quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Parobé arrecadou quase três toneladas de donativos para SC

Integrantes do Corpo de Bombeiros de Parobé em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, empresas, comércio e comunidade, uniram-se para a arrecadação de donativos para as pessoas que enfrentaram os problemas das cheias em Santa Catarina. Eles realizaram o embarque de quase três toneladas de donativos, entre alimentos, roupas, calçados e materiais de higiene, para auxiliar as famílias desabrigadas pela enchente. Segundo o Tenente Marcelo da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros de Parobé, a campanha de arrecadação, que foi lançada na sexta-feira passada, 28 de novembro, teve o apoio dos Bombeiros Mirins e Bombeiros Voluntários, que trabalharam na arrecadação e embalagem dos produtos arrecadados. Para o Tenente Marcelo, foi muito gratificante ver as pessoas ajudando de todas as formas, cada um de acordo com suas condições.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Ângela Pandolfo Rambo, disse que foi uma maneira que o município teve de ajudar os nossos irmãos que enfrentam momentos difíceis.
Já a prefeita Gilda Maria Kirsch, disse que Parobé não poderia ficar de fora dessa campanha, “foi muito importante essa iniciativa do Corpo de Bombeiros e da secretaria de Assistência Social, essa é a maneira de demonstrar a nossa solidariedade com as pessoas que sofreram essa catástrofe, esperamos que eles se recuperem a mais rápido possível” disse.

Brigada Militar de Parobé recebe veículo para patrulhamento

Parobé foi o único município da Região do Vale do Paranhana a receber uma nova viatura para a Brigada Militar (BM), no dia 18 de novembro, entregue pela governadora Yeda Crusius, pelo secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, e pelo comandante-geral da corporação, coronel Paulo Roberto Mendes. A Entrega feita à prefeita de Parobé Gilda Maria Kirsch a ao Comandante da Brigada Militar no município, Capitão Gilberto Jacobs e o Tenente Marcelo, comandante do Corpo de Bombeiros. Para a cidade foi destinado um Corsa Sedan, 4 portas, motor a gasolina. Os recursos foram conseguidos através do Programa da Participação Popular de 2008. A entrega fez parte das comemorações dos 171 anos da Brigada Militar no Brasil.
Na oportunidade a governadora, reafirmou a prioridade do governo do Estado às ações para o fortalecimento da segurança pública. A cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.
A prefeita Gilda ressaltou a importância da Consulta Popular e do governo do estado honrar com essa reivindicação, “assim podemos ter uma Brigada Militar cada vez mais equipada para dar uma melhor segurança aos parobeenses. Essa foi mais uma conquista do município” enfatizou a prefeita Gilda.

1º Encontro de Jovens com necessidades especiais de Parobé

Cerca de 130 pessoas, entre crianças e adolescentes com necessidades especiais, moradores de Parobé, participaram, dia 28 de novembro, na Sociedade Cultural e Recreativa Parobé, á tarde, do 1º Encontro de Jovens com necessidades especiais. Foi uma super tarde com músicas, danças e diversão, lanches, na Boate Karaokê. Essa atividade foi uma iniciativa da professora, Joana D´Arc. A visita a boate foi um pedido dos jovens que queriam uma oportunidade de divertirem-se, e conhecerem o local, por isso foi acertado numa parceria com os diretores daquele espaço de cultura, na oportunidade todos divertiram-se muito. “Nós tivemos a iniciativa de convidar, as APAES da 6ª Regional, juntamente com a Clínica Helfen e Escola Especial Flávia Maria Brito e realizarmos esse encontro e que foi realmente um sucesso”, destaca Joana.
Segundo ela o município de Parobé de uma forma inovadora promove desde o ano de 2007, uma rede de apoio aos alunos com necessidades especiais. O destaque é o Programa de Inclusão na Educação da secretaria municipal de Educação.
O Setor de Atendimento Especializado (SAE) atende jovens e crianças que residem em Parobé, com políticas de inclusão que já colocou jovens NEEs nos Calçados Azaléia, iniciando propostas de trabalho e muitos inseridos nas escolas regulares e agora começando uma vida social com atividade na sociedade.
O SAE conta com uma equipe de multiprofissional, um serviço público, mantido pela Prefeitura Municipal de Parobé, meu um trabalho em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistente Social e Habitação, realizando consultas e atendimentos individuais em Fonologia, Psicologia, Fisioterapia, Neurologia, Psicopedagogia, enfermagem, Oficinas e Laboratórios.
Alguns alunos são atendidos diariamente e outros duas vezes por semana, tudo é realizado após diagnóstico e avaliação médica de cada caso.
São atendidos 127 pacientes no SAE, que são compostos por alunos da Clínica e da Escola Especial Flávia Maria Brito. Hoje em torno de 200 alunos, com os mais diversos diagnósticos, estão freqüentando as escolas regulares, graças ao programa de inclusão social do município.
Para Joana “isso só é possível quando há a intenção pública de assegurar a inclusão e quando se encontra parceiros para oferecer aos jovens opções de terem, uma vida norma” enfatiza.
O secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, destacou o trabalho realizado do SAE e no Setor de Atendimento Múltiplo da Escola de Educação Especial Flávia Maria Brito (SAN) e na Escola Especial, como o fator predominante para o sucesso do projeto.” Estou emocionado por ver essas crianças cantando, dançando, felizes . Isso é que nos dá a certeza que estamos no caminho certo, realizando o melhor na educação de Parobé”, conclui Holanda.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


O Município de Parobé vem desenvolvendo um projeto de escolinhas de futebol que consiste num trabalho intenso com crianças dos 6 aos 16 anos, proporcionando a elas a oportunidade de inclusão social, e em alguns casos de sonhar com um futuro melhor.
As atividades das escolinhas são organizadas pela Prefeitura e clubes em parceria com o Projeto Segundo Tempo. No Ginásio Municipal a escolinha de futsal atende cerca de 180 meninos e meninas, inclusive com alguns trabalhos de iniciação dos menores sendo realizados em conjunto. Já no futebol de campo as escolinhas funcionam na Escola Getulio Vargas, G. E. Parobé e E. C. Guarani, nestes locais são atendidos em torno de 600 crianças, três vezes por semana. Deste grupo saem os atletas que, coordenados por Heriberto (popular Beto Cachaça), participam da Escolinha Guarani/Prefeitura que em 2006 ficou campeão Geral da Sulicampe, em 2007 ficou com o 1º lugar geral na LIFUGA, e neste ano chegou com as categorias 93, 94, 95 e 96 de novo nas semifinais da Sulicampe, sendo que três delas passaram para a final.
Este trabalho já levou mais de 50 atletas a fazerem testes em times profissionais, entre os quais podem ser citado, na categoria 90, Jonatha e Nandinho que passaram para os juniores do Juventude, pela 91 Arthur e Daygon que são titulares no Juvenil do Igrejinha; Juliano, Gabriel e Daniel jogaram o estadual com o Novo Hamburgo; Crisitano está no Uruguai e Patrick e Leonardo no Esportivo. Além disto estão em testes no Inter: Guilherme (93), e Hudson (98), e no Grêmio estão Lelê e Brunão (94) e Telles e Walace (95). Jogando o gauchão pelo Novo Hamburgo estão Guilherme(95); Codorna e Marlon (94). Outro atleta que também deu seus primeiros passos na escolinha é Signori que hoje joga Futsal na Itália.
A Prefeitura tentará ampliar ainda mais o atendimento a estas crianças nos próximos anos com o objetivo de duplicar o número de atendimentos. Além disto anualmente está sendo realizado o Campeonato Municipal Juvenil de onde se pretende iniciar a formação de uma equipe para participar primeiramente da Encosta da Serra e depois quem sabe do Estadual. Também para o próximo campeonato Municipal está sendo avaliada a idéia de criar a competição na categoria sub 21 ou sub 23, dando maior oportunidade de participação a esta gurizada que vai encerrando seu ciclo nas escolinhas.