segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Taquara registra 23 novos casos de coronavírus

 

A Prefeitura de Taquara divulgou nesta segunda-feira (14) a atualização do boletim epidemiológico sobre a situação do coronavírus.

Foram 23 novos casos de Covid-19 confirmados, elevando para 731 o número de pessoas que contraíram o vírus no município. Desse total, 119 casos estão ativos e 582 curados.

Taquara tem 30 óbitos pela doença.

A Prefeitura aguarda o resultado de 39 exames de PCR-RT e tem 404 laudos negativados.

Hospital de Três Coroas inaugura serviços de endoscopia e colonoscopia

 

Iniciou nesta segunda-feira (14) o atendimento do serviço de endoscopia e colonoscopia do Hospital Dr. Oswaldo Diesel, em Três Coroas.

O serviço está disponível via SUS para os oito municípios da região 6 da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, que integra Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante, Cambará do Sul e São Francisco de Paula. Os pacientes serão encaminhados através da secretaria de Saúde de cada município e regulados pelo Estado.

O serviço era uma demanda da região. As obras para adequar a estrutura física iniciaram em outubro de 2019 e foram viabilizadas por recursos de emendas parlamentares dos deputados Danrlei de Deus, Giovani Feltes e Marcel van Hattem, de R$ 500 mil, R$ 224,9 mil e R$250 mil, respectivamente.

A Câmara Municipal de Três Coroas destinou R$ 300 mil, recurso utilizado na aquisição de equipamentos. Também contribuíram com a estrutura a Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Paranhana, que doou R$ 9.980,00 para a compra de impressoras, cortinas divisórias e pistola de ar medicinal e a empresa Endutex que fez a doação de quatro monitores usados e cinco CPUs, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde com o repasse mensal contratado e de diversas pessoas e entidades da comunidade.

ATENDIMENTO

Pacientes particulares serão atendidos pelo médicos Fábio Rangel (endoscopia) e Luana Bringhenti (colonoscopia) e os agendamentos devem ser feitos direto no hospital pelo (51) 3546-1236.

Governo do RS define cinco regiões em bandeira vermelha; Taquara é confirmada em laranja

 

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta segunda-feira, que cinco das 21 regiões ficarão com a bandeira vermelha na 19ª rodada do Distanciamento Controlado. As áreas classificadas como risco alto para a contaminação para o coronavírus são: Porto Alegre, Palmeiras das Missões, Erechim, Passo Fundo e Santa Maria.

No mapa prévio, apresentado na sexta-feira passada, sete regiões tinham sido consideradas para a bandeira vermelha. O gabinete de crise aceitou o pedido de reconsideração das regiões de Caxias do Sul e Guaíba, que permanecem em bandeira laranja nesta semana.

As regiões de Taquara, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Santo ngelo, Cruz Alta, Uruguaiana, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado ficaram na bandeira laranja nesta rodada.

As cinco regiões em bandeira vermelha agregam 185 municípios, com 4.163.598 habitantes, que representa 36,7% da população gaúcha. Dentre elas, 94 cidades, que possuem 405.017 habitantes (3,6% da população), poderão adotar medidas da bandeira laranja por não registrarem hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores à apuração. As cidades poderão adotar protocolos próprios para as atividades desde que mantenham atualizados os respectivos sistemas de informações.

As regiões que estão em cogestão podem adotar protocolos menos restritivos dentro do que foi estabelecido na nova fase do Distanciamento Controlado. São elas: Taquara, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo ngelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. Das regiões em vermelho, somente Santa Maria não adotou o sistema de cogestão.

As regiões da bandeira vermelha devem seguir maiores restrições para prevenir o contágio a partir da meia-noite desta terça-feira até o dia 21 de setembro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Igrejinha poderá repassar mais de R$ 270 mil em verba federal a trabalhadores da cultura

 

Ainda em junho, o vereador Juliano Müller encaminhou solicitação para que a Prefeitura de Igrejinha preparasse seu Fundo Municipal de Cultura para receber recursos federais da Lei Aldir Blanc. Então o Executivo atendeu a instrução e, agora, ocorrem as etapas preparatórias para recebimento e entrega dos valores.

Ao todo, o município poderá receber até R$ 273 mil. O valor é destinado a trabalhadores da cultura e suas ramificações, como o setor de eventos, incluindo músicos, produtores, oficineiros, técnicos de montagem de som e palco, entre outros profissionais.

O vereador Juliano lembra que estes profissionais estão entre os mais afetados pela pandemia.

— O setor de eventos foi o primeiro a parar e será o último a voltar. Bailes, festas, casamentos, celebrações, aniversários. São atividades que passam pelas mãos de várias pessoas para tomarem forma e que não tem qualquer previsão de retorno à normalidade. Enquanto isso, as pessoas que trabalham no segmento seguem sem nenhum tipo de arrecadação ou renda — destaca o vereador.

Além das dificuldades financeiras, esses trabalhadores ainda costumam ser mal interpretados pela sociedade.

— Quando falamos em ‘trabalhadores da cultura’ muitos ironizam, fazendo um uso pejorativo do termo ‘artistas’. Mas são pessoas que trabalham duro, muitas vezes em finais de semana, virando a noite, carregando equipamentos pesados, em momentos em que todos os demais estão dormindo ou descansando. Sem dúvida, merecem nosso total respeito — lembra o vereador Juliano.

Como se cadastrar

O valor dos repasses varia de R$ 600 a R$ 10 mil, atendendo desde pessoas físicas que não tenham recebido nenhum auxílio neste momento até pessoas jurídicas, como associações culturais, passando por bandas, empresas que trabalham com o aluguel de equipamentos e outros.

Porém, para se cadastrar é preciso correr, pois o sistema encerra na próxima segunda-feira, 31 de agosto. O cadastro pode ser realizado através deste link.

Os dados obtidos através do sistema irão alimentar a plataforma federal Mais Brasil, que sistematiza e conecta União, estado e município. No Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause haverá atendimento presencial orientando para inserção nos demais cadastros e preparação da documentação comprobatória. Além disso, futuramente será realizado um fórum Municipal de Cultura, abordando, entre outros assuntos, a Lei Emergencial.

Gramado espera aval do governo do RS para iniciar venda de entradas do Natal Luz

 

O presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, assinou o contrato da produção da decoração de rua para a 35ª edição do Natal Luz de Gramado. Os trabalhos da empresa vencedora da licitação para a execução do projeto já estão em andamento. Em meio a isso, a cidade aguarda uma definição para saber se poderá comercializar entradas para alguns espetáculos, que estão programados para começar em outubro.

A autarquia de Gramado ainda aguarda as definições do Estado para uma resposta ao modelo que a Autarquia se propôs para a realização dos espetáculos, após reunião com a coordenação do distanciamento controlado e o secretário de turismo do Estado.

— Temos mantido contato frequente com o governador e as secretarias responsáveis pelo avala. Dependemos da deliberação estadual em tempo hábil para que possamos licitar, executar e vender ingressos — disse Rafael.

Segundo Rafael, os espetáculos com cobrança de ingressos são importantíssimos para o Natal Luz.

— Cerca de 10% do público visitante busca esses eventos. Sabemos que isso é fundamental para a nossa comunidade, para a geração de emprego e renda, além dos tributos que garantem a assistência básica à população. Gramado e toda a região dependem disso. O público nacional tem indicado, nas pesquisas, maior segurança em viajar a partir de outubro. Alguma retração de público é esperada, mas vamos atravessar essa fase — comentou o dirigente.

O 35º Natal Luz tem data agendada de 22 de outubro a 30 de janeiro de 2021, com dezenas de eventos gratuitos pela cidade.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Eduardo Leite projeta volta às aulas para primeira metade de setembro

 

O governo do Estado desistiu, nesta terça-feira (25), da sua proposta inicial de volta às aulas presenciais a partir de 31 de agosto. O recuo do Piratini ocorre após 94,6% dos prefeitos rejeitarem a ideia, conforme pesquisa da Famurs.

A decisão de construir um novo calendário foi anunciada pelo governo a prefeitos, durante reunião com representantes de associações de municípios, nesta terça. O novo cronograma será construído exclusivamente pelo governo do Estado e, segundo o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, deve prever a retomada de aulas presenciais ainda na primeira quinzena de setembro.

— Não será no dia 31. Será decidido pelo Gabinete de Crise e informado pelo próprio governador. Acreditamos que seja ainda no mês de setembro, na primeira quinzena — disse Meirelles, acrescentando que a decisão deve ser tomada e anunciada na quinta-feira (27).

Segundo Meirelles, o governo segue trabalhando com a mesma ordem de retorno das etapas de ensino. Com isso, voltaria primeiro a Educação Infantil, seguida pelo Ensino Superior, Ensino Médio/Técnico e, por último, Ensino Fundamental.

O governo mantém a ideia de permitir a retomada presencial apenas para municípios que estejam em regiões classificadas com as bandeiras amarela e laranja. Para as atividades de educação, não será autorizada a flexibilização de bandeiras e protocolos.

— Serão critérios e protocolos únicos para o Estado inteiro. Lembrando que de maneira democrática o Estado vai facultar ao gestor municipal o início das aulas (presenciais). O modelo apresentado pelo Estado também faculta aos pais a decisão de levar os filhos à escola — acrescentou.

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, diz que o importante para a entidade não é a definição de data, mas que as aulas retornem apenas quando houver uma queda consistente de casos e óbitos por Covid-19.

— Para nós, mais importante do que a data é termos condição de segurança. Na nossa opinião, isso só vai se dar quando a gente tiver uma curva descendente dos casos. Queremos queda significativa e consistente (da curva). O nosso problema não é de data, é de segurança — avalia o presidente da Famurs.

Hassen também afirmou que a entidade segue disposta a dialogar, mas que o governo do Estado indicou que a decisão será tomada unilateralmente, nos próximos dias.

— Nós temos a nossa disposição para dialogar e construir uma nova data. O secretário (estadual Agostinho Meirelles) disse que, a princípio, o governo do Estado vai tomar essa decisão individualmente. Obviamente o governador tem toda a legitimidade para isso, tomar a decisão sozinho — finalizou.

*Com informações de GaúchaZH

Comissão realiza oitivas com ex-prefeitos de Parobé

 

Na segunda-feira (24), os integrantes da Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) que investiga se o valor de R$ 588 mil teria desaparecido dos cofres do Executivo, realizou as oitivas com a presença dos ex-prefeitos e atual mandatário do município.

Seguindo a convocação, os vereadores Gilberto Gomes (presidente), Eneas Rodrigues (relator) e Celso Abreu (membro), fizeram questionamentos e colheram os depoimentos de Moacir Jagucheski, Irton Feller, Maria Eliane Nunes e Diego Picucha.

Conforme a técnica do Legislativo que acompanha o trabalho da CPI, Aline Costa dos Santos, posteriormente os vereadores devem se reunir novamente para analisar se é necessário mais algum documento para a confecção do relatório.

— A investigação segue dentro dos prazos estabelecidos, onde eles vão analisar as provas colhidas até o momento — explica.

Aline destaca ainda que o prazo de término da CPI ainda pode ser prorrogado por mais 60 dias, para que então ocorra a deliberação do relatório em Plenário.