A construção da nova ponte sobre o Rio Paranhana, na divisa de Parobé e Taquara, pela estrada velha, continua em ritmo acelerado. A obra que começou na segunda quinzena de novembro passado deverá ser concluída no final de maio deste ano. Moradores de Taquara e Parobé, que moram próximos ao local esperam ansiosos pela liberação do acesso. A antiga ponte de madeira havia sido interditada no começo de maio do ano passado. A nova ponte será de concreto, com mão dupla, e terá uma estrutura de dez metros de largura e 41,30 metros de comprimento. Além disso terá passagem para pedestres e ciclistas nas duas laterais. O valor da obra é de R$ 564.708,49, sendo 20% de contrapartida do município.
A construção da nova ponte está sendo feita por meio do convênio assinado pela administração municipal de Parobé com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades. Esta semana, moradores do local conferiam o andamento das obras realizadas pelos funcionários de uma empresa de Laguna, Santa Catarina, vencedora do processo de licitação. No local estão sendo realizados trabalhos de ferragem e de fôrma para construção de vigas e da laje.
Conforme o responsável pela obra, Antônio Patel, a empresa está trabalhando de segunda a sábado. “Estamos trabalhando para terminar em maio, porém, às vezes, ocorrem imprevistos, como chuvas, rio cheio. Sempre aparece alguma coisa que impede o seguimento do trabalho. O tempo atrapalhou um pouco. Somente hoje (ontem) pela manhã que conseguimos resolver o problema da alta-tensão, com a troca dos postes de madeira pelos de concreto’’, ressalta Patel.
Na opinião do morador de Taquara, Valmir Ludwig, 45, depois de concluída a obra, melhorará o acesso e a segurança no local. “Sempre estamos espiando o trabalho do pessoal da empresa. Estamos acompanhando de perto o andamento da ponte. Depois de pronta vai melhorar e muito. À noite não seremos mais acordados com o barulho da ponte de madeira quando os carros passarem. Era muito perigoso. Muitas pessoas chegaram a cair dentro do rio, devido às péssimas condições. Houve até morte’’, lembra Ludwig. Serão investidos na obra da ponte, entre Taquara e Parobé, um total de R$ 564.708,49, sendo 20% de contrapartida do município.?
Nenhum comentário:
Postar um comentário