quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ALIMENTAÇÃO INTEGRAL E REAPROVEITAMENTO FAZEM PARTE DO CURSO COMABEM PARA MERENDEIRAS EM PAROBÉ


Mais de sessenta merendeiras de Parobé participaram do Curso ComaBem, ministrado na Praça Primeiro de Maio dentro do Ônibus do Programa do Governo do Estado.
O Programa ComaBem é uma iniciativa das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, CEASA, que em parceria com o governo do estado e empresas do setor privado, busca ampliar sua atuação no combate ao desperdício de alimentos. Em Parobé o Curso ocorreu no dia 22 de setembro e teve a participação 61 merendeiras, divididas turmas, das Escolas Municipais e representantes da Associação dos Agricultores. A parceria no município foi com a Prefeitura Municipal através das secretarias municipais de Educação e Agricultura. Estiveram ministrando os trabalhos em Parobé a Nutricionista Sabrina Kern e a cozinheira, Maria Goreti Rodrigues Rolin, representantes do Governo. Durante o curso foram realizados diversos pratos de vários produtos, um curso que mistura a teoria com a prática. Alguns itens importantes que foram tratados durante as atividades: Consumo responsável, aprendendo a comprar e Armazenar; Higiene pessoal, também nos alimentos e no Ambiente de trabalho.
As merendeiras aprenderam a preparar sem desperdiçar e também foram instruídas quantos as Técnicas Culinárias em hortaliças e preparos de Salgados com o aproveitamento integral dos alimentos e de cascas, folhas.
A vice-prefeita Nelsi Lázaro esteve presente e comentou sobre a importância do curso porque vai dar maiores opções no preparo das refeições, com o reaproveitamento de sobras dos vegetais, como os legumes, o que vai melhorar ainda mais a alimentação escolar. Para o nutricionista da Merenda Escolar de Parobé, Aline Weber o curso é muito importante, exatamente pelo aproveitamento integral dos alimentos e pelas opções que são oferecidas a partir daí, porque além da qualidade, evita o desperdício. Segundo os organizadores o objetivo do curso é a qualificação das merendeiras, com novas técnicas que ensinam pratos saborosos e evitam desperdício de alimentos e com isso gerando economia para a administração municipal e uma melhor nutrição para os alunos.


Nenhum comentário: