sábado, 30 de dezembro de 2017

Escolas ganham reconhecimento na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Duas escolas de Taquara estão comemorando o reconhecimento recebido pela participação na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), nas escolas de educação infantil, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A EMEI São João Batista e a EMEI Vovó Mathilde concluíram todas as etapas da Jornada de EAN, que é realizada e organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Elas receberam selo de reconhecimento, certificado de menção honrosa (para a nutricionista, diretor da escola e o coordenador da Jornada), kit com publicações sobre alimentação saudável e divulgação da ação em publicação do FNDE, e, ainda podem ser escolhidas para participarem da “Mostra de Educação Alimentar e Nutricional”, no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (CONBRAN), a ser realizado em Brasília, no ano de 2018.
O resultado das escolas que cumpriram todas as etapas foi divulgado no último dia 18. Segundo informações publicadas no portal do FNDE, das 168 escolas brasileiras que cumpriram as metas da Jornada da EAN, dez delas estão no Rio Grande do Sul, duas em Taquara. Os outros municípios gaúchos são: Paraí, São Lourenço do Sul, Espumoso, Santa Rosa, Teutônia, Farroupilha, Sobradinho e Sapiranga. “Este é um indicativo de qualidade da Alimentação Escolar das nossas escolas”, destaca a nutricionista Lilian Alves, que apoiou e participou de algumas etapas junto aos educandários.
— Estamos muito felizes por mais este reconhecimento direcionado às nossas escolas, principalmente no que tange à alimentação escolar, temos um cuidado bem especial, proporcionando aos educandos produtos selecionados, alimentos com qualidade, sempre com a orientação da nutricionista Lilian — destaca o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda.
A JORNADA
O objetivo da jornada é incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar e dar visibilidade às atividades que já são desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil. A ideia é promover alimentação saudável e prevenir a obesidade infantil.
A jornada foi composta por seis etapas, que foram desenvolvidas de março a novembro de 2017, abrangendo as temáticas: Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil, Alimentos regionais brasileiros, Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos, Horta escolar pedagógica, Agricultura familiar na escola e Atividades lúdicas para o desenvolvimento.

Nenhum comentário: