sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Última Fase do Plano Local de Habitação de Interesse Social em Parobé


A Administração Municipal de Parobé, através da Secretaria de Habitação, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, realizaram na última quinta-feira (18), mais uma apresentação e articulação sobre Diretrizes e Ações do Plano Local de Habitação de Interesse Social, durante a audiência pública que aconteceu no Auditório da secretaria de Educação.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) é uma exigência do Ministério das Cidades, junto com o Fundo e o Conselho Municipal, para que os municípios possam ter acesso aos recursos do governo federal e assim viabilizar a construção de moradias voltadas à população de baixa renda. O Plano procura identificar programas, recursos públicos e privados, metas e indicadores estruturando o planejamento local do setor habitacional e assim definir um plano de ação para enfrentar os principais problemas constatados.
As atividades em Parobé tiveram inicio este ano e foi realizada sua 3ª Etapa, a última fase, para elaboração das estratégias de ação. Durante esse tempo foi feito um levantamento, realizado na fase do diagnóstico, onde foram objeto de sondagem, as necessidades habitacionais, formas de organização da comunidade e regularização de áreas ocupadas, e também e definidas propostas para implementação do plano.

Sistema Municipal de Habitação

O Órgão responsável pela habitação englobou Planejamento, Implantação e Monitoramento.

-Incorporação do PLHIS. Desenvolvimento de projetos habitacionais e acompanhamento da execução de obras. Coleta e acompanhamento de informações, definição das ações prioritárias, articulação intersetorial, captação de recursos.

Sendo que o Fundo Municipal de Habitação é a ferramenta de financiamento

E o Conselho Municipal de Habitação a ferramenta de participação e controle social.
Para a coleta de dados foram ouvidos diversos segmentos representativos da comunidade, participaram de reuniões secretarias municipais, agentes comunitários, presidentes de bairros e a população em geral. A entrega do Plano Local de Habitação de Interesse Social está prevista para este anos.

Nenhum comentário: