terça-feira, 18 de setembro de 2012

CAPS DE PAROBÉ REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE

No dia 20 de agosto à tarde foi realizado nas dependências do CAPS de Parobé, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, um encontro com todas as mulheres que fazem acompanhamento no serviço nas categorias intensivas e semi-intensivas (que são pacientes crônicas que fazem acompanhamento semanal). O encontro faz parte de um trabalho desenvolvido visando prevenção e promoção em saúde, dando ênfase a prevenção de câncer de cólon uterino e mama. Esse trabalho vem sendo realizado com paciente acima de 30 anos.


A convidada para palestrar foi a enfermeira da rede de saúde, Maria Lucia Lampert. A reunião foi agendada num primeiro momento para entrega do resultado do cito patológico coletado pela enfermeira a um mês, na própria unidade de atendimento do CAPS. “Buscamos trazer o serviço até as pacientes pela característica do grupo de pouca adesão ao tratamento” diz a coordenadora do CAPS enfermeira Elisiane de Oliveira Machado. “Evidenciamos que muitas das pacientes nunca haviam realizado um “pré câncer” na vida, não por falta de disponibilidade na rede, pois as coletas são realizadas em todos os bairros uma vez por semana, tendo em média 100 coletas semanais, ressaltando que há sempre disponibilidades de horários”, ressaltou a secretária de Saúde Enfª Lisângela Maria Wartha de Oliveira.

Na reunião foram abordados assuntos como: A importância da realização anual do cito patológico “pré-câncer” para detecção precoces de doenças, bem como os métodos preventivos das mesmas.  A enfermeira alerta para o fato de que o câncer de colo de útero ainda é uma doença silenciosa, mas que se tratada no inicio as chances de cura aumentam. Também foram abordados assuntos como a prevenção de doenças sexualmente transmitidas (DST), e dadas orientações sobre o exame de mama (mamografias), “aproveitamos a ocasião para fornecer o encaminhamento para realização da mesma”, destacou Elisiane.

“Concluímos que o encontro foi de grande valia terapêutica ao grupo, pois houve boa interação entre as pacientes e interesse em saber mais a respeito dos assuntos abordados”, disse.
O próximo encontro ficou agendado para daqui 2 meses quando as pacientes retornam com os resultados das mamografias.
 

Sarau Literário foi realizado no DAEE de Parobé

A Secretaria Municipal de Educação de Parobé, através do Departamento Cultural e do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE) Realizou  “Sarau Literário” no dia 21, às 18 horas, nas dependências do DAEE.
O tema do evento foi “A Diferença está em Nós” e contou com a participação de alunos e professores, com poesias de escritores renomados, como Vinícius de Morais, entre outros e, na parte musical estiveram Rafael Denque Silveira, Jerônimo dos Santos e Jonas Cabral de Lima.


Também foi apresentada uma peça teatral por alunos da EMEF Marieta Melita da Silva, entre outras apresentações. A Programação fez parte da Semana Especial de Parobé, que encerra dia 25 de agosto, com a realização do III Fórum Municipal Sobre Inclusão, evento que acontece no Ginásio da Escola Noemy Fay dos santos, no bairro Paraíso de Parobé.

Estiveram presentes, a vice-prefeita, Nelsi Lazara, a secretária de Educação, Máris Assis, a diretora do DAEE, Joana D´Arc Wittmann, a coordenadora do Departamento Cultural, Rosângela Borges, a Coordenadora Geral do Setor Pedagógico da SMEd, Fabricia Bonemberger Machado de Oliveira, a presidente da APAE de Parobé, Margarete Müller de Souza , Ademar Vidor, presidente do CPM do Cemaee, entre outras autoridades. Joana Darc agradeceu aos pais pela colaboração “eles estão sempre presente nos evento nos incentivando cada vez mais”, disse. Ela também falou um pouco da história do DAEE e das conquistas alcançadas. “Este é um projeto em que estamos trabalhando para a inclusão na educação, e hoje muitos alunos estão na rede municipal de educação. São conquistas alcançadas através desse trabalho”, destacou Joana.




A secretária Máris elogiou o trabalho realizado no Cmaee e no Daee, que são departamentos que tratam com muito carinho os alunos especiais e trabalham forte para a inclusão na educação.”Hoje estamos atendendo a demanda no município que investe nesse projeto para dar o melhor para estas crianças”, destacou.

Já a vice-prefeita Nelsi Lázaro parabenizou os pais e as crianças e os organizadores do evento porque foi muito lindo e emocionante. “Foi um Sarau de Parobé, com gente daqui. Parabéns a todos vocês, este é um trabalho lindo e merece continuar para trazer alegria á muitas pessoas”, destacou.
A presidente da APAE agradece ao Poder Público pela parceria. “Isso é que nos dá a sustentação para a realização desse trabalho”, disse Margarete.
 

Parobé recebe o Plano de Resíduos Sólidos


O Secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira, entregou nesta quinta-feira, 23, para a prefeita Gilda Maria Kirsch, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Parobé.


O Plano foi realizado através do Consórcio Pró-Sinos, pela empresa Keyassociados do Sul. Através deste Plano, Parobé está apto a captar recursos no Governo Federal, nas áreas de resíduos sólidos e limpeza urbana. Dentro dele estão definidos os objetivos e metas que o município de Parobé irá realizar nos próximos 25 anos.

O Plano foi entregue ao representante de Parobé em cerimônia realizada no auditório das Faculdades EST, em São Leopoldo, dia 22 de agosto. O plano identifica as maiores demandas e busca recursos federais para solucionar problemas nessa área. Pela Lei, apenas municípios com o plano podem concorrer aos editais ligados ao tema. “Parobé procura cada vez mais estar dentro dos padrões exigidos pela lei, para realizar as metas no Plano de Resíduos Sólidos”, destacou Oliveiora.

Olimpíada Regional das APAEs

Os atletas da APAE e do CMAEE de Parobé estiveram  presentes na Olimpíada, no dia 21 de agosto, sediada em Igrejinha.
Eles foram acompanhados pela presidente da APAE, Margarete Müller de Souza, pela assistente social, coordenadora da APAE, diretoria da APAE e pelos professores de Educação Física do CMAEE e do SESI e da vice-prefeita Nelsi Lázaro que faz parte da Diretoria da APAE.

Os parobeenses

participaram de caminhadas, corridas, revezamento 4 x 100 m, futsal, handebol e basquete masculino e feminino.
Segundo os organizadores, o objetivo das Olimpíadas foi proporcionar a esses atletas, a chance de mostrar suas habilidades numa competição saudável, integrando-se com outras APAEs que pertencem ao 6º Conselho das APAEs.
Nessa competição participaram os municípios de Parobé, Taquara, Igrejinha, Três Coroas e São Francisco de Paula.
O vencedores de cada modalidade, participarão da Macro Olimpíada que ainda não possui data e nem local agendado. “Parabéns a todos os envolvidos para que o evento pudesse se realizar”, disse Nelsi Lázaro.

Ciclistas parobeenses recebem bicicletas para prova Nacional Educação

Na tarde de 06 de agosto as ciclistas parobeenses Alexsandra Pereira da Silva e Joice Caroline Loiola, estudantes da Escola Getúlio Dornelles Vargas, de Parobé, receberam todo o equipamento de treino e preparação para disputar as Olimpíadas Estudantis Nacional. O evento acontece de 6 a 15 de setembro na cidade der Poços de Caldas, MG. Eles receberam das mãos da prefeita Gilda Maria Kirsch, da Secretária de Educação, Máris Assis e da diretora da escola, Vilma Sant´Anna, e do professor Jeferson Michel, duas bicicletas Speed e todo o equipamento, apropriado para esse esporte, com recursos da secretaria e o uniforme com o apoio do Circulo de Pais e Mestres da escola.



No momento do evento aconteceu uma calorosa recepção dos alunos, para a prefeita Gilda Maria Kirsch e apresentação musical do Grupo En´Canto. A diretora Vilma disse que as duas atletas estão
recebendo todo o apoio e infraestrutura para os treinamentos. “Estamos todos torcendo para que elas estejam bem preparadas para representar bem o nosso município”, disse. Elas estarão acompanhadas do professor de educação física, Jeferson Michel, que está dando as orientações necessárias para a preparação das representantes de Parobé. Elas estarão participando desse evento por terem sido Campeã e Vice-Campeã, respectivamente, da Etapa Gaúcha. A secretária Máris elogiou o desempenha das garotas e destacou a organização que está sendo preparada para essa disputa. “Com o apoio da prefeita Gilda estamos oferecendo os equipamentos necessários para que elas possam estar preparadas para essa grande prova e torcendo para que tenham um bom resultado’, disse. Ela também destacou que está sendo criado na escola Getúlio Dornelles Vargas um departamento esportivo de ciclismo, e que esse evento serve de incentivo para os alunos se dedicarem nessa modalidade. “Essas bicicletas servirão também para esses treinamentos”, sublinhou Máris.


A prefeita Gilda elogiou a escola pelas conquista e organização e, às duas atletas por terem vencido a prova gaúcha e estarem se dedicando nos treinos para fazerem uma grande competição em Poços de Caldas. “Todos nós estamos na torcida, para que vocês, além de representarem o nosso município, a nossa escola, também estarão representando o nosso Estado, nessa categoria, sucesso para vocês”, desejou a prefeita Gilda.
As duas melhores colocadas nessa competição, estarão classificadas para a disputa sulamericana. Em dezembro deste ano, Natal vai ser sede das 18ª Olimpíadas Escolares Sul-Americanas. A capital potiguar receberá três mil atletas de 10 países. São meninos e meninas com idade entre 12 e 14 anos.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizadas pelo Ministério do Esporte.

Escritor Dilan Camargo estará na Feira do Livro da Escola Teresinha em Parobé

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Teresinha Ivone Homem, do bairro 3L, de Parobé, promove mais uma Feira do Livro de 6 a 10 de agosto. A atração deste ano será a presença do poeta e escritor gaúcho Dilan Camargo, que estará no bate papo com o autor, dia 10 de agosto, às 13h, nas dependências da escola.
O tema dessa feira é "Através da leitura construímos e reconstruímos o imaginário, o mundo dos sonhos, assim exercitamos a inteligência para a prática da escrita”.


Na oportunidade, estarão sendo recepcionados os convidados e a comunidade para a exposição e apresentação dos trabalhos realizados pelos professores e alunos.Entre algumas obras do autor estão: "Sopro nos poros", "Rebanho de pedras", "Eu pessoa, pessoa eu", antologia I e II, "Poesia e Cidade", "O tempo começa no coração", "A fala de Adão", "Antologia do Sul- Poetas contemporâneos do RS", "Coletânea da poesia gaúcha do RS", "O embrulho do Getúlio", "O vampiro Argemiro", "Poesia fora da estante", "Bamboletras", "A galera tagarela", "Brincriar".
Segundo a diretora da escola, Marilene dos Reis, formada em Língua Portuguesa e Literatura, o autor escreve para as pessoas de todas as idades, “para as crianças é um imenso prazer ver o seu cotidiano em poesia e para os adultos é um deleite recordar o tempo da infância”, destacou Marilene.

Gaúcho de Itaqui, Dilan Camargo tem publicado, em cerca de 30 anos de carreira, mais de 20 livros de poemas e contos infantis, juvenis e adultos, além de peças teatrais e letras de canções. Vencedor de prêmios em literatura e música, com longo histórico de publicações em jornais e participações em feiras de livro, Dilan é também um dos fundadores da Associação Gaúcha de Escritores e apresenta um programa de entrevistas em uma TV pública gaúcha
 

A Biblioteca Pública de Parobé desenvolve várias atividades para a comunidade


A Biblioteca Pública Érico Veríssimo de Parobé sempre procurou oferecer para a comunidade, além dos livros para leituras e pesquisas, algo a mais, como oficinas de várias atividades para que todos possam usufruir dessas facilidades de forma gratuita.
Ela que está localizada na Rua Fernando Saft, nº 285, dispõe um Telecentro onde a comunidade, de forma gratuita pode realizar pesquisas, acessar as redes sociais, jogar, participar de oficinas de introdução à informática e agendar horário para grupos.




Semanalmente, os grupos que utilizam este espaço são o DAEE - Departamento de Atendimento Educacional Especializado e  o CAPS - Centro de Atenção Psico Social.  Segundo Noelci Hoffmann Teixeira, professora que acompanha os alunos no nas Oficinas desde o início do ano: "Os alunos adoram usufruir do espaço, porque proporciona interação entre eles. O fato de saírem de sua rotina e contar com o acesso ao Telecentro faz com sintam-se valorizados". 

Segundo a professora, os participantes dos grupos têm gostos peculiares: “participam das redes sociais, interam-se com o que está acontecendo no mundo através das notícias, pesquisam novos modelos de artesanatos e também uma infinidade de receitas. A alegria com que chegam ao Telecentro é contagiante”.
Recentemente se formou mais um grupo na Oficina de Introdução à Informática.

Fica o convite para a comunidade usufruir deste espaço escolher as opções para adquirir mais cultura.
A Biblioteca Pública de Parobé comunica ainda que continua recebendo doações de livros e revistas para o "Projeto Leitura Por Toda Parte", que completou um ano.
Projeto possui dez pontos de leitura localizados em diferentes locais da cidade e está tendo ótima aceitação pela comunidade. “Contamos com 2.098  doações. Informamos que o próximo Sarau Literário  acontecerá no dia  21 de agosto, das 18 as 19h, no DAEE, com a temática;" A Diferença está em Nós"., convite da  Profª. Rosângela Borges Ramos, Coordenadora do Departamento Cultural da SMEd de Parobé.


Sucesso na 11ª Mostra de Artesanato de Parobé


O Frio não foi empecilho para o sucesso da 11ª Mostra de Artesanato, realizada nos dias 12 e 13 de julho, pela Secretaria de Assistência Social, através da Casa do Artesão de Parobé. Foram mais de 40 alunos do artesanato que estiveram expondo seus produtos na Rua Coberta da Praça 1º de Maio e, que segundo eles tiveram uma grande aceitação do público que prestigiou a Mostra.
Conforme informações dos organizadores, o evento teve como objetivo oportunizar aos artesãos do município a comercialização de seus produtos, além de apresentá-los à comunidade e iniciar um primeiro contato com o consumidor.


Durante a feira, representantes da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), estiveram no local para avaliar os trabalhos artesanais, confeccionar e renovar a Carteira do Artesão, sendo que na oportunidade 22 artesãos fizeram suas carteiras.  - documento que os habilita a receber descontos na compra de matéria prima para confecção de seus produtos e isenção de impostos nos artigos comercializados.


Segundo Nereide Dornelles de Abreu, coordenadora da Casa do Artesão, a mostra superou a expectativa, tanto nas vendas, quanto na qualidade e variedade de produtos oferecidos. “Foi gratificante para nós, ver os alunos comercializando seus trabalhos, com um artesanato diferenciado, bonito e criativo”, disse, Nereide. Ela também agradeceu as secretarias de Agricultura e de Cultura pela parceria para a realização do evento.
A Secretária da Pasta, Angela Pandolfo Rambo destacou a qualidade dos trabalhos apresentados, “estão dentro do projeto da Secretaria de oferecer cursos de qualidade e que estão sendo muito bem aproveitados pela comunidade que tem o interesse de aprender e que servem de um acréscimo na renda familiar para muitas pessoas que fizeram seus cursos na Casa do Artesão”, disse.

Outra informação é para os interessados em adquirir a Carteira do Artesão, que tem validade de dois anos, devem ir até a agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Parobé e apresentar os seguintes documentos: • Uma foto 3x4;
• Pagar uma taxa de R$ 22,00 no banco Banrisul, e apresentar o comprovante de pagamento; • Comprovante de residência; • Xerox de identidade e CPF; • Três modelos de cada tipo de artesanato que produz e um trabalho para fazer no local.

Pais das Crianças do PETI participaram da programação da SemaNeca


A 10ª SemaNeca de Parobé teve uma programação para os pais das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)  de Santa Cristina do Pinhal no dia 12 de julho. Estiveram presentes no evento a Secretária de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo, o diretor da Pasta, Luis Carlos da Silva e coordenadora do Conselho Tutelar de Parobé, Débora Regina Martins.


As comemorações são pelos 22 anos do Estatuto da Criança e do adolescente e o tema escolhido em Parobé foi Conhecendo o Conselho Tutelar, para que toda a comunidade conheça um pouco mais das atividades que são realizadas por esse órgão no município. Débora fez um relato da história de violência contra crianças e adolescentes e destacou a importância da criação do estatuto que informa os diretos e deveres, tanto dos pais como das crianças. Também falou sobre o trabalho e a prostituição infantil e os cuidados que todos os pais devem ter para orientar seus filhos.

Em Santa Cristina são atendidas 50 crianças em dois turnos, com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Segundo a coordenadora do Asema de Santa Cristina, Magda Paiva, foi muito proveitosa a palestra pelos assuntos abordados que trouxeram muitos esclarecimentos aos pais das crianças que fazem parte do projeto.

 

Administração de Parobé preocupada com os acidentes da ERS 239


Em busca de uma solução para o número de acidentes no ERS 239 em Parobé, a prefeita Gilda Maria Kirsch esteve na semana passada visitando o Daer em Porto Alegre para reivindicar uma solução para resolver o problema em Parobé.
Atendendo ao pedido da Chefe do Executivo parobeense esteve visitando a cidade no dia 18 de julho, o Diretor de Operação Rodoviária, Cleber Domingues, que reuniu-se com a prefeita em exercício, Nelsi Lázaro, com o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Vanderlei Haag e com o diretor de Transportes, João Virgílio Pereira Dias.



De acordo com Cleber ele veio atendendo ao convite da municipalidade para conhecer de perto o problema da ERS 239 nas proximidades dos Calçados Bibi e da Sinaleira do Rubinho. “Agora vamos criar um projeto para resolver esse problema”, disse. Durante o encontro foram propostas algumas alternativas para diminuir a velocidade, como a colocação de uma Sinalização Horizontal, uma Sinaleira, Redutor de Velocidade (Pardal), Lombada Eletrônica ou de Tachões. Ele prometeu que serão avaliadas as necessidades e com isso procurar a melhor solução para evitar os acidentes. “Agora vamos afazer uma reunião com a nossa equipe de projetos para ver qual a melhor alternativa para ser usada em Parobé”, disse Cleber.

Nelsi Lázaro disse que a visita “veio ao encontro de nossas reivindicações porque estamos preocupados com número grande de acidentes e queremos encontrar um meio para evitá-los”, disse. Ela também agradeceu o interesse do Governo em enviar um representante para analisar a situação e criar meios para solucioná-los.

Vanderlei agradeceu a visita e elogiou a diretor Cleber por ter vindo visitar Parobé e ver de perto os problemas, também por estar disposto a auxiliar para que seja encontrada uma solução para evitar os acidentes nesse trecho da rodovia.