terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Casa do Artesão de Parobé completa três anos de portas abertas para a comunidade

São três anos de sucesso e de muitas conquistas para a comunidade, foram mais de três mil e quinhentas pessoas que participaram de cursos de artesanato na Casa do Artesão de Parobé, ela foi inaugurada dia 1º de dezembro de 2006
A
Casa do Artesão há 03 anos propicia a comunidade parobeense um recinto adequado para a realização de trabalhos desenvolvidos por usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos projetos de Ação Comunitária vinculados com a renda do Bolsa Família, que visa a promoção da família em sua integridade, elevando suas fontes de conhecimento na área artística, no que tange a trabalhos manuais, bem como, habilidades essas aprendidas, possam ser investidas como fonte de renda, dando, assim, a oportunidade de abertura de novos campos no progresso sócio-familiar.
O local serve para abrigar a Categoria de Artesãos do Município de Parobé devidamente cadastrados e autorizados legalmente para executar trabalhos manuais.
Durante esse tempo, a Casa, ofereceu cursos de Pintura em Tecido, Tricô, Crochê, Biscuit, Fuxico, Caixas de MDF, Textura em Latas e em Quadros, Bordados em Geral, Embalagens para presentes. Também em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Paranhana e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) ofereceu os cursos de Corte e Costura, Bonecas, Macramê, Material Reciclável e Tingimento em Tecidos, entre outros.
Foram oferecidos cursos para toda a comunidade e de forma especial aos beneficiários do Bolsa Família que encontraram a oportunidade de um acréscimo na renda familiar, através daquilo que aprenderam a confeccionar. (Os do Bolsa Família recebem gratuitamente um Kit completo, com os materiais utilizados nas oficinas).
Segundo a secretária de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo, o sucesso foi tão significativo que a Casa do Artesão recebeu um destaque especial no Site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que enalteceu o Município de Parobé pelo trabalho de geração de renda, considerando esse um modelo a ser seguido, com a Reportagem “Tecendo o Amanhã de 09 e novembro de 2009”.
Os cursos são oferecidos a toda a comunidade especialmente a classe menos favorecida.
A Casa do Artesão surgiu a partir de uma iniciativa da prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch que apresentou projetos ao Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, quando foram aprovados e liberados verbas para a construção da Casa e equipamentos para o desenvolvimento dos trabalhos artesanais, com a contra partida do município. “Este é um local apropriado para o trabalho de artesanato e que facilitou a ampliação das atividades dos artesãos e de pessoas que desenvolve atividades semelhantes e que proporcionou mais uma alternativa de geração de trabalho e renda no município. Todos estão de parabéns por essa conquista tão importante para a comunidade parobeense” destaca a prefeita Gilda.
Para comemorar a aniversário está sendo realizada (dias 08 e 09 de dezembro) na Rua Coberta a 6ª Mostra de Artesanato, produzido por pessoas que realizaram cursos na Casa do Artesão.











Nenhum comentário: