A Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal da Agricultura, está intensificando os preparativos para o 6º Feirão da Melancia, que acontecerá dos dias 13 a 22 deste mês na área central da cidade. O evento se destina à comercialização da produção oriunda do próprio município, que reúne expressivo número de agricultores dedicados ao cultivo da fruta que dá o nome ao evento.
Conforme o titular da Pasta responsável, cerca de 20 expositores ocuparão as bancas instaladas na Rua Coberta da praça 1º de Maio. Todavia, as melancias à venda provirão de mais de 30 propriedades do interior parobeense. “Como nem todos podem vir, é normal que alguns forneçam sua produção para que outros façam a venda na feira”, explica.
A expectativa de Roberto Santana Jr. é de que possa ser disponibilizada neste ano a mesma quantidade de melancias vendidas na edição de 2011: 80 toneladas. Segundo ele, a estiagem que se abateu sobre o município em dezembro provocou uma quebra no rendimento das lavouras, mas, por outro lado, serviu para melhorar a qualidade da produção. “O que podemos assegurar é que os visitantes do evento encontrarão melancias um pouco menores no tamanho, mas que serão mais doces”, salienta Santana, explicando que a maior incidência solar interfere positivamente no sabor das frutas.
O 6º Feirão da Melancia se iniciará na sexta-feira 13, abrindo diariamente das 8h às 22h, até 22 de janeiro. Além de melancias inteiras, cujos preços irão variar conforme o tamanho, os visitantes poderão consumir a fruta em fatias, bem como diversos derivados, entre os quais doces, sucos, tortas, cucas, geleias, licores e milk shake, este último a novidade para a edição deste ano. Também estarão à venda melões, abóboras, cereais e verduras e outros produtos coloniais oriundos do interior de Parobé.
Complementando a estrutura da feira, uma praça de alimentação estará instalada na rua Fernando Saft, com venda de lanches rápidos e pratos à base de peixe.