Estudantes de todo o Vale do Paranhana tiveram oportunidade na última sexta-feira de se colocarem em contato com diferentes áreas profissionais, visando à escolha de uma futura carreira. Eles participaram da II Feira das Profissões, realizada pelo Rotary Club de Parobé, na Rua Coberta da Praça 1º de Maio. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Várias instituições de ensino superior marcaram presença no evento, divulgando suas opções de graduações, como Faccat, Feevale, Unisinos e IENH. Um dos destaques foi a Emtec (Escola Móvel de Tecnologia), trazida pela Faccat e que consiste num ônibus adaptado em cujo interior encontram-se protótipos demonstrativos das diferentes áreas da engenharia. A novidade atraiu os estudantes e também outros visitantes da feira, que participaram de visitas orientadas, conduzidas pelo professor Flávio Lucas da Rosa.
Também tiveram estandes na feira escolas de Ensino Médio que oferecem cursos técnicos, como Dorothea Schäfke, Unipacs e Monteiro Lobato (Cimol), todas de Taquara, além de algumas empresas que mostraram os tipos de profissionais desejados para seus quadros. O sindicato das indústrias calçadistas de Parobé (Sindicap) igualmente marcou presença.
A Administração Municipal foi representada no evento pela vice-prefeita Nelsi Lázaro, que enalteceu o caráter regional do evento. “Muitos jovens sairão daqui sabendo o que fazer para o futuro”, comentou. Já a titular da Educação, Máris Assis, destacou a oportunidade propiciada aos estudantes para identificaram sua vocação e fazerem uma opção profissional que valha para toda a vida.
Segundo o presidente do Rotary parobeense, Samuel Mosmann, a Feira das Profissões se insere no projeto do clube de serviços que visa a fazer de Parobé uma referência na educação de crianças e adolescentes até 2017. O rotariano Antônio Edmar de Holanda, que atuou na linha de frente da organização do evento, acrescentou que a intenção é repeti-lo a cada dois anos e com abrangência em toda a região, atraindo não só os estudantes de Parobé, mas também de cidades vizinhas, como Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário