Divulgação/Prefeitura Municipal de Parobé
Nesta quinta (25), às 10h30, acontece o ato de início de obras de ampliação do Hospital São Francisco de Assis (HSFA), em Parobé. Em dois anos, o município terá o maior e mais completo hospital do Vale dos Sinos e do Paranhana e um dos maiores do interior do Rio Grande do Sul.
A obra está sendo possível graças à captação, junto ao Governo do RS, de R$ 6,5 milhões, pela atual administração municipal, juntamente com a direção do hospital. Serão seis pavimentos em mais de cinco mil metros quadrados de área construída, duplicando a estrutura e o atendimento atual.
Excetuando-se os hospitais dos grandes centros populacionais, o Hospital São Francisco de Assis deverá ser uma das maiores casas de saúde do interior do Rio Grande do Sul. Hoje, o HSFA conta com 100 leitos ativos; com a ampliação, irá dobrar sua capacidade, chegando a duzentos leitos clínicos. As internações do HSFA são 100% SUS. A conotação médica e social terá grande impacto para o município, com aumento de impostos e empregos.
A ampliação vai contemplar quatro salas de cirurgia, quatro salas de pré-parto, dez leitos de UTI e dez leitos de um Centro Intermediário Neonatal (um passo antes da UTI Neonatal). Atualmente, o Hospital realiza em torno de 105 partos ao mês, atendendo a diversos municípios da região. A nova estrutura contempla um Centro Obstétrico com quatro quartos PPP (pré-parto; parto; pós-parto), garantindo às gestantes um parto ainda mais seguro e humanizado, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Com as obras físicas e a tecnologia a ser incorporada, a prática médica vai atender melhor e a mais pessoas.
Além de toda atenção obstétrica, o Hospital São Francisco de Assis já vem realizando cirurgias ginecológicas, vasculares, traumatológicas, geral, urológicas e, no próximo mês, passará a realizar cirurgias proctológicas.
A obra, a maior da história do município, iniciou no dia 16/08. Após o ato de início das obras os presentes farão uma visitação ao local.