Metsul alerta para grande volume de chuva na região no final de semana
De cordo com a Metsul Meteorologia, as condições meteorológicas serão adversas nesta sexta-feira no Vale do Sinos. Um sistema de baixa pressão reforçará muito a instabilidade, resultando em chuva que pode ser forte a ocasionalmente torrencial em alguns momentos, chegando a acumular mais de 50 milímetros entre amanhã e sábado.O vento deve ganhar força e soprar com rajadas fortes a intensas em alguns momentos do quadrante sul. Faz muito frio e a sensação térmica estará acentuadamente baixa, ao redor de 0ºC, devido à atuação do vento e da chuva.A temperatura deve permanecer próxima dos 10ºC durante quase toda a sexta, oscilando entre 9ºC e 13ºC, algo pouco comum para esse período. A mínima registrada na região em um mês de setembro na primeira metade do século XX foi 10,5ºC no dia 2 de setembro de 1923. Frio e chuva continuam no fim de semana A instabilidade prossegue no sábado, outro dia de muitas nuvens, chuva e bastante frio. A temperatura deve variar entre 11ºC e 14ºC na região, mas os valores de sensação térmica vão seguir muito baixos por conta do vento que ainda deve soprar forte em alguns momentos.Já a chuva deve gradualmente diminuir, mas ainda pode ser forte, sobretudo na primeira metade do dia. O domingo deve ser marcado pela intensa nebulosidade, o que manterá o frio em Porto Alegre e região. Não se pode descartar a possibilidade de ocasionais aberturas, mas o dia deve ser marcado mesmo pela grande cobertura de nuvens.A temperatura deve variar entre 10ºC e 14ºC. O vento, contudo, deve estar mais fraco. Devido à intensa nebulosidade, existe a possibilidade de garoa ou chuva devido à circulação de uma área de baixa pressão. Na segunda-feira, o sol aparece com nuvens. Faz muito frio na madrugada e ao amanhecer, mas a tarde deve ser agradável com máximas próximas dos 20ºC.
Parobé vai ganhar Procon dentro de 60 dias
Parobé será em breve a segunda cidade do Vale do Paranhana a contar com serviço de proteção ao consumidor através de uma unidade do Procon. Ainda em agosto, uma visita do procurador federal Júlio Carlos Schwonke de Castro Júnior, junto de sua assessora jurídica Andréia da Silva Araújo, a prefeita Gilda Kirsh definiu a abertura do serviço no município. Na ocasião, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), cujo objetivo é a liberação de recursos da procuradora para o município. O investimento será de R$ 67 mil, destinado a compra do equipamento material e a estrutura necessária para o funcionamento do órgão. A Prefeitura de Parobé caberá oferecer as instalações físicas, funcionários e manutenção. Conforme o procurador do município, Rogério Moller, o Procon de Parobé contará com veículo próprio para uso exclusivo. A previsão para o serviço entrar em funcionamento, segundo Moller, é de 60 dias. O Procon de Parobé irá funcionar na Avenida Taquara, no prédio onde está localizado a agência do FGTAS/Sine, próximo as instalações do Ministério Público e do Fórum do município.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Casa do Artesão de Parobé promoveu curso de boneca de pano
A Casa do Artesão de Parobé fez o encerramento do curso de Bonecas de Pano, atividade realizada em parceria com o Sindicato Rural do Vale do Paranhana e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). De acordo com a coordenadora da casa, Vera Regina da Silva, a parceria tem rendido bons resultados a comunidade parobeense. “Ela vem ao encontro dos objetivos desta casa, que é oferecer sempre novidades artesanais através de diferentes cursos de artesanato”. No curso de Bonecas de Pano foram 32 horas-aula, ministradas pela professora Zélia Martins Kaufmann, que é artista plástica de Rio Pardo, onde também desenvolve projetos na área social. O curso contou com a participação de 14 pessoas e confeccionaram 140 bonecas, além de enfeites de porta, chaveiros e bonecas diferenciadas para artigos de decoração.Para a presidente da Associação dos Artesãos de Parobé, Lorena Guedes, que foi uma das alunas do curso, o aprendizado foi de grande valia, pois trouxe idéais novas de como utilizar as bonecas em diferentes artigos de decoração, sendo mais uma opção de artesanato a ser utilizada, possibilitando que inovações sejam feitas pelos artesãos parobeenses.
>>>>>>>>>>>>>>>>>.
Planalto já recebeu projeto de punição ao grampo, diz Tarso
O ministro da Justiça, Tarso Genro, informou que já entregou ao Palácio do Planalto a minuta do anteprojeto de lei que agrava as punições para quem pratica grampo ilegal. Se o responsável for servidor público, ele responderá, além do processo criminal, a uma ação de improbidade administrativa, podendo ser demitido e ficar impedido de concorrer a eleições. O anteprojeto, segundo o ministro, não criminaliza o jornalista ou o veículo de comunicação que divulgar o conteúdo do grampo: — A imprensa tem o direito de exercer o segredo de fonte, um abrigo constitucional. Nós temos que tratar, sim, é daquele que comete irregularidades para obter informação, daquele que é o responsável — explicou. O anteprojeto é uma resposta do governo à crise provocada por escutas ilegais contra autoridades do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. A iniciativa de ampliar as punições a infratores, segundo o ministro, é para corrigir omissões na legislação atual.
>>>>>>>>>>>>>>>>>...
Morre aos 80 anos ator Fernando Torres
Morreu em sua casa no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, aos 80 anos, o ator Fernando Torres. A causa da morte ainda não foi divulgada. De uma família de artistas, ele era casado com Fernanda Montenegro e pai de Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>.
MP de Contas notifica "agente público"
Procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino emitiu nota há pouco afirmando ter notificado um "agente público" que está sendo investigado por suposto enriquecimento ilícito.
Da Camino recebeu denúncia de que o patrimônio dessa pessoa, cujo nome é mantido sob sigilo, seria incompatível com os seus vencimentos. Especula-se que a pessoa citada seja um parlamentar.
Conforme o MP de Contas, o agente se dispôs a apresentar informações e esclarecimentos. O MP concedeu 15 dias para que a pessoa se manifeste.
Encerrado este prazo, o procurador afirma que retomará a análise do tema e, posteriormente, irá se pronunciar sobre "o encaminhamento a ser dado à matéria".
100381
Biolchi, Alberto e Fabiano vencem prêmio Springer
No universo de 55 deputados estaduais gaúchos, Márcio Biolchi (PMDB), Alberto Oliveira (PMDB) e Fabiano Pereira (PT) são os vencedores deste ano do Prêmio Springer Carrier — ARI por um Rio Grande Maior.
Biolchi foi escolhido na categoria economia por ter atuado pela redução do ICMS para o setor coureiro-calçadista e pela articulação do projeto que estabelece o teto salarial dos três poderes. Os organizadores do evento citam também o envolvimento na aprovação do pagamento previsto pela Lei Britto.
Alberto Oliveira teve destaque por trabalhos nas áreas de Meio Ambiente e Ação Social. Alberto promoveu a criação de material educativo para escolas sobre aquecimento global e drogadição como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Também pela coordenação da Subcomissão Mista em defesa da energia eólica e da Frente Parlamentar da Vitivinicultura.
Fabiano Pereira receberá o Prêmio Especial — busca da eficiência da máquina pública. Ele foi escolhido por sua atuação na presidência da CPI do Detran.
A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o próximo dia 15, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.
100363
Violência na Cidade Baixa
A candidata do PSTU a prefeita de Porto Alegre, Vera Guasso, foi agredida ontem à noite numa tentativa de assalto. Por volta das 22h, dois rapazes aparentando cerca de 20 anos abordaram a candidata e outra militante do PSTU na Rua Alberto Torres, quase esquina com a José do Patrocínio. Pediram a chave do Fiesta 2003 de Vera quando ela e a amiga já estavam fora do automóvel.
A candidata disse que entregaria a chave, mas pediu para retirar a bolsa com documentos. Nesse momento, um dos rapazes puxou uma arma e os dois começaram a agredi-la com socos e coronhadas.
As duas gritaram por socorro e os dois fugiram sem levar o carro. Vera foi medicada no Hospital Mãe de Deus, fez vários exames e os médicos constataram uma pequena fratura no nariz. A candidata está com o olho roxo, o nariz inchado e hematomas na testa. Ficou em repouso hoje pela manhã, está tomando antiinflamatórios, mas retoma das atividades de campanha à noite, participando de uma entrevista na TVE.
Moradora da Cidade Baixa desde 1984, Vera está assustada:
— Moro na Venâncio Aires e nunca pensei que pudesse passar por uma situação dessas. A situação chegou a tal ponto que a gente dá graças porque a vida está mantida.
100330
Dificuldade de acesso
Assim como o deputado Alceu Moreira (PMDB), o deputado federal José Otávio Germano (PP) reclamou no programa Gaúcha Atualidade da dificuldade no acesso a um processo que está no Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República recomendou ontem que os deputados Germnao e Eliseu Padilha (PMDB) sejam investigados.
O deputado do PP não deu muitos detalhes sobre o processo, ao qual o defensor teve acesso, justamente por causa do segredo, mas salientou que isso o prejudica:
— As pessoas acham que estou envolvido em outras coisas. É uma pena para mim que isso esteja sob segredo de Justiça.
O deputado assegurou que está tranqüilo. Segundo ele, a conversa telefônica interceptada é com um empresário e o assunto é o desenvolvimento energético do Rio Grande do Sul.
Por ter sido da comissão de energia energia da Câmara, Germano é procurado por dezenas de empresários para tratar da matriz energética e do potencial de crescimento do Estado, ressaltou.
— Por conhecer o processo, me sinto absolutamente injustiçado. Vou pedir minha exclusão disso pela ausência de prova. Se não for possível, que, pelo menos para mim, seja revelado esse diálogo.
100265
Sem preocupação
O deputado Alceu Moreira (PMDB) acredita que o envolvimento do seu nome na investigação encaminhada pelo Ministério Público Federal ao STF deve-se ao fato da amizade com o deputado Eliseu Padilha, também investigado, e as ligações feitas a ele. No entanto, ressaltou que essas ligações não implicam em qualquer tipo de crime.
O presidente da Assembléia disse estar absolutamente tranqüilo, pois, de acordo com ele, não há nada que possa despertar qualquer preocupação:
— Eu ajo com absoluta serenidade, porque eu sei que não há subtração de um só centavo de recursos público, que não há crime e, não havendo, eu só tenho que ter conhecimento do processo para saber em que condição meu nome foi incluído — afirmou.
100254
"Lula não rompeu com as regras constitucionais"
O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana, respondeu as afirmações do deputado José Anibal no Gaúcha Atualidade, que acusou de frouxa a atitude de Lula ao limitar-se ao afastamento da cúpula da Agência Nacional de Inteligência. Segundo ele, ao contrário do que disse o líder do PSDB na Câmara, o presidente tem sido muito firme com a situação das escutas telefônicas clandestinas e ainda fez uma provocação ao partido da oposição:
— Eu diria que o nosso presidente Lula não rompeu com as regras constitucionais para disputar um novo mandato, como fez o PDSB — declarou.
Fontana também disse que é preciso investigar o grampo, descobrir o culpado e punir de acordo com o estado de direito e não criar crises artificiais, como está fazendo a oposição.
Lula reagiu frouxamente, diz deputado
Após reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, parlamentares da oposição criticaram os comentários de Lula. Os presidentes dos partidos de oposição também assinaram uma nota, na qual taxam de "frouxa" a reação do presidente.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o líder do PSDB na Câmara, José Anibal (SP) afirmou que as escutas obscuras feitas com o presidente do STF não se restringem ao diálogo com o senador Demóstenes Torres, pois esse trabalho já vem de antes.
O deputado também ressaltou que a base de oposição não está se aproveitando do período eleitoral para atacar, mas que o assunto é gravíssimo e precisam ser tomadas as devidas providências:
>>>>>>>>..........
Conab estima safra recorde de cana-de-açúcar em 2008
A safra brasileira de cana-de-açúcar deve crescer 11,4% neste ano, na comparação com a safra do ano passado, e atingir um novo recorde de produção. Segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2008 devem ser esmagadas 558,72 milhões de toneladas de cana, 57,18 milhões de toneladas a mais do que no ano passado. De acordo com o estudo, somadas as 151,6 milhões de toneladas que serão colhidas para a produção de rapadura, cachaça, ração e mudas da planta, a safra nacional será de 710,28 milhões de toneladas, a maior da história do país. O levantamento aponta que o aumento da produtividade das áreas cultivadas e as 35 usinas que iniciaram a produção em 2008 foram os principais fatores para o crescimento na produção. O aumento de 1,90 milhão de hectares do território das lavouras também colaborou, conforme o levantamento. Segundo a Conab, a área de lavouras de cana aumentou de 7,08 milhões de hectares para 8,98 milhões de hectares. Esse território corresponde a 3,2% dos 276 milhões de hectares cultiváveis do país, os quais 72% são ocupados por pastagens.
>>>>>>>>>>>>>
TSE garante elegibilidade de ex-governadores do Rio Rosinha Matheus e Anthony Garotinho
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu a elegibilidade do casal Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. O Tribunal negou um recurso que pedia a inelegibilidade do casal de ex-governadores fluminenses, por supostas fraudes na eleição municipal de Campos em 2004, quando o casal apoiou o candidato Geraldo Pudim. Segundo o ministro Marcelo Ribeiro, a pena de inelegibilidade, por três anos, tem que ser contada a partir da data em que ocorreu a eleição supostamente fraudulenta. Como já se passaram quatro anos, não haveria mais a possibilidade, segundo o ministro, de aplicar a pena prevista pela lei. Outro motivo, para garantir a elegibilidade do casal, segundo o ministro, foi que as eleições municipais de 2004 em Campos foram anuladas pelo Tribunal Regional Eleitoral, em razão da cassação dos primeiros colocados. Um novo pleito, realizado em 2006, foi vencido por Alexandre Mocaiber (PSB), rival de Pudim.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Casa incendiada em São Paulo tinha 2,5 toneladas de droga
A polícia descobriu mais drogas escondidas em uma casa que pegou fogo na noite de quarta-feira em Guarulhos, na Grande São Paulo, e já atingiu a marca de 2,5 toneladas de entorpecentes encontrados. Inicialmente, a Polícia Militar e os bombeiros informaram que havia uma tonelada de drogas na residência. Segundo a polícia, a contagem ainda está sendo feita e o total pode chegar a mais que esta marca. Foram descobertos em um cômodo da casa, usado para o refino de drogas, cerca de 2,5 toneladas de maconha, 200 papelotes de cocaína e 3 kg de crack, além de balanças, outros produtos químicos, uma pistola, uma granada, uma submetralhadora e uma espingarda. A droga foi encontrada após um incêndio em uma parte da casa. O dono da casa foi internado em estado grave no Hospital Geral da cidade, com 90% do corpo queimado.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.
FHC pede que drogas sejam tratadas como um problema de saúde sério
Os ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso e da Colômbia César Gaviria coincidiram hoje em Bogotá em que as políticas antidrogas fracassaram e que deve ser dado prioridade à prevenção, assim como a tratar o problema como "um caso sério de saúde".FHC e Gaviria participam hoje da Segunda Reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, grupo que se reuniu pela primeira vez no Rio de Janeiro em abril e que prepara um documento sobre a questão que será entregue às Nações Unidas em 2009."O consumo de drogas é um caso sério de saúde, não é culpa somente dos produtores e, enquanto não assumirmos isso, não haverá soluções efetivas", expressou FHC."Não se trata de apontar um país como culpado, seja Colômbia, México ou Brasil, mas de trabalhar todos, produtores e consumidores", acrescentou.Enquanto isso, o ex-presidente colombiano César Gaviria, fundador da Comissão, junto a FHC e o ex-governante mexicano Ernesto Zedillo, afirmou que "não existe um verdadeiro esforço para reduzir o consumo" de drogas.O também ex-secretário da Organização dos Estados Americanos (OEA) destacou que os países latino-americanos devem "assumir uma posição crítica frente às políticas de drogas dos Estados Unidos, da Europa, das instituições das Nações Unidas, da OEA, falar com toda a franqueza".Ele considerou ainda que os "programas de redução de drogas foram bastante ineficazes e seus alcances bastante limitados".Gaviria ressaltou que a Colômbia "tem toda a autoridade" para pedir soluções, porque "fez um esforço enorme na luta contra o narcotráfico".
>>>>>>>>>......
Comando da BM divulga nota sobre ação durante protesto do MST
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira o Comando da Brigada Militar informou que os policiais militares foram orientados a "desfechar ações preventivas com o objetivo de propiciar o grau de segurança pública necessária", durante o 14º Grito dos Excluídos e 13ª Marcha dos Sem. Os eventos estão previstos para esta sexta-feira.Segundo o comandante geral, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, os efetivos de policiamento ostensivo também estão instruídos e contam com recursos necessários para atuarem como força mediadora. "Capaz de harmonizar, no limite da lei, os interesses porventura conflitantes, não permitindo que direitos e garantias de uns se sobreponham aos de outros", destaca a nota."A Brigada Militar reitera seu compromisso de garantir a Lei e a Ordem no Rio Grande do Sul, desejando que todos os eventos previstos transcorram dentro da normalidade e assim atinjam os resultados esperados por seus organizadores", finaliza o documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário