sábado, 1 de agosto de 2009

Reunião decide manter volta às aulas para segunda em Parobé

Uma reunião realizada na manhã deste sábado, em Parobé, para decidir a questão que envolve a volta às aulas no município. A reunião foi convocada pela Secretaria Municipal de Educação em função do avanço da gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. Segundo a secretária de Educação, Máris Assis, foi decidido que as aulas vão ser retomadas nesta segunda-feira, dia 3, como havia sido programado. No entanto, não será trabalhado nenhum conteúdo novo, fazendo nas próximas duas semanas uma grande revisão dos conteúdos do primeiro semestre.
Conforme a secretária, a reunião contou com a presença de todos os presidentes de Círculos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas da rede municipal, além de membros da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria de Educação. Também participou do encontro a prefeita Gilda Kirsch. Máris Assis explicou ao Paranhana On-line que a Vigilância prestou esclarecimentos e tirou dúvidas a respeito da nova gripe. Em seguida, foram feitas propostas por parte da Secretaria de Educação a respeito do período de recesso.
Uma delas foi a retomada das aulas nesta segunda-feira, sem a apresentação de conteúdos novos por duas semanas. E a outra foi o recesso ser adiado por mais duas semanas, levando-se em conta a necessidade de recuperação das aulas em sábados ou aulas ocorrendo em janeiro. Segundo a secretária, por unanimidade os representantes das 25 escolas municipais optaram pela retomada das aulas no dia 3. "Leva-se em conta que muitos pais trabalham e não tem onde deixar seus filhos. Eles acabariam indo para lugares onde o risco de contágio seria até maior do que nas escolas", explica.
Segundo ela, a Secretaria de Educação tomará medidas para evitar a proliferação do vírus, como evitar o uso, por parte dos alunos, de bebedouros, a orientação para que quem tiver algum sintoma gripal não vá até a escola, além de um cuidado maior na limpeza das aulas de aula no fim de cada turno, higienizando até mesmo as classes com álcool gel, entre outras medidas. "Ficamos muito satisfeitos com os resultados porque toda a comunidade escolar participou da decisão", disse Máris Assis. Nas próximas duas semanas, as professores que estão grávidas também serão afastadas das salas de aula, considerando que elas estão em um fator de risco para a nova gripe. "Elas ficaram na retaguarda das aulas", enfatizou a secretária, explicando, contudo, o que o caso se reflete em cerca de oito gestantes.

Nenhum comentário: