O Prefeito de Parobé oficializou nesta sexta (01) a troca de dois secretários, que se desincompatibilizaram para concorrer à vereança nas eleições de outubro.
Na Secretaria de Educação, Maristela Rossato reassume seu mandato na Câmara Municipal passando o cargo para a professora Carla Silveira, que respondia pela direção pedagógica da secretaria.
Na Secretaria de Esportes e Lazer, Carlos Finger passa o cargo para Jair Dullius, ex-assessor de projetos da secretaria, em parceria com clubes e entidades.
Segundo o Prefeito Cláudio Silva, os novos secretários darão continuidade ao Plano de Ação do Governo, aperfeiçoando os projetos já existentes.
EDUCAÇÃO
Carla Silveira é servidora concursada, professora de Pedagogia na Faccat e já trabalhou na secretaria da educação de Taquara, entre outros locais. Ela assume para dar continuidade ao trabalho de gestão humanizada, processos administrativos democráticos que incluem eleição direta de diretores de escolas e implantação dos conselhos escolares, além do Plano Municipal de Educação e do Plano de Ações Articuladas (PAR) com o Governo Federal.
A Secretaria de Educação, sob o comando de Maristela Rossato investiu na Educação Infantil com a ampliação do número de vagas nas escolas municipais e a compra de 220 vagas na rede particular. Fez a reforma e ampliação da EMEI Doce Mel e a conclusão e mobiliamento da escola Favo de Mel, além de deixar prontos projetos de construção de duas escolas modelo Pró-Infância na Colina do Leão e Emancipação e captar recursos para construção de uma EMEI em Pinhal. Outro avanço deu-se na realização de concurso específico para professor na área e investimento na formação continuada do quadro.
No Ensino Fundamental o processo democrático materializou-se nas eleições diretas para diretores e vices e na revisão das Propostas de Políticas Pedagógicas (PPPs). A reforma da EMEF Artuíno Arsand, a conclusão das obras da EMEF Ana Maria Fay, o projeto modelo Pró-Fundamental do Residencial Azaléia e a climatização das salas de aula marcam a parte de obras realizadas.
A Educação também atuou na parceria com a área de Esportes na realização dos jogos escolares, sediando os JERGS e os JEPs, além de implantar o Projeto Xadrez, destaque no Vale do Paranhana, para alunos do Pré ao 5º ano.
ESPORTES E LAZER
Na Secretaria de Esportes e Lazer, foram reativadas e ampliadas as competições municipais. O Campeonato de Futsal tinha sete equipes em 2012, hoje tem 43; o Campeonato de Futebol de Campo mantinha cinco equipes, hoje tem 24. Entre os anos de 2014 e 2015 todos os oito clubes de futebol do município receberam fardamento completo, como incentivo à prática esportiva.
A secretaria também formalizou convênios com clubes e entidades transferindo recursos para o atendimento de crianças e adolescentes carentes de sete a 17 anos. O projeto assegurou 60 vagas na Liga Parobeense de Taekwondoo, 150 vagas no futebol do Grêmio Esportivo Parobé; e 100 vagas no Esporte Clube Guarani.
Na área de obras e infra-estrutura, foi inaugurada a área coberta da quadra poliesportiva da Vila Olímpica e a quadra de areia no bairro 3L. Em ambos, foram aplicados R$ 483 mil, recursos provenientes do Ministério dos Esportes.
A secretaria também atuou em parceria com a Educação e Rotary Club na criação dos Jogos Escolares de Parobé (JEPs), em 2015.
“Os JEPs vão alavancar a área de esportes em nosso município”, garante Carlão. “O que foi previsto no Plano de Governo foi alcançado, agora é manter e aperfeiçoar o que vinha sendo feito”, afirma o novo secretário, Jair Dullius.