sexta-feira, 27 de abril de 2012
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Caps realiza programação voltada ao bem-estar da mulher
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) proporcionou uma tarde especial, dia 8 de março, voltada ao cuidado psíquico da mulher. Estiveram presentes em torno de 30 mulheres, todas usuárias do serviço. Na ocasião tiveram espaço para fuga da rotina e momentos de risos, reflexão, interação e emoção.
Primeiramente, ministrado pela educadora física, participaram de uma atividade de relaxamento, através de exercícios de respiração e alongamento. Depois assistiram a palestra “O segredo da Felicidade” e a peça teatral “Divas no Divã”. E para encerramento participaram de uma atividade especial com o intuito de sensibilizá-las acerca dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), e sua relação com o papel feminino. Com isso perceberam a importância que deve-se dar a tais funções, pois ambas têm valor de suma importância para o tratamento de vários transtornos, principalmente aos de Ansiedade, Humor, depressão e ainda ao stress decorrido da agitação do dia-a-dia.
Conforme a coordenadora do Caps, Elisangela Jacobs, o feedback dado pelas participantes foi muito positivo, pois trouxeram o relato a respeito do quanto podem se tornar atuante no cuidado com bem-estar. Onde funções tão normais do corpo, como ver, sentir e cheirar passam despercebidas durante o cotidiano. E o quanto poderão contribuir para relacionamentos interpessoais e para a saúde mental.
POESIA, MÚSICA E MUITO CHARME NO SARAU EM HOMENAGEM À MULHER EM PAROBÉ
O Sarau em homenagem às mulheres pelo seu dia foi mais um evento cultural realizado com muito sucesso pela Secretaria de Educação, através de seu Departamento Cultural.
Um grande público quase que exclusivamente feminino, com muito charme e elegância, esteve prestigiando o evento, dia 7 de março, na Biblioteca Municipal, e que aplaudiram entusiasmados as apresentações dos talentos locais e Sarau com Café, da cidade de Taquara, que apresentaram poemas, poesias e músicas, de vários escritores e escritoras de renome nacional e internacional.
Prestigiaram o evento diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita, Nelsi Lázaro, a secretária de Educação, Máris Assis, a secretária de Gestão e Controle, Siloé Raupp Raulino, a coordenadora de Cultura, Rosângela Borges e os artistas, a jornalista Roseli Santos, e os cantores Chico Paz e Duda Rocha, entre outras autoridades e representantes da SMEd que apresentaram vários poemas.
Rosangela agradeceu a todos pela presença e revelou a sua alegria por mais um sarau realizado com sucesso. ”A presença de vocês é a demonstração do êxito que o nosso evento alcançou em nossa comunidade”, destacou.
A vice-prefeita Nelsi Lázaro, parabenizou, em seu nome e da prefeita Gilda Maria Kirsch, a Secretaria de Educação pela realização do Sarau e a todas as mulheres pelo seu dia e destacou a importância da mulher na sociedade, suas conquistas e seus trabalhos. “Por tudo isso e muito mais, elas são merecedoras dessa homenagem que fala de cultura, poesias e conquistas, Parabéns mulheres que fazem a diferença em nossa sociedade”, disse Nelsi.
Também muito entusiasmada pelo evento e a presença do público, a secretária Máris Assis relembrou o sucesso alcançado pelo sarau em todas as suas edições no decorrer dos anos. “São bons momentos que cada vez confirma a expectativa da comunidade de ouvir bons textos, boas poesias e a grande presença de mulheres em nosso evento”, disse.
Máris também sublinhou os textos que falam de competência, vitalidade, energia, que retratam o momento de conquistas das mulheres. “Cada mulher busca realizar se trabalho com competência e ser mulher é uma grande honra”, enfatizou a secretária Máris Assis.
PAROBÉ SEM ANALFABETOS
Com a intenção de diminuir o máximo possível o número de analfabetos no município de Parobé, a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento Pedagógico, lançou o Projeto Alfabetização de Adultos. A divulgação dessa ação está sendo realizada em todas as escolas do município com a distribuição de panfletos com o tema: “Agora todos têm a possibilidade de saber ler e escrever”. “Estamos solicitando aos alunos que divulguem para seus familiares, amigos e vizinhos maiores de 15 anos, que não tiveram a oportunidade de estudar”, disse Luciane Carpinski de Almeida, coordenadora do projeto Alfabetização de Jovens e Adultos.
Também irão acontecer reuniões de 15 a 29 de março, em várias escolas municipais para a realização de cadastros, depois será feito um levantamento da quantidade de pessoas interessadas na alfabetização.
Segundo Fabricia Bonemberger Machado de Oliveira, Coordenadora Geral do Departamento Pedagógico, o objetivo da SMEd é o de oportunizar a escolarização às pessoas que não puderam concluir seus estudos e têm o desejo de aprender. “Queremos que todos os jovens e adultos realizem o sonho de aprender a ler e escrever, para isso basta participarem das reuniões ou passarem na SMEd”, disse Fabricia.
Mais informações pelo Fone: 3953 1040 ou 1042, com a professora Luciane.
Escola de Parobé iniciou o ano letivo com muitas atividades
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Melita da Silva iniciou o ano letivo com muitas oficinas, que buscaram mostrar a criatividade de seus alunos. Foi grande a participação da comunidade escolar que foram prestigiar seus filhos nas apresentações.
Durante a programação foram apresentadas oficinas de desenho, pintura de rosto, música, mural de férias, brincadeiras dirigidas, hora do conto e jogos de tabuleiro.
“Os pais que acompanharam seus filhos ficaram muito contentes ao verem as ampliações da escola, a parte nova sendo concluída, além de todas as salas e corredores terem sido pintados novamente dando um aspecto muito bonito à nossa escola”, disse a diretora Rosangela Bedra.
motivo pelo qual as aulas iniciaram depois das outras escolas municipais.
A escola está localizada no bairro Funil tem na direção a professora Rosangela Bedra e atende atualmente cerca de 380 alunos desde o 1º ano à 8ª série, nos turnos da manhã e tarde.
Secretaria da Saúde oferece serviços especiais para homenagear as mulheres em Parobé
Pensando em prestar uma homenagem diferenciada para homenagear as mulheres parobeenses, pelo seu Dia, a Secretaria de Saúde está inovando esse ano. Com o intuito de oferecer saúde, beleza e outros quesitos essenciais para uma vida alegre, a secretaria estará com uma excelente programação no dia 8 de março.
O evento acontece a partir das 14 hs, na Rua em frente a secretaria e vai disponibilizar para as mulheres vários profissionais que oferecerão os seguintes procedimentos:
A Tenda da Beleza - Com Manicure e Maquiagem; A Tenda da Vaidade - Com Nutricionista; A Tenda da Saúde - Com Ginecologia e Pré-Câncer, entre outros serviços, tudo em homenagem ao dia Internacional da Mulher.
O atendimento será de forma gratuita para todas as mulheres que comparecerem no evento.
“Mulher, São Teus Também os outros 364 Dias!
Informações com a Ivete pelo fone -3953-1098.
Mais de 250 crianças participam das escolinhas de Futsal de Parobé
As Escolinhas de Futsal de Parobé, desenvolvidas no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa, já estão em atividade. Mais de 250 atletas, dos naipes masculino e feminino, de várias categorias participam dos treinamentos nos turnos manhã e tarde, em horário inverso às aulas. As categorias que estão em treinamento são: Fraldinha, Mamadeira, Chupeta, Pré-Mirim, Mirim, Infantil.
As inscrições continuam abertas, são isentas de taxas e de mensalidades. O único gasto será a aquisição do uniforme. Os treinamentos vão de segunda a sexta-feira e são acompanhados por professores de educação física.
Durante o ano são realizados intercâmbios com escolinhas de outros municípios, que servem como troca de experiências e confraternização entre as equipes.
As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Desporto. Para mais informações, sobre horário, projetos e as atividades que serão desenvolvidas nesse ano, os interessados devem comparecer no Ginásio de Esportes, ou ligar para o Fone: (51) 39531016
Parobeenses com mais de 30 anos estão praticando exercícios físicos
Levar a população, com mais de 30 anos, ao hábito de praticar exercícios físicos e receber benefícios de uma melhor saúde, é o que visa o Projeta Mexa-se e Ganhe desenvolvido pela Secretaria de Desporto de Parobé.
Com o objetivo de proporcionar a população, com faixa etária superior a 30 anos, um momento para cuidados da saúde, através de atividades esportivas que lhes proporcionarão além de trabalhar valências físicas como força, flexibilidade, equilíbrio, visa também à socialização e cooperação, bem como promover saúde e qualidade de vida aos praticantes do projeto Mexa-se e ganhe. (Vida, socialização, força, equilíbrio, flexibilidade, saúde, qualidade de vida).
Os trabalhos acontecem duas vezes por semana, todas as segundas e quintas-feiras, das 7h30min às 8h30min. As inscrições são gratuitas, no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa.
As atividades são coordenadas por 03 professores de educação física, hora no Ginásio Municipal e hora em vias públicas do município, praças, parque, conforme a atividade a ser desenvolvida.
Os materiais usados são bolas de várias modalidades, colchonetes, cordas, bambolês e cones. Eles praticam caminhadas, alongamentos, ginástica localizada, recreação e atividades desportivas de coordenação motora. Segundo o coordenador de Desporto Marco Aurélio Prates de Vargas, mais 30 pessoas estão participando do projeto.
Secretaria de Educação faz reuniões nas escolas de Educação infantil
A secretária municipal de Educação, Máris Assis, está realizando reuniões, com diretores, professores e pais de alunos das Escolas de Educação Infantil, para dar as boas vindas no inicio do ano letivo em Parobé. Durante os encontros, a secretária Máris e as representantes da SMEd apresentam alguns projetos de trabalhos que serão desenvolvidos durante o ano, esclarecendo os pais que participam com opiniões e perguntas.
Segundo a coordenadora geral do setor pedagógico, Fabrícia Benemberger Machado de Oliveira, o objetivo desses encontros é o de conhecer os pais das crianças que estão iniciando na Educação Infantil e fortalecer os laços de amizade entre a escola e a família que são fundamentais na desenvolvimento da qualidade do ensino aprendizagem na escola. “Os pais, as famílias, são parceiros fundamentais no processo de construção de seus filhos. A escola conta com essa parceria”, disse.
Ainda segundo informações da Educação, a vida escolar é resultante das estruturas que a criança construiu na vida familiar e proporcionar a elas uma educação de qualidade, exercendo suas funções humanizadoras e socializadoras, viabilizando em parceria com as famílias, o desenvolvimento de habilidades que possibilitem ao educando a construção do conhecimento e dos valores necessários à conquista de cidadania plena.
Em Parobé são 877 alunos nas Sete Escolas de Educação Infantil e 659 nas Escolas de Ensino Fundamental, perfazendo um total de 1.536 alunos na Educação Infantil do município.
Conselheiros Tutelares de Parobé participam de Capacitação
Com o objetivo de habilitar os Conselheiros Tutelares do município de Parobé, no uso de uma ferramenta de suporte para suas atividades, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social está oferecendo a eles uma capacitação que visa o aperfeiçoamento de seus membros.
Os trabalhos são oferecidos pelo Sistema de Informação para Criança e Adolescente – SIPIA através de uma capacitação de 20 horas, nos dias 1 e2 de março, nas dependências da Biblioteca Municipal, para os representantes dessa entidade.
Participaram da abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo, o diretor da Pasta, Luis Carlos da Silva, o Presidente do Comdicap, Vilson Bueno e a secretária do Camdicap, Adriana Spindler, e os ministrantes, a Servidora da SJDH, Selma Machado e o representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Wesley Rodrigues. Eles vieram para informa-se das principais reivindicações ou dificuldades no uso do Sistema em Parobé.
Segundo as informações de Rodrigues, o SIPIA CT Web é uma ferramenta que foi desenvolvida para dar suporte ao desenvolvimento do trabalho dos Conselheiros junto aos Conselhos Tutelares de todos os Municípios Brasileiros. Seu esquema constitui uma base de dados nacional, ou seja, postagem de dados localmente pelos conselheiros, unificando procedimentos e encaminhamentos na forma do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
“O sistema tem por objetivo fortalecer a produção e a gestão das informações, fornecendo diagnósticos reais visando o delineamento e a implementação das políticas públicas voltadas aos direitos de crianças e adolescentes em todo território brasileiro”, disse.
Ângela destacou a importância dessa capacitação, “precisamos estar cada vez mais informados dos projetos e políticas públicas que visam à melhor maneira de trabalhar nessa área da comunidade”, disse.
Ferramentas oferecidas pela SIPIA CT Web:
É um banco e dados único e nacional, de interface convidativa e registro on-line instantâneo, permitindo usuários e instituições em rede; Propicia o enquadramento objetivo da situação; Fornece uma lista de medidas possíveis de serem adotadas; Indica o encaminhamento mais adequado para que o direito seja ressarcido e assegurado; Fortalece a produção e organizar as informações;
Gera estatísticas que permitem visualizar um panorama do Município; Emite os mais diferentes tipos de relatórios que permitem o entendimento do problema e auxilia na proposição de políticas públicas; Consolida diversos relatórios estatísticos como fomento à adoção de medidas protetivas e análise da situação local;
Subsidia as demais instâncias: CMDCA e autoridades competentes (art. 136, IX - elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente); Facilita implementação das políticas públicas voltadas aos direitos de crianças e adolescentes em todo território brasileiro; Oferta a capacitação técnica dos conselheiros de Direitos e Tutelares com vistas à qualificação para o exercício da função; Oferta a articulação política e integração operacional entre os Conselhos de Direitos e Tutelares; Disponibiliza de help-desk nacional para intercâmbio, suporte e retroalimentação do Sistema;
Auxilia o Conselheiro Tutelar na implementação do ECA; Mantém um cadastro nacional das Crianças/Adolescentes, dos fatos, das medidas; Registra informações dos órgãos e entidades de atendimento; Emite ofício aos órgãos e entidades de atendimento.
Sarau Literário Especial em Homenagem à Mulher
Com muita poesia, música e histórias de grandes figuras a Biblioteca Municipal Érico Veríssimo, de Parobé, irá homenagear as mulheres com um Sarau Literário.
A promoção é da Secretaria Municipal de Educação, através de seu Departamento Cultural, que realiza esse ato em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontece nas dependências da Biblioteca dia 07 de março às 18h30min. O Sarau com Café, da cidade de Taquara, fará uma participação especial, e contará com convidados que estarão dando um brilho todo especial ao evento. Serão apresentados textos, crônicas e poesias num breve resgate da memória de personagens femininas do Brasil e do mundo, no auditório da biblioteca.
A entrada é franca e toda a comunidade parobeense está sendo convidada para prestigiar o encontro.
“Nosso objetivo é promover a leitura e os novos talentos na música e na literatura de uma forma descontraída e criativa”, afirma a jornalista Roseli Santos, que participará do evento em Parobé, juntamente com a psicóloga Anna Amélia Fleck, e com o músico Chico Paz e a estudante Ilana Lehn.
Rosângela Borges, coordenadora de Cultura, destacou a importância da participação da população parobeense em eventos como esse. “O Sarau é mais um meio de atrair as pessoas até esse espaço. A Biblioteca é um ambiente voltado para a cultura; isso vem atraindo cada vez mais pessoas de todas as partes da cidade. Esperamos mais uma vez a presença de um grande público para prestigiar nosso evento que presta essa reconhecida homenagem à todas as mulheres” disse.
A ainda segundo Rosângela, o objetivo do Sarau é trazer até a biblioteca, pessoas que gostem de música, literatura, teatro e qualquer tipo de manifestação cultural.
Parobé aponta Cuidados com a Leptospirose
A Secretaria Municipal de Saúde de Parobé, preocupada com a comunidade parobeenses, alerta para os perigos e destaca a prevenção da leptospirose.Conforme a secretária municipal de Saúde, Andréa Eismann, a comunidade precisa trabalhar junto com o município no controle de roedores, “desta forma, podemos reduzir o número de pacientes infectados pela bactéria leptospira presente na urina do rato”.
Ela também salienta que através da vigilância epidemiológica e sanitária vem sendo realizado um trabalho conjunto na prevenção e orientação no combate aos roedores. Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica, Marili Bitencourt, estão sendo realizadas visitas domiciliares e com a distribuição de folders explicativos para as pessoas ficarem informadas sobre a transmissão da doença. “Devido à gravidade apresentada pelas pessoas que contraem a bactéria, convidamos todos os moradores a trabalhar em parceria na eliminação de roedores. A vigilância epidemiológica se coloca a disposição para tirar dúvidas através do telefone 051-39531068.
LEPTOSPIROSE - o que é e como prevenir.
1. O que é leptospirose? É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato.
2. Como se pega a leptospirose? Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferecem riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos. Portanto, deve -se evitar o contato com esses ambientes.
3. Quais os sintomas? Os sintomas mais freqüentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.
4. O que fazer ao manifestar esses sintomas?
Se você apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a do ença. A leptospirose é uma doença curável, e o diagnóstico e o tratamento precoces são a melhor solução.
5. Quanto tempo demora para a doença aparecer?
Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.
6. Como é feito o tratamento da leptospirose?
O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico,orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.
7. Como evitar a doença?
Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem oubrinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos rato s. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés). Também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto) e melhorias nas habitações humanas.
8. E se o contato com água contaminada for inevitável, como proceder? Neste caso, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com essas águas. Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem será necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas com água sanitária, na proporção de 4 xícaras de café deste produto para um balde de 20 litros de água. Depois, enxaguar o ambiente e objetos com água limpa. Todo alimento que teve contato com água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças. Também é importante limpar e desinfetar a caixa d’água com uma solução de água sanitária, da seguinte forma: a) Esvazie e lave a caixa d’água, esfregando bem as paredes e o fundo; b) Após acabar de limpar, adicionar 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água no reservatório; c) Depois, abra a entrada principal da água e encha a caixa d’água com água limpa; feche o registro após o enchimento da caixa; d) Após 30 minutos, abra as torneiras por alguns segundos para que essa água misturada com água sanitária entre na tubulação; e) Aguarde uma hora e trinta minutos para que se faça a desinfecção; f) Abra novamente as torneiras, para drenar toda a água. A água que sai pelas torneiras pode servir para a limpeza de chão e paredes. g) Encha novamente a caixa com água limpa. 9. Por quanto tempo a leptospira sobrevive no meio ambiente? As leptospiras podem sobreviver no ambiente até semanas ou meses, dependendo das condições do ambiente (temperatura, umidade, lama ou águas de superfície). Porém, são bactérias sensíveis aos desinfetantes comuns e a determinadas condições ambientais. Elas são rapidamente mortas por desinfetantes, como o hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, e quando expostas à luz solar direta.10. É possível determinar se ás águas de córrego, lagoa ou represa estão contaminadas por leptospira? Pode ser que animais infectados, principalmente ratos, tenham acesso a estas águas, contaminado-as regularmente com leptospiras. Desta forma, é impossível afirmar que estas águas estejam livres da bactéria. Se coletarmos uma amostra dessa água para análise, o resultado irá representar apenas aquele momento e aquele local. O resultado da análise sendo negativo, não significa que toda a área esteja livre da presença da bactéria. Em caso de dúvida, solicite orientação das autoridades sanitárias locais indagando sobre a ocorrência de casos humanos da doença nesses locais. Lembrar que nunca deve ser indicado o uso de desinfetantes em grandes coleções de água, pois além de não matarem as bactérias, contaminariam o ambiente e alterariam as condições ecológicas do local.
11. Se o contato com águas suspeitas já ocorreu, qual o risco da pessoa se contaminar? Nesta situação, a contaminação da pessoa dependerá de alguns fatores, como a concentração de leptospiras na água, o tempo que a pessoa ficou em contato com a água e a possibilidade ou não da penetração da bactéria no corpo humano, entre outros fatores. Deve -se ficar atento por alguns dias e, se a pessoa adoecer, deve procurar o médico o mais breve possível, não esquecendo de relatar ter sido provavelmente exposto a contrair leptospirose.
12. Quais são as principais medidas para evitar ratos? · Manter os alimentos armazenados em vasilhames tampados e à prova de roedores; · Acondicionar o lixo em sacos plásticos em locais elevados do solo, colocando-o para coleta pouco antes do lixeiro passar; · Caso existam animais no domicílio (cães, gatos e outros), retirar e lavar os vasilhames de alimento do animal todos os dias antes do anoitecer, pois ele também pode ser contaminado pela urina do rato; · Manter limpos e desmatados os terrenos baldios; · Jamais jogar lixo à beira de córregos, pois além de atrair roedores, o lixo dificulta o escoamento das águas, agravando o problema das enchentes; · Grama e mato devem ser mantidos roçados, p ara evitar que sirvam deabrigo para os ratos; · Fechar buracos de telhas, paredes e rodapés para evitar o ingresso dos ratos para dentro de sua casa; · Manter as caixas d’água, ralos e vasos sanitários fechados com tampas pesadas; · Lembre-se: uma vez instalados num determinado local, os ratos começam a se reproduzir, multiplicando-se rapidamente, o que dificulta o seu controle e aumenta o risco de transmitir doenças.