segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Economia e turismo pautaram visita de Eduardo Leite ao Paranhana

Na tarde de sexta-feira (18), o governador do RS, Eduardo Leite, esteve no Vale do Paranhana para tratar de agendas relacionadas a economia e ao turismo, juntamente com o deputado Dalciso Oliveira (PSB).
Acompanhados de suas comitivas, eles visitaram a sede da empresa Usaflex, em Igrejinha, e o Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas para debater o cenário do setor coureiro-calçadista e, ao fim do dia, estiveram presentes na abertura oficial da 32° Oktoberfest.
Na Usaflex, foram recebidos pela equipe executiva da empresa. Assistiram a apresentação do CEO, Sérgio Bocayuva, e percorreram as instalações da fábrica de calçados para conhecer os setores administrativo e a produção. Dalciso considerou importantes as agendas de Leite com entidades do setor coureiro-calçadista, o que oportunizou ao governo uma aproximação com empresários e trabalhadores do ramo. Com boas expectativas, o sócio fundador da Usaflex, Juersi Lauck, estava lisonjeado com a visita.
— Esperamos que o trabalho deles em prol do setor calçadista frutifique — frisou.
Pautadas por Dalciso desde o primeiro dia de mandato, as dificuldades do setor coureiro-calçadista mais uma vez foram abordadas no Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, onde também estiveram presentes dezenas de representantes da classe. O presidente do sindicato, Joel Klippel, falou que o setor quer retomar o protagonismo de maior fabricante de calçados do país, lembrou que nos últimos 25 anos foram esquecidos pelo Estado e que a indústria calçadista é um setor imediatista na geração de emprego e renda.
— O enfraquecimento e esvaziamento da produção local se deve exclusivamente às políticas fiscais predatórias e desleais de todos os estados brasileiros, pois nossos calçados ficam de 8% a 10% mais caros — pontuou.
Dalciso ressaltou a importância do governador para entender a importância do setor calçadista na formalização da mão de obra local.
— Esta região já foi reconhecida como a maior produtora de calçados femininos do mundo e hoje estamos perdendo para nós mesmos. É só ir a Santa Catarina que a produção é ofertada 10% mais barata do que no RS — declarou referindo-se à falta de incentivos fiscais para o setor.
Trazendo ânimo ao setor, Eduardo Leite mencionou em ambas as visitas que tem excelentes expectativas para o futuro dos calçadistas. Disse que o governo está criando perspectivas para um ambiente de competitividade justo.
— Nossa agenda para o Estado coloca a competitividade no centro da ação. Criamos um programa chamado Receita 2030, de planejamento fiscal do Estado até 2030, com diversas ações, não apenas para reduzir alíquotas, mas para simplificar a relação do contribuinte com o fisco estadual. Queremos desburocratizar e reduzir impostos para criar um ambiente em que todos se sintam estimulados a investir — explicou o governador.
Leite ainda declarou ter convicção de que muito em breve haverão anúncios de estímulo para o setor calçadista no ponto de vista tributário.

Saúde e autoestima são temas de encontro promovido pela UBS Pega Fogo durante o Outubro Rosa

A equipe da unidade básica de saúde (UBS) da localidade de Pega Fogo, interior de Taquara, tratou sobre autoestima e bem-estar físico durante o evento alusivo ao Outubro Rosa. A palestra, ocorrida no último dia 10, reuniu um grande número de moradores da localidade.
Durante o encontro, organizado com o apoio do secretário distrital de Pega Fogo, Éverton Gomes da Rosa, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho falou sobre a importância dos exames preventivos, principalmente nos casos de câncer de mama, que reduzem consideravelmente os números de óbito relacionado a doença.
— O câncer de mama também pode aparecer em homens, porém são casos raros. Mas esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres aqui no Brasil e no mundo. Por isso vocês devem manter seus exames de mamografia em dia e investigar qualquer possível sintoma da doença — alertou o prefeito de Taquara.
O evento organizado pela UBS Pega Fogo teve o sorteio de brindes, maquiagem gratuita e coquetel, além de uma palestra com a médica da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Mazzuchello Zanatta, orientando sobre os sintomas, formas de diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Também participaram do encontro a vereadora Carmem Kirsch da Silva, a conselheira tutelar Silvia Isabel Prass, as agentes comunitárias de saúde (ACSs) da localidade e a comunidade em geral.

Taquara estuda formas para promover a 1ª Festa dos Comerciários do Paranhana

Tendo em vista a importância do trabalho que é desenvolvido pelos profissionais que trabalham no comércio, a Prefeitura de Taquara estuda formas para auxiliar na promoção da 1ª Festa dos Comerciários do Vale do Paranhana, que será realizada no dia 3 de novembro.
Durante uma reunião com o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, no último dia 02 de outubro, o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicom), Adair José da Silva, explicou que o evento está sendo organizado em parceria com a Associação dos Comerciários do Vale do Paranhana – Clube dos Comerciários.
— Como esta festa será aberta aos comerciários de toda a nossa região, além de seus familiares, amigos e turistas que passarem pelo Vale do Paranhana, temos a expectativa de receber um público de aproximadamente mil pessoas — informou Adair.
Ao final da reunião, que também contou com as presenças do vice-prefeito Hélio Cardoso Neto e do assessor jurídico do Sindicom, Élvio de Oliveira Vargas, o prefeito Tito se prontificou a analisar a melhor forma de contribuir com esse evento alusivo ao Dia dos Comerciários, celebrado no dia 31 de outubro.
— Diante da importância deste evento, que receberá visitantes de toda a região, precisamos analisar questões como atendimentos médicos de emergência, controle do trânsito próximo ao local da festa, instalação elétrica para a montagem dos equipamentos, entre outras situações que deveremos analisar nas próximas semanas — relatou o prefeito de Taquara.
A 1ª Festa dos Comerciários do Vale do Paranhana, que terá em sua programação atrações como a apresentação de bandas, food trucks, brinquedos infláveis e outras atividades para as crianças, além do sorteio de 40 prêmios, incluindo uma moto zero quilômetro, será realizada no dia 03 de novembro, no horário das 11h às 19h, na Associação dos Motoristas de Taquara.

Defesa Civil de Parobé monitora níveis dos rios em decorrência das chuvas

Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Cidadania e Mobilidade Urbana de Parobé fez vistorias nos rios Paranhana e dos Sinos.
Em análise aos pluviômetros eletrônicos instalados no município, observou-se no equipamento instalado na Escola Maria Francisca, bairro Laranjeiras, 35 milímetros de precipitação pluviométrica nas últimas 24 horas, já no equipamento instalado na Escola Noemi, bairro Paraíso, uma precipitação de 30 milímetros.
As precipitações foram consideradas expressivas no período de 24 horas, mas observa-se que as águas nos rios ainda estão nas calhas, não havendo registros de inundação em razão o excesso de chuva nas últimas 24 horas.
A previsão é que tenha diminuição das chuvas, com dias ensolarados no final de semana, com a previsão de volta da chuva na próxima segunda-feira (21), com diminuição da temperatura.

Projeto Cine Sesc é realizado nas Escolas parobeenses

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Parobé, em parceria com o Sesc de Taquara, promoveu o Projeto Cine Sesc em escolas municipais.
No dia 16 de outubro aconteceu na Emef Diniz Martins Rangel, uma sessão para os alunos do turno da manhã e outra para o turno da tarde, na qual foi assistido o filme “A história da cabra: queijo de cabra”.
Já na quinta-feira (17), na EMEF Getúlio Dornelles Vargas, durante o turno da manhã ocorreu uma sessão com o filme “O galo de São Victor”. E nesta sexta-feira (18) está acontecendo na Emef Jorge Fleck, uma sessão com o filme “O diário de Tati”.

Alok encerra primeiro fim de semana de Oktober; veja o que rolou até agora

— Esta festa tem toda uma celebração cultural, mas, acima de tudo, é um grande exemplo de mobilização da comunidade. Os rendimentos da festa retornam às pessoas. Isso é muito bonito, serve como exemplo para as outras regiões do Estado — destacou o governador Eduardo Leite na noite de sexta-feira (18) durante a cerimônia oficial de abertura da 32ª Oktoberfest de Igrejinha.
Na oportunidade, que reuniu ainda outras autoridades do estado e do município, Leite entregou oficialmente a Lei 15.344, que institui a cidade como Capital Estadual do Voluntariado e reconhece a dedicação da comunidade de Igrejinha como de relevante interesse cultural para o Rio Grande do Sul. A lei, do deputado estadual Dalciso Oliveira, foi sancionada pelo governador no dia 2 de outubro.
Durante a abertura, que aconteceu no ginásio do Parque Almiro Grings, o presidente da festa, Ezequiel Stein, agradeceu aos patrocinadores e todas as pessoas compõem a diretoria e as 35 comissões da festa, destacando mais uma vez o papel do voluntariado.
— Aqui em Igrejinha nós temos a geração “faz-faz”, ou seja, trabalha, estuda e ainda arranja tempo para trabalhar pelo bem comum, por aquilo que é para todos — disse.
A cerimônia encerrou com o tradicional brinde de chope com o casal presidente, as soberanas e autoridades presentes para dar início oficialmente à 32ª Oktoberfest de Igrejinha.

“VAI, MALANDRA”
Antes da meia-noite, a principal atração musical da noite subiu no palco principal. Com fôlego de sobra, Anitta cantou e dançou cerca de uma hora uma sucessão de hits que resume a carreira. Considerada atualmente a principal artista do Brasil, a cantora trouxe para Igrejinha seus principais sucessos e o já consagrado estilo do funk carioca com direito a muito rebolado.
ATRAÇÃO DE RENOME INTERNACIONAL NESTE DOMINGO
O DJ Alok comanda o palco principal no domingo (20 de outubro). Nascido em uma família musical, com pais e irmão gêmeo também integrantes da cena eletrônica, Alok foi escolhido “Melhor Dj do Brasil” duas vezes consecutivas, e eleito recentemente Top Dj 13º do mundo para a revista britânica “DJ Mag”. É o único brasileiro a integrar a lista inédita da Billboard com os 100 melhores Djs do mundo. Na plataforma Spotify tornou-se o primeiro brasileiro a marcar presença no TOP 100 Global, com hits “Hear Me Now”, “Never Let Me Go”, “Big Jet Plane”, “Ocean”, “United”, “Favela” e o recém lançado “Innocent”.
PROGRAMAÇÃO
20 de outubro – Domingo
10h – Abertura do Parque da Oktoberfest (entrada franca até às 11h)
10h às 12h30min – Igrejinha Vivendo a Cultura 2019 – 1ª Edição dos Jogos Germânicos Escolares
Local: Lona
13h às 19h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2019 – Apresentações artísticas, culturais e folclóricas
Local: Lona
20h – Show ALOK
Local: Palco principal
1h – Encerramento das festividades
Programação musical:
Bandinhas típicas itinerantes: Tannenwald, Macega Show, Verno e Cia., Real Madrid
Pavilhão 2: Orquestra Harmonia (10h às 14h), Orquestra Continental (14h30 às 18h30), Rainha Musical (19h às 0h30)
Lona: Orquestra La Montanara (19h30 às 0h30)
Pavilhão do Kerb: Banda Típica Canecão do Vale (10h às 14h30), Banda Emoção (14h30 às 19h), Super Banda Real (19h30 às 23h30)
IMAGENS
   

Estudantes parobeenses assistem palestra com o educador social Chiquinho Divilas

A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Parobé, em parceria com o Sesc de Taquara, promoveu no dia 11 de outubro, no Ginásio da EMEF Idalino Pedro da Silva, uma palestra para aproximadamente 470 estudantes do sexto ao oitavo ano das escolas da rede municipal de ensino.
A palestra integra o Projeto Sesc Mais Leitura 2019 e foi ministrada pelo rapper Chiquinho Divilas, mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, formado em Relações Públicas e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (UCS-RS). Chiquinho é educador social, rapper, poeta e pesquisador e em sua palestra-show RAPensando a Educação, fala sobre a cultura hip-hop.
Cantando seus próprios raps e recitando poesias, Chiquinho promove um espaço de reflexão, que contribui para a ressignificação das identidades, construindo valores, expectativas e sonhos.
Ele acredita que a prática das artes do movimento hip-hop pode contribuir para o aprendizado educacional, despertando aos participantes o engajamento para o combate às violações aos direitos humanos e a possibilidade de “RAPensarmos” a educação, compartilhando suas ideias, seja recitando suas poesias preferidas ou cantando um rap, proporcionando a inclusão e o protagonismo.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Outubro Rosa reforça trabalho de prevenção do câncer de mama em Taquara

Conhecido mundialmente como um mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa está sendo aproveitado pela Secretaria de Saúde de Taquara como uma forma de chamar a atenção da população para uma campanha que está sendo realizada em todo o município, e que tem o propósito de reforçar o trabalho de prevenção da doença, realizado durante todo o ano no município.
Durante a abertura oficial da programação do Outubro Rosa em Taquara, realizada no último dia 2, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, o secretário da Saúde, Vanderlei Petry, falou sobre a redução no índice de mortalidade do câncer de mama no Brasil, em comparação com outros países, e destacou que no caso da incidência da doença, em 2018, o país está na segunda faixa entre todos os países analisados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
— Ao observarmos que, apesar das taxas de incidência do câncer de mama serem altas, houve uma redução nas taxas de mortalidade, podemos comemorar que, mesmo com a crise financeira que estamos enfrentando no Brasil, o sistema único de saúde (SUS) tem mantido seus programas e atividades voltadas a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama — comemora Petry.
Representando o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto reforçou a importância da realização da mamografia de rotina, mesmo em mulheres que não apresentam sintomas do câncer de mama.
— Vocês, agentes comunitários de Saúde (ACSs) e todos os profissionais da Secretaria de Saúde, devem ficar atentos a possíveis sinais do câncer de mama e orientar as mulheres sobre a importância da mamografia. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a chance de cura dessa doença — destacou o vice-prefeito de Taquara.
Antes do encerramento da solenidade, que reuniu a presença dos secretários municipais de Captação de Recursos, Paulo Möller; de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques; de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo, e de Planejamento, Josiane da Rosa, do vereador Levi Metanoya, representantes da Secretaria de Saúde e a comunidade em geral, ocorreu uma palestra com Márcia Resser, terapeuta de família e idealizadora do Laços de Amor – grupo de apoio as pacientes com câncer de mama, e com o doutor Rogério Grossmann, médico mastologista da rede municipal de saúde de Taquara.
Até o final do mês, a Secretaria de Saúde de Taquara promoverá diversas atividades nas unidades básicas de saúde (UBSs) dos bairros e também das localidades do interior, visando a reforçar o trabalho que já é realizado durante todo o ano, de prevenção e compartilhamento de informações com especialistas.
LOCAIS E HORÁRIOS
01/10 – 15h30 – Unidade Eldorado
08/10 – 9h30 – Unidade Empresa
10/10 – 14h – Unidade Pega Fogo
11/10 – 14h – Unidade Santa Maria
17/10 – 14h – Unidade Mundo Novo
18/10 – 14h – Unidade Padilha
21/10 – 13h30 – CAPS I
23/10 – 13h30 – CAPS AD
24/10 – 13h30 – Unidade Santa Terezinha
25/10 – 14h – Unidade Rio da Ilha
25/10 – 13h30 – Unidade Fazenda Fialho
31/10 – 13h30 – Unidade Santa Cruz

Posto de Identificação e Junta Militar de Parobé têm novo endereço

A Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico informa a população que o Posto de Identificação e Junta Militar de Parobé está atendendo desde o dia 24 de setembro em novo endereço. O atual espaço fica na Avenida Taquara, 220, sala 02 – Centro (junto ao prédio do SINE). O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h30. Nas sextas, o turno muda para das 7h às 13h.
No local são encaminhadas as confecções da carteira de Identidade para os cidadãos que não possuem o documento de forma gratuita ou necessitam de 2ª via (com taxa de confecção), além do alistamento militar, no guichê da Junta Militar.
Para o cadastro dos documentos, o atendimento é realizado até as 11h30 na parte da manhã e até as 16h30 no período da tarde, durante os horários de segunda a quinta. E na sexta-feira, ocorre até as 12h30. O atendimento é realizado por ordem de chegada. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3543-8692.

Três Coroas arrecada cabelos e lenços para campanha do Outubro Rosa

A Prefeitura de Três Coroas estará arrecadando até o final deste mês lenços e também cabelos com no mínimo 15 centímetros de comprimento. As doações serão encaminhadas à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).
Os cabelos serão utilizados para fazer perucas para mulheres e crianças que estão se tratando contra o câncer. Os lenços, mais que um adereço, são um símbolo de luta para as pessoas que enfrentam essa doença.
Nos postos de saúde do município também estão ocorrendo diversas atividades em prol da campanha.
O Outubro Rosa tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Para chamar a atenção da comunidade, a Prefeitura foi decorada com essa temática e à noite está sendo iluminada com uma luz rosa (foto).

Taquara dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Taquara deu início na última segunda-feira (7) à Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Inicialmente a ação irá imunizar bebês e crianças que ainda não receberam a primeira dose da vacina. Depois, a campanha será estendida para adultos que não imunizados contra a doença.
Até o dia 25 de outubro, a vacina contra o sarampo será disponibilizada para bebês e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O dia D de vacinação deste primeiro grupo ocorrerá no dia 19 de outubro.
De 18 a 30 de novembro, a imunização será direcionada para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos, que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.
De acordo com a coordenadora da campanha em Taquara, a enfermeira Fernanda Flores, a Secretaria de Saúde recebeu 1.700 doses da vacina contra o sarampo, que estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha, além da UBS Piazito – posto responsável pelos atendimentos em pediatria e que também possui sala de vacinação.
— Essa campanha foi criada com o objetivo de reforçar a importância sobre a imunização contra o sarampo, doença que nos últimos 90 dias registrou 5.404 casos confirmados no Brasil. Estamos todos mobilizados para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de vacinação em crianças de seis meses a cinco anos de idade — relatou Fernanda.
O que é sarampo? (Fonte: Ministério da Saúde)
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Os principais sintomas do sarampo são:
– Febre acompanhada de tosse
– Irritação nos olhos
– Nariz escorrendo ou entupido
– Mal-estar intenso
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Villareal e D’Portivo são campeões do Campeonato Parobeense de Futsal 2019

Na noite desta quarta-feira (9), com o Ginásio Décio Francisco da Costa lotado, foram definidos os campeões das principais categorias do futsal municipal parobeense. Em jogos marcados pela emoção, Villareal e D’Portivo foram os grandes vencedores da noite. Ao todo, foram marcados 21 gols.
Na primeira partida, o Villareal (foto abaixo) bateu o tradicional Gallata’s, tricampeão regional. A equipe do Villa saiu atrás do marcador, mas ainda no primeiro período conseguiu igualar. Na segunda etapa com gols de Renato Heringer que marcou quatro vezes, Edinei Faria e Thiago Schmidt duas vezes, sagrou-se campeã pelo placar de 10 a 3. Thiago recebeu o prêmio de artilheiro da Série Prata, enquanto o goleiro Airton da Silva também do Villareal levou o prêmio de goleiro menos vazado.
Fechando em grande estilo, a edição de 2019 do Municipal, a equipe do D’Portivo finalmente ergueu a taça, após uma partida equilibrada e emocionante até o último minuto, com um empate em 4 a 4, que forçou a decisão da categoria nos pênaltis. O goleiro Anderson Luis do D’Portivo, considerado o goleiro menos vazado do campeonato, defendeu a última cobrança do time do 7 de Setembro, que rendeu o título no placar de 5 a 4, depois de bater na trave e ficar com o vice-campeonato, na edição de 2018. O artilheiro da Série Ouro foi o atleta Luiz Henrique, da equipe do Mortocano.
As equipes finalistas também garantiram respectivas classificações. Gallata’s, Villareal, Barebola e UPF estarão na Série Ouro do próximo ano. Já as equipes finalistas da Série Ouro deste ano, irão representar a cidade no Campeonato Regional de 2020.
FICHA TÉCNICA
Série Prata
Gallata’s 3 a 10 Villareal
Gols: Marcelo, Maurício e Eliseu (Gallata’s); Rafael, Edinei (2), Renato (4), Thiago (2) e Ademilson (Villareal)
Expulsões: Jeferson (Gallata’s)
Série Ouro
D’Portivo *4 a 4 7 de Setembro
*D’Portivo 5 a 4 nos pênaltis
Gols: Everton Leandro (3) e Jean Carlos (D’Portivo); Jaison, Gian, Gabriel e Eliandro (7 de Setembro)

Hospital de Três Coroas recebe mais R$ 900 mil em emendas

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (7) no Teatro da Ospa, em Porto Alegre, foram assinados os contratos que garantem o repasse de recursos de emendas parlamentares para a área da saúde no Estado. O Hospital Dr. Oswaldo Diesel (FHDOD) foi contemplado com R$ 974.904,00.
De acordo com a direção da casa hospitalar, os recursos serão investidos na implantação dos novos serviços de colonoscopia e endoscopia, e no atendimento de saúde mental, que passará a ser o único hospital do estado com atendimento qualificado e especializado à pacientes grávidas em dependência química. Uma parcela será usada para quitação de dividas antigas da instituição.

QUEM DESTINOU AS EMENDAS
Danrlei de Deus (PSD) – R$ 500.000,00
Giovani Feltes (MDB) – R$ 224.904,00
Marcel van Hattem (Novo) – R$ 250.000,00

Hospital de Igrejinha passa a ter plantão obstétrico com atendimento pelo SUS

Dois anos depois da inauguração do centro cirúrgico, o Hospital Bom Pastor (HBP), em Igrejinha, passou a contar a partir desta quinta-feira (10) com plantão 24 horas de obstetrícia via Sistema Único de Saúde (SUS). Embora as obras do local tenham sido concluídas junto com o bloco cirúrgico, não havia ainda o convênio com o SUS, realizando até então atendimentos por convênios e particulares.
A maternidade terá capacidade para realizar 46 nascimentos por mês, entre partos e cesáreas. O valor contratado é de R$ 110.490,00 mensais, o que equivale a mais de 4,3 milhões até o final de 2022.
O diretor administrativo do hospital, João Schmitt, tratou o momento como fato histórico.
— Hoje certamente inauguramos uma das melhores maternidades de todo o RS. O bloco foi construído de acordo com todas as normas da legislação atual, com toda a segurança. Temos equipe especializada, equipamentos modernos e quartos privativos com acompanhantes — explicou.
Além de Igrejinha, determinada como referência pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), serão atendidas também gestantes de São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
— Pela primeira vez teremos aqui em Igrejinha uma maternidade SUS nota 10. Com plantão obstétrico permanente 24h. Acreditamos muito no SUS, e aqui é um grande exemplo de como ele pode dar certo — ressaltou o prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm.
Antes, a referência de partos para a região do Paranhana – com exceção para Taquara -, São Francisco de Paula e Cambará do Sul era Parobé, exceto para Taquara. Houve um remanejamento, em razão de Parobé. Mediante sobrecarga, as tratativas para que o Bom Pastor pudesse atender pelo SUS iniciaram após a visita da secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, em maio deste ano. Na ocasião, a secretária anunciava a destinação de cerca de R$ 500 mil da Consulta Popular para ampliação do setor de emergência.
—  A abertura da maternidade Bom Pastor é fruto de um trabalho de união, entre a instituição, a comunidade, o município — declarou Arita.
A secretária destacou ainda que o centro obstétrico passa a oferecer para a comunidade local e dois municípios de referência, uma maternidade com excelente infraestrutura.
Autoridades conheceram o novo espaço de referência