O Município de Parobé vem desenvolvendo um projeto de escolinhas de futebol que consiste num trabalho intenso com crianças dos 6 aos 16 anos, proporcionando a elas a oportunidade de inclusão social, e em alguns casos de sonhar com um futuro melhor.
As atividades das escolinhas são organizadas pela Prefeitura e clubes em parceria com o Projeto Segundo Tempo. No Ginásio Municipal a escolinha de futsal atende cerca de 180 meninos e meninas, inclusive com alguns trabalhos de iniciação dos menores sendo realizados em conjunto. Já no futebol de campo as escolinhas funcionam na Escola Getulio Vargas, G. E. Parobé e E. C. Guarani, nestes locais são atendidos em torno de 600 crianças, três vezes por semana. Deste grupo saem os atletas que, coordenados por Heriberto (popular Beto Cachaça), participam da Escolinha Guarani/Prefeitura que em 2006 ficou campeão Geral da Sulicampe, em 2007 ficou com o 1º lugar geral na LIFUGA, e neste ano chegou com as categorias 93, 94, 95 e 96 de novo nas semifinais da Sulicampe, sendo que três delas passaram para a final.
Este trabalho já levou mais de 50 atletas a fazerem testes em times profissionais, entre os quais podem ser citado, na categoria 90, Jonatha e Nandinho que passaram para os juniores do Juventude, pela 91 Arthur e Daygon que são titulares no Juvenil do Igrejinha; Juliano, Gabriel e Daniel jogaram o estadual com o Novo Hamburgo; Crisitano está no Uruguai e Patrick e Leonardo no Esportivo. Além disto estão em testes no Inter: Guilherme (93), e Hudson (98), e no Grêmio estão Lelê e Brunão (94) e Telles e Walace (95). Jogando o gauchão pelo Novo Hamburgo estão Guilherme(95); Codorna e Marlon (94). Outro atleta que também deu seus primeiros passos na escolinha é Signori que hoje joga Futsal na Itália.
A Prefeitura tentará ampliar ainda mais o atendimento a estas crianças nos próximos anos com o objetivo de duplicar o número de atendimentos. Além disto anualmente está sendo realizado o Campeonato Municipal Juvenil de onde se pretende iniciar a formação de uma equipe para participar primeiramente da Encosta da Serra e depois quem sabe do Estadual. Também para o próximo campeonato Municipal está sendo avaliada a idéia de criar a competição na categoria sub 21 ou sub 23, dando maior oportunidade de participação a esta gurizada que vai encerrando seu ciclo nas escolinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário