Ocorreu na segunda-feira (12), a aula inaugural do ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Parobé. Esteve presente a prefeita Gilda Maria Kirsch, a secretária de Educação, Máris Assis, a Diretora de Educação e Coordenadora do Projovem em Parobé, Fabiane Salvador de Lucena, o coordenador da empresa Paradigma, que vai administrar o curso, Alsari Balbinot, entre outras autoridades.
Durante seis meses, cerca de 600 alunos, terão 350 horas/aula, sendo 100 horas de ensino básico e 250 horas de ensino profissional, e receberão uma bolsa auxílio de R$100, devendo para tanto, cumprir no mínimo 75 % de freqüência. Eles também terão vale-transporte, merenda escolar, camiseta e material didático.
Durante a cerimônia, as autoridades entregaram o Kits contendo o material escolar, para os estudantes.
A secretária Máris Assis, disse que era um sonho que estava sendo realizado para esses jovens que buscam o conhecimento e a qualificação, “que todos sejam destaques em seus cursos, pois a qualificação é fundamental para a brir as portas do trabalho e com isso vocês farão a diferença” enfatizou Máris.
Já a prefeita Gilda Maria Kirsch, destacou o trabalho e o empenho que a Administração fez para que o Projovem viesse para Parobé. “Com esse curso de qualificação, vocês abrirão espaços no mercado de trabalho, pois certamente que vocês são jovens empreendedores, que estão buscando através da educação garantir uma profissão rendosa, e isso fará a diferençça no futuro” salientou a prefeita Gilda.
Mais de 700 pessoas se inscreveram, quando 600 foram selecionadas, mas segundo os coordenadores, as pessoas ainda poderão se inscrever, pois pode surgir vagas no futuro. Ao todos são 3 turmas pela manhã, 6 à tarde e 11 à noite que estarão estudando, em salas na Galeria Monalisa.
Os cursos oferecidos são Administração, Agro-Extrativismo, Beleza e Estética, Comércio e Vendas, Construção Civil, Pesca e Piscicultura, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.
ProJovem
O ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, que visa à preparação dos jovens para o mercado de trabalho em ocupações alternativas geradoras de renda, foi instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Renda (TEM), e, em Parobé é implementado sob a supervisão da Secretaria de Educação.
O programa é voltado para jovens de