano de obras com investimentos para então, no futuro, darmos continuidade à obra — projeta o governador.
O investimento na duplicação da ERS-239 foi de R$ 17,1 milhões. Os recursos são provenientes da praça de pedágio de Campo Bom. Com a rodovia liberada, a necessidade de desvio por dentro da cidade teve fim.
— Estamos melhorando as condições de tráfego de uma via estratégica, que liga diferentes regiões do Estado com grande importância econômica e turística. Ao mesmo tempo, são melhorias que atendem ao fluxo local, facilitando a entrada e a saída no perímetro urbano de Taquara — complementa Costella.
CICLISTAS REIVINDICAM CICLOVIA
Representantes da Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (Atac) estiveram na solenidade. A entidade entregou ao governador e ao secretário de Logística e Transportes uma cópia do processo protocolado pelo Ministério Público (MP) sobre demandas tratadas com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) desde o início da obra de duplicação da ERS-239 em 2018: a ausência de ciclovia e passarela no projeto. O integrante da Atac, Humberto Klein, fez a entrega do documento (foto abaixo).

De acordo com a direção da Atac, a EGR está descumprindo a Lei Federal de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), “não democratizando o uso da rodovia, sem priorizar o uso de veículos não motorizados e pedestres”, justifica a associação.

Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (Atac) luta por inclusão de ciclovia na ERS-239

Dalciso anuncia nova sistemática tributária para setor coureiro calçadista junto ao governo

A Alteração da Sistemática de Tributação com celebração de pacto cooperativo setorial e compromisso de manutenção e de incremento de arrecadação, foi anunciada nesta segunda-feira (23), pelo deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB) em reunião (foto) com a secretaria da Fazenda. Foram meses de intensas negociações com o Governo do Estado. A alíquota de ICMS para o setor calçadista passará para 4%.
Segundo o parlamentar, a conquista desta redução da carga tributária para o setor contou com a participação ativa da secretaria da Fazenda através do secretário Marco Aurélio e, em especial, do subsecretário Ricardo Neves, que abriu as portas da Receita Estadual para, juntamente com sua equipe técnica, empresários do setor e com o próprio deputado, por diversas vezes fazendo projeções, simulações para garantir as condições ideais para propiciar à cadeia produtiva do calçado gaúcho um ambiente de igualdade tributária.
Dalciso também destaca o empenho do técnico e advogado tributário Valmor Biason, que contribuiu com sua experiência, adequando a melhor alíquota e os compromissos do setor, para que a equação tivesse resultado positivo para o cluster e para o próprio Estado. A redução possibilitará incremento nas vendas, impulsionando a geração de renda e emprego e consequentemente o orçamento do Estado.
— Diante do novo pacto setorial, e com o novo cenário tributário, será possível recuperar mercado e trazer de volta operações de empresas importantíssimas que estão em outros estados e que podem representar um grande diferencial para a economia do RS — informou Dalciso ao comemorar a redução significativa da alíquota de ICMS para o setor coureiro-calçadista, uma conquista para toda a cadeia produtiva gaúcha que tem a tradição do “saber fazer calçado” enraizada no DNA de gerações de famílias.
DECRETO
Na próxima sexta-feira (27), às 9h30, em ato conjunto do governador Eduardo Leite com o deputado Dalciso e na presença de empresários do setor, deverá ser assinado o decreto regulamentando a nova alíquota.

Mamãe Noel entrega presentes aos animais do zoo de Gramado

Os ajudantes do Papai Noel estão levando presentes aos animais do Gramadozoo. Com a missão de garantir o bem-estar animal, o parque desenvolve um programa continuado de enriquecimento ambiental. O programa é desenvolvido ao longo do ano com temas lúdicos e, no Natal, a temática não poderia ser outra. Fantasiada de Mamãe Noel, a tratadora Cássia Ramos está distribuindo os presentes da bicharada.
No recinto das onças e lobo-guará, foram colocadas caixas recheadas com carne nesta segunda-feira, 23. Já as aves, receberam mimos repletos de frutas da estação. Os pumas, graxains, iraras e os primatas irão ganhar seus presentes na terça-feira (24), véspera de Natal. Os pacotes de presentes foram produzidos pela equipe de educação com materiais biodegradáveis e reutilizados.
— Além de promover a educação ambiental, os enriquecimentos garantem o bem-estar animal. Quanto mais tempo os animais passam interagindo nas atividades, melhor é o resultado — explica o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.
O Gramadozoo não abrirá na quarta (25), e retoma as atividades normais na quinta (26), das 9h às 17h. O parque fica no Km-35 da ERS-115.

Parobé recebe recursos do Governo Federal para construção de escola infantil

No último dia 17, a prefeita interina de Parobé, Maria Eliane Nunes, esteve em Brasília (foto abaixo). Entre as pautas na capital federal, a líder do Executivo tratou sobre a construção da Creche na Vila Feliz e da recuperação da ponte na Estrada Velha, bloqueada desde novembro.
Através do apoio do senador Luis Carlos Heinze (PP), foi aprovado o recurso para construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 1.534.299,77, com área construída de 775,85 m². A obra será construída na Vila Feliz, que possui uma grande demanda de crianças que precisam de vagas.
O cadastramento do projeto junto ao FNDE contou com a participação da equipe da Secretaria de Planejamento, Habitação e Consulta Popular, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. No Projeto intitulado Proinfância Tipo 2, há capacidade de atendimento de até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou de 94 crianças em período integral.
No mês de setembro deste ano, o ex-prefeito Irton Feller, esteve em audiência, juntamente com o senador e o presidente do FNDE, Rodrigo Sérgio Dias, solicitando prioridade para o atendimento do pleito.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Jogo beneficente com presença de Danrlei encerra Novembro Azul em Três Coroas

Com a presença dos colaboradores, direção e médicos da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel (FHDOD), integrantes do Consulado Gremista de Três Coroas, do ex-goleiro e deputado federal Danrlei  (PSD) e do deputado estadual Juliano Franczak (PSD), o “Gaúcho da Geral”, aconteceu na noite da última sexta-feira (30), no campo do Sandense, o Futebol Beneficente Novembro Azul.
É o terceiro ano que o hospital e o consulado Três Coroas é Imortal se unem para realizar o evento que encerra a campanha do Novembro Azul, que volta as atenções para a saúde masculina – particularmente o câncer de próstata, o segundo que mais mata homens no país.
A ideia, que iniciou em 2017, de promover um jogo para marcar o Novembro Azul é um incentivo à adoção de hábitos saudáveis, como a prática esportiva. O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas, se diagnosticado no início, tem chances de cura em até 90%.
Na partida enfrentaram-se os amigos da FHDOD e o time Três Coroas é Imortal, que acabou em 6 a 4 para os gremistas. No fim, além da saúde dos atletas, que ganhou foi a solidariedade: foram arrecadados 168 litros de leite e 15 quilos de alimentos para o hospital, além de 111 brinquedos que serão entregues pelo consulado a crianças carentes.
CONSCIENTIZAÇÃO
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o Brasil, estimam-se mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata anualmente. Os números correspondem a um risco estimado de 66 casos novos a cada 100 mil homens.

Taquarense recordista em embaixadinhas tem façanha homologada pelo Guiness Book

Após oito anos em busca do sonho, a batalha pelo recorde mundial de embaixadinhas no Guiness Book pertence a taquarense Lara Schüler, 24 anos.
Nesta semana, os responsáveis pelo livro dos recordes entraram em contato com a jovem para informar que foi homologada a marca de 12 horas e um minuto, sem parar, batendo a bola nos pés e no corpo. A façanha foi realizada em 24 de maio de 2018.
Lara é natural da localidade de Fazenda Fialho, zona rural do município. A paixão pelo futebol começou cedo, bem como o talento e a habilidade para embaixadinhas. Aos 13 anos, quando era atleta do projeto Genoma Colorado, ela já conseguia a incrível marca de 5 mil embaixadinhas em uma hora. Aos 15, após aparecer em algumas reportagens da Rede Globo e da RBS/TV, ela foi apelidada de “Robinha Gaúcha”.
Lara registrou o feito na sede da Federação Gaúcha de Futebol em maio de 2018
O feito vem acompanhado de uma forte emoção para Lara, moradora de Taquara. A exaustão física das horas seguidas repetindo movimentos não foi o mais difícil para ela.
Para quem a observa, a aparência é que fazer embaixadinhas parece ser tão fácil quanto caminhar: a troca da bola entre os pés é quase natural. Ainda é capaz de deitar, rolar a bola sobre o corpo, os braços, e até imitar, deitada, o movimento de uma bicicleta, batendo o objeto na sola dos pés.
O problema maior era cumprir todos os requisitos que o Guinnes Book solicitava. No meio do processo, foi multada pelo livro dos recordes, que argumentou que ela precisava pagar US$ 1,5 mil para seguir no processo de homologação da façanha.
EMBAIXADINHAS NA RUA
Com a sanção e sem dinheiro, o jeito dela foi ir para as ruas. Durante um período, passou a acordar ainda durante a madrugada para sair de Taquara de carona ou em ônibus e chegar até a Rua dos Andradas, no centro de Porto Alegre, onde se apresentava.
As moedas que chegavam, no entanto, era poucas e demoraria muito tempo até conseguir o montante que necessitava. Corria até o risco de não cumprir os prazos e perder o reconhecimento do feito.
Lara durante a campanha para homologar a façanha em partida na Arena do Grêmio
Com a assessoria de um empresário, ela passou a se preocupar menos com o dinheiro e mais com o esporte. Na terça-feira (3), uma solenidade na Federação Gaúcha de Futebol chancelou a marca.
Lara quebrou o recorde mundial pela primeira vez em 2011, mas não cumpriu os requisitos do Guiness. No ano passado, voltou a superar o feito e alcançou as 12 horas e um minuto — antes, o maior tempo fazendo embaixadinhas era da caxiense Claudia Martin, com oito horas e 24 minutos.
PLANOS PARA O FUTURO
Agora recordista mundial, o plano de Lara é aumentar as apresentações em empresas, que se tornou a principal fonte de renda dela. Além disso, sonha em fazer a faculdade de Educação Física.
— Meu plano para o futuro é conseguir superar meus próprios limites, em toda a minha vida. Me desafiar todos os dias é o que me move a sair da cama feliz. Meu esporte me dá essa lição todos os dias, e eu uso em todos os aspectos — comentou a recordista.
*Com informações de GaúchaZH

Brilha Três Coroas terá atrações nesse sábado

A programação do 3º Brilha Três Coroas será aberta neste sábado (7) com duas atrações gratuitas. Às 19h tem o show de patinação artística e de dança Fábrica de Brinquedos.
A atividade ocorre no Ginásio Municipal Armando Brusius e será apresentada pelos alunos do Projeto Esporte Campeão.
Logo em seguida, às 20h, ocorre na Rua Coberta a Noite de Celebração Natalina. O evento será organizado pelo Grupo de Igrejas Ecumênicas Cristãs e contará com encenações, cantos, pantomimas e adoração.
O 3º Brilha Três Coroas continua até o dia 18 de dezembro, com atrações gratuitas para todas as idades. A programação é uma realização da Prefeitura Municipal.