sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Desbravadores têm aundiência com a Prefeita de Parobé




A prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira integrantes de dois clubes de desbravadores do município. Os membros do Falcões e Alpes do Vale, ambos ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, expuseram à mandatária municipal os seus projetos no trabalho com crianças a partir de dez anos. Segundo deixaram claro, o objetivo básico é o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos menores atendidos, através de uma série de atividades que incluem o contato com a natureza, exercícios físicos, musicalização e trabalhos manuais, entre outras.


Na oportunidade, os diretores dos dois clubes, Erivaldo Melo e Jonas Gras de Oliveira, também solicitaram apoio do Executivo parobeense na cedência de espaço físico para um evento alusivo ao Dia Mundial do Desbravador, que transcorrerá em 28 de abril.

Sucesso no Feirão da melancia em Parobé




Parobé registra aumento de 20% em vendas de melancia


Encerrado neste domingo, o 6º Feirão de Melancia de Parobé registrou um incremento de 20% nas vendas na comparação com a edição do ano passado. Foram cerca de 95 toneladas da fruta comercializadas durante os dez dias de programação na Rua Coberta da Praça 1º de Maio, o que representa cerca de 80% da produção total do município.


O volume de negócios superou as expectativas mais otimistas da organização. “Nossa feira definitivamente se tornou regional, a prova é que, além do prestígio da comunidade local, contamos com grande número de visitantes do Vale do Sinos, Encosta da Serra e Região das Hortênsias”, avaliou Roberto Santana Jr., titular da Secretaria Municipal da Agricultura, que esteve à frente do evento.



Os momentos de maior afluência de público se registraram nos dois domingos, como aconteceu neste dia 22, quando a organização teve que estender o funcionamento da feira além do horário previsto devido à visitação intensa. “Nenhum produtor levou melancia de volta para casa, todos venderam tudo”, comemorou Santana, explicando que as últimas unidades saíram em forma de leilão em favor do hospital São Francisco de Assis.


O titular da Agricultura parobeense atribuiu o êxito do Feirão da Melancia a uma série de fatores, a começar pela fama de alta qualidade da produção do município, aliada à data favorável, em que não há concorrência com outros eventos na região. “Com isso, tivemos uma ampla divulgação na imprensa, e o pessoal compareceu em peso”, ressaltou.


Além de frutas inteiras e fatiadas, também fizeram sucesso os diversos derivados oferecidos aos visitantes, como o milk shake e sorvete à base de melancia. Não foi diferente com outros produtos coloniais, como a espiga de milho, que registrou saída de 4.300 unidades, fazendo a alegria dos expositores em geral.
Foi o caso de Pedro Ferreira, que cultiva melancias na sua propriedade em Funil, no interior do município. Só no último dia da feira, ele vendeu mais de quinhentas unidades da fruta. “Com a Prefeitura apoiando, vale a pena continuar apostando nessa atividade”, explicou. Segundo ele, parte da produção ainda está na roça, mas ele não prevê dificuldade de colocação, seja na venda em mercados locais, seja na entrega em domicílio.
Carlos Abreu, morador de Areia Branca, calcula uma venda superior a oito toneladas em sua banca durante a feira. Ele atribui boa parte do sucesso da promoção à capacidade inventiva dos expositores, que todos os anos agregam novas opções de produtos aos visitantes. Segundo ele, tanto vale a pena plantar melancia que já está na hora de pensar na modernização do negócio. Ele cita como exemplo a irrigação, que seria uma forma de trazer maiores garantias aos produtores, para que não fiquem à mercê das adversidades climáticas, como aconteceu nesta safra, devido à seca.


Mutirão no Paranhana será sábado 28

O mutirão de limpeza programado para o rio Paranhana foi adiado para o próximo dia 28. Inicialmente, a iniciativa deveria ter ocorrido no último dia 14, mas acabou sendo transferida para este sábado, dia 21, devido à elevação do nível das águas. Entretanto, como a mesma situação persiste, os organizadores decidiram postergar a realização do evento por mais uma semana.


A ideia é percorrer o trecho situado entre a pedra do bairro Paraíso e a ponte na chamada estrada velha, na divisa com Taquara, retirando materiais sólidos jogados nas margens e leito do rio. O trabalho será realizado das 8h até o meio-dia.


A iniciativa da ONG Cururuay conta com a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente de Parobé, com apoio de diversos órgãos e entidades locais. O mutirão também prevê ações em outros cursos d’água nos municípios de Taquara, Rolante e Igrejinha.

Gilda debate videomonitoramento com Brigada









A prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, e a vice Nelsi Lázaro receberam, na tarde desta quarta-feira, o major Cláudio Rieger, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Sapiranga, e o capitão Gilberto Jacobs, que comanda a guarnição local.




No encontro, foram tratados diversos assuntos, incluindo tratativas para aumento do efetivo da corporação militar em Parobé e a instalação de um sistema de videomonitoramento na área central da cidade. Segundo a mandatária municipal, a efetivação da medida depende basicamente de um convênio a ser celebrado entre Prefeitura e Brigada.




Também estiveram em pauta incentivos da municipalidade para reforço do policiamento e a abertura do novo concurso para admissão de soldados.




Asfalto de Fazenda




Autorizado pela prefeita Gilda Kirsch no dia 5 deste mês, o asfaltamento da estrada de Fazenda Pires, no interior de Parobé, já está em andamento. Máquinas e operários da empresa Pavicon trabalham no ponto inicial do trecho de quatro quilômetros que vai das imediações da Vila Feliz até o entroncamento com a rua Djalmo Haack, no bairro Cardoso.


No meio desta semana, o secretário municipal de Obras, Jaime da Rosa, esteve no local, supervisionando os trabalhos. Ele conversou com o encarregado João Branco, recebendo a informação de que neste primeiro momento estão sendo colocadas a canalização lateral e travessias, ao mesmo tempo em que realiza-se o alargamento do leito da estrada para adequá-lo às especificações do projeto. “Só depois disso é que passaremos para a fase de terraplenagem”, comentou o encarregado.


O asfaltamento da estrada de Fazenda Pires representa a terceira etapa do projeto que já beneficiou o loteamento Nova Esperança e o distrito de Santa Cristina com urbanização e pavimentação, tendo uma contrapartida do município na ordem de R$ 1,9 milhão. A iniciativa também prevê a construção de 53 moradias populares no loteamento Rosa, ao lado da Vila Feliz, o que exigirá mais R$ 1,2 milhão de investimento.

Vila Feliz, em Parobé, recebe calçamento






Devem ser concluídos até sexta-feira os trabalhos de calçamento em mais duas vias públicas do bairro Vila Feliz, em Parobé. As obras contemplam uma quadra da rua Alípio Feiten, já concluída, e duas da rua Inês Maria Vieira, onde os serviços ainda estavam em andamento no meio da semana.







A iniciativa faz parte de um projeto de calçamento que está em andamento desde o ano passado, com recursos do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura no fornecimento de materiais e realização de vários serviços, como a construção da cancha, colocação de saibro, instalação de bocas-de-lobo, tampas e grades, pintura dos cordões, entre outros.




A medida melhora as condições de vida dos moradores beneficiados, eliminando o barro e a poeira que se formavam de acordo com as condições climáticas.




segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sessão Solene homenageia prefeita Gilda Kirsch e Secretaria de Habitação






Encerrando suas atividades no ano de 2011, a Câmara de Vereadores de Parobé realizou na quinta-feira, dia 22 de dezembro, uma sessão solene para explanar e homenagear a administração municipal pelo prêmio Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal, recebido em Brasília.




Na ocasião o presidente da Casa Legislativa, Altair Machado, Ika, parabenizou o município colocando que este é um reconhecimento por todo o trabalho feito durante estes anos do governo, que nunca mediu esforços para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos parobeenses. “Temos a responsabilidade de apoiar e dar continuidade ao trabalho feito pela administração. A Câmara de Vereadores sempre estará do lado do executivo para apoiar projetos que ajudam a comunidade”, afirmou.




Ika também salientou que este é um governo que entrou para a história de Parobé. O projeto "Aluguel Zero" iniciou em 2005 e deu a oportunidade para que mais de mil famílias pudessem ter sua casa própria. Foi o único projeto do Estado que recebeu este prêmio que existe há 12 anos.




Foram entregues placas simbólicas à prefeita Gilda Kirsch, à coordenadora de projetos da Secretaria de Habitação Josiane da Rosa e ao diretor da pasta, Euclides Ribeiro. Participaram também da solenidade a vice-prefeita Nelsi Lázaro, os vereadores Roque Pedro Alves, Jair Bagestão e Paulo Bernardo, enrte outas autoridades do município.




Segundo Gilda, a cidade está cada vez mais desenvolvida, e este projeto é uma das iniciativas de destaque entre tantas outras que promovem o crescimento dos bairros oportunizando uma melhor qualidade de vida. “Tirem tudo o que meu governo fez e lembrem-se de como Parobé era. Estamos maiores e melhores a cada dia”, disse.




Parobé acelera preparativos para o 6º Feirão da Melancia





A Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal da Agricultura, está intensificando os preparativos para o 6º Feirão da Melancia, que acontecerá dos dias 13 a 22 deste mês na área central da cidade. O evento se destina à comercialização da produção oriunda do próprio município, que reúne expressivo número de agricultores dedicados ao cultivo da fruta que dá o nome ao evento.

Conforme o titular da Pasta responsável, cerca de 20 expositores ocuparão as bancas instaladas na Rua Coberta da praça 1º de Maio. Todavia, as melancias à venda provirão de mais de 30 propriedades do interior parobeense. “Como nem todos podem vir, é normal que alguns forneçam sua produção para que outros façam a venda na feira”, explica.

A expectativa de Roberto Santana Jr. é de que possa ser disponibilizada neste ano a mesma quantidade de melancias vendidas na edição de 2011: 80 toneladas. Segundo ele, a estiagem que se abateu sobre o município em dezembro provocou uma quebra no rendimento das lavouras, mas, por outro lado, serviu para melhorar a qualidade da produção. “O que podemos assegurar é que os visitantes do evento encontrarão melancias um pouco menores no tamanho, mas que serão mais doces”, salienta Santana, explicando que a maior incidência solar interfere positivamente no sabor das frutas.

O 6º Feirão da Melancia se iniciará na sexta-feira 13, abrindo diariamente das 8h às 22h, até 22 de janeiro. Além de melancias inteiras, cujos preços irão variar conforme o tamanho, os visitantes poderão consumir a fruta em fatias, bem como diversos derivados, entre os quais doces, sucos, tortas, cucas, geleias, licores e milk shake, este último a novidade para a edição deste ano. Também estarão à venda melões, abóboras, cereais e verduras e outros produtos coloniais oriundos do interior de Parobé.

Complementando a estrutura da feira, uma praça de alimentação estará instalada na rua Fernando Saft, com venda de lanches rápidos e pratos à base de peixe.