terça-feira, 3 de junho de 2008

Escola de Fábrica formou 70 alunos em Parobé

Ocorreu na noite de sexta-feira (30), no Ginásio da Escola Noemy Fay dos Santos, a formatura de 70 alunos no curso de Iniciação Profissional do Programa Escola de Fábrica, do Governo Federal, que teve por objetivo capacitar jovens, de 16 a 24 anos, e integrá-los ao mercado de trabalho, foram seis meses de aulas com uma carga horária de 600 horas.
Além de adquirir uma profissão com certificado, os estudantes receberam durante o curso, lanches, vale-transporte e bolsa auxílio.
Estiveram presentes, a prefeita Gilda Maria Kirsch, o Presidente da Câmara de vereadores, Idamir Antonio de Moraes, o representante do Ministério da Educação e Cultura e Supervisor da Região Sul do Projeto Escola de Fábrica, Samuel Mesquita Pereira, o secretário de Educação, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, a Diretora de Educação, Maris Elinete de Assis, o Diretor da Empresa de Móveis e Esquadrias Schmidt, Jorge Jair Mergener, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Industria de Calçados, Componentes e Vestuário de Parobé, João Nadir Pires, vereador Altair Machado, Coordenadora da Styllus, Escola de Ensino Profissionalizante, Sandra de Oliveira, o coordenador do Curso, Sérvulo Carvalho, entre outras autoridades.
O programa Escola de Fábrica veio para Parobé numa iniciativa da prefeita Gilda Maria Kirsch, que buscou recursos junto ao Governo Federal, através do Ministério de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município e com as empresas: Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), Móveis e Esquadrias Schmidt, Sindicatos dos Trabalhadores na Industria de Calçados, Componentes e Vestuário de Parobé, Styllus, Escola de Ensino Profissionalizante.
Os Cursos ministrados foram: Costura Calçadista,Informática, Movelaria, Produção de Calçados e Atendimento Comercial.
Segundo a Prefeita Gilda esta é uma grande oportunidade para a inserção de jovens no mercado de trabalho. “São necessários gestos como este para que nossos adolescentes possam se qualificar e entrar no mercado de trabalho com a perspectiva de sucesso em sua profissão," destaca a prefeita Gilda. Ela também agradeceu a parceira com as empresas e elogiou a equipe de trabalho, pelo sucesso alcançado.
Samuel Mesquita Pereira, fez uma explanação do trablhos do Programa Escola de Fábrica no Brasil, destacando o sucesso que está alcançando, por dar oportunidade aos jovens de aprender uma profissão, para poder competir no mercado de trabalho, em condições de obter sucesso.
O secretário de Educação, Holanda, destacou o trabalho da equipe e a importância de se adquirir uma profissão, “o Brasil precisa de cidadãos que pensem, atuem e contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Pessoas como vocês, agora. Esta é uma porta que se abre e muitas outras que virão, vocês agora estão preparados para o inicio de uma carreira profissional.”


Nenhum comentário: