sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estiagem em Parobé chama atenção da TV Bandeirantes


A Band TV enviou uma equipe de reportagem à Parobé para fazer uma matéria sobre os danos da estiagem no município.

Eles visitarem alguns produtores na localidade da Fazenda Pires, a repórter Luci Jorge e o cinegrafista Cristiano Melo, estiveram acompanhados do diretor de Agricultura, Nilvo Maggioni e do Coordenador da Pasta, José Moacir Nunes, que prestaram as informações sobre os prejuízos da estiagem em Parobé.

O objetivo da visita foi o de verificar porque as verbas liberadas, de R$ 51.900,00, pelos governos, Estadual e Federal, não atendiam as necessidades dos produtores. Segundo os representantes da Agricultura, é porque elas seriam em cestas básicas e para serem aplicadas em outras áreas que não condiziam com a realidade. Esses valores não foram aceitos pelo município de Parobé, porque os produtores terão que pagar a divida no mês de abrir. O razoável, segundo eles, seria a isenção, ampliação ou renegociação da dívida.

Segundo as informações da Emater/RS e da Secretaria de Agricultura de Parobé, a forte estiagem ocorrida no período de 10 de outubro de 2011 a 10 de janeiro de 2012, ocasionaram perdas consideráveis ao setor agropecuário do município.

Devido ser esse o período de crescimento das lavouras e pastagem, bem como do início de formação de grãos de algumas culturas, houve danos diferenciados de acordo com o estágio da cada cultura. As perdas variaram entre 30 e 90% da produção, chegando à estimativa de um prejuízo total de R$ 3.567.600,00.

Nenhum comentário: